7 Dicas para tirar sua empresa do vermelho

7 Dicas para tirar sua empresa do vermelho

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Como tirar sua empresa do vermelho? Sua empresa entrou no vermelho e você já não sabe mais o que fazer para reorganizar as contas?

Nesse conteúdo, a RSP Contabilidade apresenta 7 dicas que se bem aplicadas podem equilibrar as finanças e tirar sua empresa do vermelho.

Confira atentamente cada dica e avalie a implementação de melhorias na gestão financeira dos seus negócios. Não deixe de conferir!

1.Acompanhe a evolução do fluxo de caixa da empresa

Um dos primeiros passos para quem pretende tirar sua empresa do vermelho, diz respeito ao controle de fluxo de caixa. Acompanhar de perto todas as entradas e saídas de recursos financeiros é essencial para garantir a saúde financeira dos negócios.

É preciso avaliar o conjunto de receitas e despesas que passam pelo fluxo de caixa da empresa a fim de encontrar alternativas para manter um equilíbrio entre ambas.

Para que uma empresa consiga sair do vermelho, o volume de receitas precisa começar a superar o volume de despesas, pois somente dessa forma será possível abater as dívidas, reduzir juros e reequilibrar as contas.

Se ao analisar o fluxo de caixa da empresa, você percebeu que o volume de saídas é maior que o de entradas, é preciso buscar alternativas que gerem redução de despesas ou então que impulsionam a capacidade de geração de receitas dos negócios.

2.Renegocie dívidas e busque juros mais baixos

Empréstimos, financiamentos e contas em atraso costumam contar com juros elevados extremamente prejudiciais à saúde financeira de qualquer negócio. 

Sendo assim, para tirar sua empresa do vermelho, faça um levantamento completo de empréstimos, financiamentos e contas em atraso e busque seus credores para renegociar as dívidas em busca de juros mais baixos e melhores condições de pagamento.

No caso dos empréstimos e financiamentos, por exemplo, é possível solicitar a portabilidade de crédito, migrando a dívida para uma instituição financeira que concorde em oferecer juros mais baixos.

Qualquer diferença, por menor que seja, no final das contas será importante para tirar sua empresa do vermelho.

3.Reduza despesas não essenciais

Despesas não essenciais são grandes vilãs contra a saúde financeira das empresas. No dia a dia dos negócios, pequenos desperdícios costumam contribuir para o acúmulo de despesas extras que poderiam ser evitadas.

Confira algumas despesas que podem ser reduzidas facilmente com um pouco de conscientização:

Despesas com descartáveis: Copos descartáveis podem ser substituídos por não descartáveis e garrafas individuais;

Despesas com impressão: Evitar impressões desnecessárias pode contribuir para a redução de custos;

Despesas com energia: Desligar equipamentos fora de uso e instalar sensores de presença nos ambientes ajuda a reduzir os custos com energia;

Despesas com água: A conscientização dos colaboradores quanto ao uso da água também pode reduzir despesas.

Além das despesas listadas acima, muitas outras podem ser identificadas por meio de uma análise detalhada das despesas da empresa. Reduzir despesas não essenciais é uma das alternativas para tirar sua empresa do vermelho.

4.Separe as finanças pessoais das empresariais

Não misture suas finanças pessoais com as finanças da empresa. Esse tipo de prática é extremamente prejudicial para o controle dos negócios.

O ideal é que o empresário faça uma única retirada mensal sobre a forma de pró-labore, sendo esse o recurso disponível para custeio das suas despesas pessoais.

Contar com o caixa da empresa para pagar despesas pessoais é um dos erros que precisa ser evitado a todo custo por todo empresário que pretende tirar sua empresa do vermelho.

5.Faça provisões de receitas e despesas

Provisões de receitas e despesas é um dos caminhos disponíveis para quem deseja tirar sua empresa do vermelho.

Por meio das provisões é possível conhecer o impacto das receitas e principalmente das despesas assumidas em um momento futuro.

Para demonstrar a importância das provisões sobre a saúde financeira das empresas, podemos utilizar um exemplo prático, veja:

João estava com R$ 50.000,00 em sua conta bancária e resolveu utilizar os recursos para a compra de um veículo.

