Quais são os principais tipos de controles financeiros

Quais são os principais tipos de controles financeiros

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

O controle financeiro é fundamental para equilibrar uma empresa e a vida pessoal. Por isso, deve ser incorporado à cultura organizacional, e à rotina pessoal, para que realmente promova resultados satisfatórios. A falta de controles financeiros adequados é um dos principais motivos de fechamento de empresas nos primeiros anos de funcionamento.

Muitas pessoas confundem controle financeiro com redução de gastos. Porém, na realidade, controle financeiro envolve um conjunto de ações, com a finalidade de verificar se o que foi estabelecido no planejamento das finanças da empresa está efetivamente sendo executado.

Enfim, é uma forma de avaliar se a empresa precisa corrigir suas estratégias, e tomar decisões sobre como irá lidar com o dinheiro.

Para realizar um bom controle financeiro, é importante separar e organizar as finanças por áreas e registrar tudo. Também é necessário ser implacável na gestão do dinheiro, e jamais misturar contas da empresa com contas pessoais. Assim como realizar pagamentos em dia, buscar descontos, e negociar com os credores e parceiros.

Pensando nisso, trouxemos neste artigo um compilado com os principais tipos de controles financeiros para te auxiliar. Então, confira atentamente cada um deles abaixo.

Principais tipos de controles financeiros

Os principais tipos de controle financeiros são:

  • O fluxo de caixa;
  • Gestão de contas a pagar e receber;
  • Controle do capital de giro;
  • Balanço patrimonial;
  • O demonstrativo do resultado do exercício (DRE),
  • E a gestão de notas fiscais.

Cada um deles possui uma finalidade específica e apresenta diversas vantagens. Enfim, veja a seguir sobre cada um deles em detalhes:

1.Fluxo de Caixa é um controle financeiro

O Fluxo de Caixa é o mais básico de todos os controles financeiros. Ele é imprescindível para manter suas finanças em ordem, sendo um dos principais controles financeiros que a empresa deve ter.

Alimentado diariamente, você pode organizar o fluxo de caixa em planilhas, ou apresentado na forma de um relatório mensal. Esse controle contém o registro de todas as entradas e saídas de dinheiro da empresa.

Ao mensurar a diferença entre o que entra e sai da empresa, o fluxo de caixa mostrará se há algum problema nas suas finanças. Quando faltar saldo no caixa, pode ser indício de que você precisa de um empréstimo para seguir com seu negócio.

Pois, neste caso, sua companhia não estará gerando capital suficiente para pagar todas as despesas.

2.Contas a pagar e a receber

O controle das contas que sua empresa tem para pagar e receber, também é um dos tipos de controles financeiros. Afinal de contas, somente com informação, você conseguirá tomas boas decisões para o seu negócio.

Quando você documenta de forma detalhada tudo o que deve receber, é capaz de controlar a inadimplência dos seus clientes e parceiros. Quando sua empresa controla tudo o que tem a pagar, é fácil se planejar para não deixar o caixa negativo, organizando as formas de pagamento.

Sendo assim, para criar o controle, avalie todas as suas compras e parcelas a pagar, verifique se há algum cliente devedor, busque renegociar os valores com base no diálogo, bem como outras providências, se for necessário.

3.Capital de giro

O capital de giro representa a diferença entre os valores disponíveis em caixa, e o somatório das despesas e contas a pagar. Em outras palavras, é um conjunto de contas, que fazem com que o dia a dia da empresa gire, e todos os pagamentos que precisam ser feitos durante um certo período.

Enfim, ele é uma espécie de financiamento, para que possa seguir com as operações da sua empresa adequadamente. Isso envolve, dentre outras despesas, todos os custos de operação, salários, impostos, pagamentos aos fornecedores e recursos do estoque.

Então, se você ficou curioso e quer saber qual o seu capital de giro, basta somar o valor das contas a receber, e o valor referente ao que está no estoque. Em seguida, subtraia desse resultado todas as contas a pagar e outros custos. Esse controle te permitirá tomar decisões mais assertivas a respeito do seu negócio.

4.Balanço Patrimonial faz parte dos controles financeiros

O balanço patrimonial demonstra importantes indicadores financeiros, que permitem avaliar a evolução da sua empresa de forma bastante completa, considerando as finanças e o patrimônio.

Com ele, é possível:

  • Analisar o comportamento financeiro do seu negócio;
  • Compreender o trajeto dos recursos financeiros da empresa;
  • Ser utilizado como base para a elaboração do planejamento estratégico;
  • Ajudar na composição do planejamento tributário, identificando tributos pagos e meios de reduzi-los;
  • Tomar decisões financeiras mais assertivas,
  • E apresentar dados financeiros e contábeis.

