Como tirar sua empresa do vermelho? Sua empresa entrou no vermelho e você já não sabe mais o que fazer para reorganizar as contas?
Nesse conteúdo, a RSP Contabilidade apresenta 7 dicas que se bem aplicadas podem equilibrar as finanças e tirar sua empresa do vermelho.
Confira atentamente cada dica e avalie a implementação de melhorias na gestão financeira dos seus negócios. Não deixe de conferir!
1.Acompanhe a evolução do fluxo de caixa da empresa
Um dos primeiros passos para quem pretende tirar sua empresa do vermelho, diz respeito ao controle de fluxo de caixa. Acompanhar de perto todas as entradas e saídas de recursos financeiros é essencial para garantir a saúde financeira dos negócios.
É preciso avaliar o conjunto de receitas e despesas que passam pelo fluxo de caixa da empresa a fim de encontrar alternativas para manter um equilíbrio entre ambas.
Para que uma empresa consiga sair do vermelho, o volume de receitas precisa começar a superar o volume de despesas, pois somente dessa forma será possível abater as dívidas, reduzir juros e reequilibrar as contas.
Se ao analisar o fluxo de caixa da empresa, você percebeu que o volume de saídas é maior que o de entradas, é preciso buscar alternativas que gerem redução de despesas ou então que impulsionam a capacidade de geração de receitas dos negócios.
2.Renegocie dívidas e busque juros mais baixos
Empréstimos, financiamentos e contas em atraso costumam contar com juros elevados extremamente prejudiciais à saúde financeira de qualquer negócio.
Sendo assim, para tirar sua empresa do vermelho, faça um levantamento completo de empréstimos, financiamentos e contas em atraso e busque seus credores para renegociar as dívidas em busca de juros mais baixos e melhores condições de pagamento.
No caso dos empréstimos e financiamentos, por exemplo, é possível solicitar a portabilidade de crédito, migrando a dívida para uma instituição financeira que concorde em oferecer juros mais baixos.
Qualquer diferença, por menor que seja, no final das contas será importante para tirar sua empresa do vermelho.
3.Reduza despesas não essenciais
Despesas não essenciais são grandes vilãs contra a saúde financeira das empresas. No dia a dia dos negócios, pequenos desperdícios costumam contribuir para o acúmulo de despesas extras que poderiam ser evitadas.
Confira algumas despesas que podem ser reduzidas facilmente com um pouco de conscientização:
Despesas com descartáveis: Copos descartáveis podem ser substituídos por não descartáveis e garrafas individuais;
Despesas com impressão: Evitar impressões desnecessárias pode contribuir para a redução de custos;
Despesas com energia: Desligar equipamentos fora de uso e instalar sensores de presença nos ambientes ajuda a reduzir os custos com energia;
Despesas com água: A conscientização dos colaboradores quanto ao uso da água também pode reduzir despesas.
Além das despesas listadas acima, muitas outras podem ser identificadas por meio de uma análise detalhada das despesas da empresa. Reduzir despesas não essenciais é uma das alternativas para tirar sua empresa do vermelho.
4.Separe as finanças pessoais das empresariais
Não misture suas finanças pessoais com as finanças da empresa. Esse tipo de prática é extremamente prejudicial para o controle dos negócios.
O ideal é que o empresário faça uma única retirada mensal sobre a forma de pró-labore, sendo esse o recurso disponível para custeio das suas despesas pessoais.
Contar com o caixa da empresa para pagar despesas pessoais é um dos erros que precisa ser evitado a todo custo por todo empresário que pretende tirar sua empresa do vermelho.
5.Faça provisões de receitas e despesas
Provisões de receitas e despesas é um dos caminhos disponíveis para quem deseja tirar sua empresa do vermelho.
Por meio das provisões é possível conhecer o impacto das receitas e principalmente das despesas assumidas em um momento futuro.
Para demonstrar a importância das provisões sobre a saúde financeira das empresas, podemos utilizar um exemplo prático, veja:
João estava com R$ 50.000,00 em sua conta bancária e resolveu utilizar os recursos para a compra de um veículo.
Sendo assim, foi até uma concessionária, retirou o veículo e efetuou o pagamento à vista.
No entanto, João não provisionou as despesas que o carro acrescentaria nas suas finanças mensais, incluindo manutenção, combustível e impostos.
Como consequência da falta de provisão para despesas futuras, João encontrou dificuldades para fechar suas contas no final do mês.
O exemplo de João, pode ser aplicado nas finanças empresariais para mostrar a importância da provisão de receitas e despesas para manter as contas em equilíbrio.
6.Acompanhe relatórios e indicadores
Desenvolver o hábito de acompanhar relatórios e indicadores é mais uma das dicas para quem deseja tirar sua empresa do vermelho.
Ao contrário do que muitos pensam, relatórios e indicadores não estão restritos apenas a grandes empresas.
Na prática, é recomendável que toda e qualquer empresa, independente do seu porte, conte com indicadores e relatórios que auxiliem seus gestores no diagnóstico dos negócios e na tomada de decisões importantes.
Conheça alguns relatórios e indicadores financeiros importantes:
- Margem de Lucratividade;
- Ponto de Equilíbrio;
- Demonstrativo de Resultados do Exercício;
- Ticket Médio;
- EBITDA.
7.Conte com a assessoria de um BPO Financeiro
Contar com a assessoria de um BPO Financeiro é um passo importante para quem deseja organizar as contas e tirar a empresa do vermelho.
O BPO Financeiro oferece serviços especializados em gestão e organização empresarial para ajudar empresas e organizações a equilibrar as finanças, implementar boas práticas e colocar as finanças em dia.
Dentre os serviços prestados por um BPO Financeiro, podemos destacar:
- Acesso a relatórios gerenciais;
- Elaboração de fluxo de caixa;
- Controle de contas a pagar;
- Controle de contas a receber;
- Agendamento de pagamentos;
- Assessoria para tomada de decisões;
- Dentre outros serviços importantes.
Na prática, o BPO Financeiro não contribui apenas para que as empresas organizem as suas finanças, mas também para que elas lucrem mais e conquistem posição de destaque no mercado e em relação à concorrência.
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