Sendo assim, foi até uma concessionária, retirou o veículo e efetuou o pagamento à vista. 

No entanto, João não provisionou as despesas que o carro acrescentaria nas suas finanças mensais, incluindo manutenção, combustível e impostos.

Como consequência da falta de provisão para despesas futuras, João encontrou dificuldades para fechar suas contas no final do mês.

O exemplo de João, pode ser aplicado nas finanças empresariais para mostrar a importância da provisão de receitas e despesas para manter as contas em equilíbrio.

6.Acompanhe relatórios e indicadores

Desenvolver o hábito de acompanhar relatórios e indicadores é mais uma das dicas para quem deseja tirar sua empresa do vermelho.

Ao contrário do que muitos pensam, relatórios e indicadores não estão restritos apenas a grandes empresas.

Na prática, é recomendável que toda e qualquer empresa, independente do seu porte, conte com indicadores e relatórios que auxiliem seus gestores no diagnóstico dos negócios e na tomada de decisões importantes.

Conheça alguns relatórios e indicadores financeiros importantes:

  • Margem de Lucratividade;
  • Ponto de Equilíbrio;
  • Demonstrativo de Resultados do Exercício;
  • Ticket Médio;
  • EBITDA.

7.Conte com a assessoria de um BPO Financeiro

Contar com a assessoria de um BPO Financeiro é  um passo importante para quem deseja organizar as contas e tirar a empresa do vermelho.

O BPO Financeiro oferece serviços especializados em gestão e organização empresarial para ajudar empresas e organizações a equilibrar as finanças, implementar boas práticas e colocar as finanças em dia.

Dentre os serviços prestados por um BPO Financeiro, podemos destacar:

  • Acesso a relatórios gerenciais;
  • Elaboração de fluxo de caixa;
  • Controle de contas a pagar;
  • Controle de contas a receber;
  • Agendamento de pagamentos;
  • Assessoria para tomada de decisões;
  • Dentre outros serviços importantes.

Na prática, o BPO Financeiro não contribui apenas para que as empresas organizem as suas finanças, mas também para que elas lucrem mais e conquistem posição de destaque no mercado e em relação à concorrência.

Deseja colocar todas as dicas desse conteúdo em prática e tirar sua empresa do vermelho? 

Clique aqui e conheça o BPO Financeiro da RSP Contabilidade.

Com o BPO Financeiro da RSP Contabilidade sua empresa mantém as contas organizadas e pode ir mais longe.

Para saber mais sobre os nossos serviços, clique aqui e entre em contato conosco.

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Veja também

Posts Relacionados

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você!
Simples Nacional ou Lucro Presumido? Qual a melhor opção? Na…
Cresta Posts Box by CP
Nossa equipe é icentivada e motivada a sempre interferir na formulação de novos processos que visem otimizar o fluxo de trabalho e consequentemente garantir maior qualidade para você, buscamos participar de congressos e conhecer o que há de mais atual no mercado no que tange a tecnologoia aplicada na execução de nossos serviços para cada dia mais melhorar nossa entrega garantindo assim sua satisfação precisão e agilidade.

Contamos com um rigoroso controle de processos que visa garantir agilidade e assertividade na execução de todos nossos trabalho.

Optando por nosso serviço financeiro você terá a tranquilidade e comodidade de contar com um apoio administrativo que visará diminuir ao máximo a necessidade de sua intervenção em tarefas de controle financeiro, o objetivo é maximixar o tempo que você focará na estratégia e liderança de seu negócio, visando assim, consequente crescimento de forma consistente

Em todos nossos planos cumprimos com todas as conformidades, legais, garantindo sua tranquilidade e segurança de que sua empresa estará regular e com suas obrigações em dia.
Monitoramos e registramos nossos chamados para mensurar o tempo gasto em cada resolução, sempre buscando melhorar nossos indicadores de atendimento, fornecendo para você maior agilidade no atendimento de sua demanda.

Nossas consultorias inicia por ouvir, entender e buscar a forma mais simples, clara e objetiva de esclarecer sua necessidade.