Este controle financeiro baseia-se no ativo e passivo da empresa, ou seja, considera os bens e direitos, além das contas e dívidas que a empresa possui.

A diferença entre o balanço patrimonial e os outros controles financeiros é que ele traz dados estatísticos. Embora seja construído com base em informações de preenchimento diário.

5.DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício)

O DRE é um relatório que demonstra um resumo de todas as operações feitas pela sua empresa em um determinado período. É um dos principais tipos de controle financeiro. E a sua elaboração se dá juntamente com Balanço Patrimonial.

Este controle reflete a situação financeira real da sua empresa, indicando a receita total gerada, todos os custos, despesas e o valor líquido final. Aliás, alguns detalhamentos explicitados pelo DRE, quando realizado anualmente, tornam-se muito relevantes para que o gestor entenda o que foi feito durante os 12 meses anteriores.

Além disso, os agentes externos usam o documento para avaliarem a saúde financeira da sua empresa, seja o governo, quando você quer ser fornecedor dele; ou um banco, quando você precisa de um empréstimo.

6.Gestão de notas fiscais e o controle financeiro

A gestão das notas fiscais do seu negócio também é muito importante para a organização da sua empresa, e para que ela consiga controlar o que ocorre no seu dia a dia.

Pois elas registram e comprovam as transações ocorridas na operação de venda e compra dos produtos ou dos serviços que o seu negócio oferece.

Aliás, é essencial que o gerenciamento das suas notas fiscais ocorra de forma confiável, para não prejudicar a gestão de outros departamentos do negócio. Afinal, problemas com as notas fiscais podem influenciar em todos os outros controles financeiros.

Como colocar a gestão financeira em prática?

Precisando colocar os diferentes tipos de controle financeiro em prática na sua empresa? Conte com a RSP Contabilidade.

A RSP Contabilidade surgiu quando identificamos nas pequenas e médias empresas a necessidade de contar com parceiros que lhes auxiliem na organização e gestão de seus negócios para a tomada das melhores decisões.

Nosso papel é agir não apenas de forma consultiva, mas atuar como parceiros dos negócios de nossos clientes indo muito além das obrigações contábeis e fiscais.

Todos os dias milhares de empresas nascem e morrem em nosso país por falta de preparo, gestão ou organização.

A missão da RSP é ajudar no desenvolvimento, qualificação e amadurecimento empresarial de nossos clientes.

Conheça os nossos serviços:

  • Gestão Fiscal, Contábil e de Pessoal;
  • Legalização;
  • BPO Financeiro;
  • Consultoria Empresarial.

Para descobrir como a RSP Contabilidade pode contribuir para o sucesso e crescimento da sua empresa, entre em contato conosco e converse com um dos nossos especialistas.

(11) 3349-3383

(11) 99184-7891

contato@rspcont.com.br

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Veja também

Posts Relacionados

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você!
As despesas dedutíveis são aquelas de necessidade e podem reduzir…
Cresta Posts Box by CP
Nossa equipe é icentivada e motivada a sempre interferir na formulação de novos processos que visem otimizar o fluxo de trabalho e consequentemente garantir maior qualidade para você, buscamos participar de congressos e conhecer o que há de mais atual no mercado no que tange a tecnologoia aplicada na execução de nossos serviços para cada dia mais melhorar nossa entrega garantindo assim sua satisfação precisão e agilidade.

Contamos com um rigoroso controle de processos que visa garantir agilidade e assertividade na execução de todos nossos trabalho.

Optando por nosso serviço financeiro você terá a tranquilidade e comodidade de contar com um apoio administrativo que visará diminuir ao máximo a necessidade de sua intervenção em tarefas de controle financeiro, o objetivo é maximixar o tempo que você focará na estratégia e liderança de seu negócio, visando assim, consequente crescimento de forma consistente

Em todos nossos planos cumprimos com todas as conformidades, legais, garantindo sua tranquilidade e segurança de que sua empresa estará regular e com suas obrigações em dia.
Monitoramos e registramos nossos chamados para mensurar o tempo gasto em cada resolução, sempre buscando melhorar nossos indicadores de atendimento, fornecendo para você maior agilidade no atendimento de sua demanda.

Nossas consultorias inicia por ouvir, entender e buscar a forma mais simples, clara e objetiva de esclarecer sua necessidade.