Existem alguns tipos de negócios que muito dificilmente irão sair de moda. Um deles é a padaria. Justamente por isso que o sonho de muitos empreendedores é abrir uma padaria.
No entanto, existem muitos detalhes que precisam ser observados antes de o empresário resolver se aventurar nesse tipo de empreendimento.
Portanto, se você quer aprender a como abrir uma padaria da forma correta para realizar o seu sonho e começar a ganhar dinheiro empreendendo, continue lendo este conteúdo.
Padarias precisam ser bem localizadas
Para abrir uma padaria, primeiramente é necessário definir a sua localização, pois estratégias diferentes são aplicadas a diferentes cenários geográficos.
Uma padaria em um bairro chique, por exemplo, precisa oferecer soluções de um maior valor agregado, produtos gourmet e que tenham um ar de exclusividade maior.
Por outro lado, em um bairro mais humildade, no qual as pessoas tem uma condição econômica limitada, pode ser interessante oferecer opções de almoço e produtos básicos.
No entanto, independente se trata-se de um bairro chique ou não, o local da padaria precisa ser oportuno e movimentado. Caso contrário, as pessoas não irão até ele.
Em outras palavras, antes de abrir uma padaria, verifique se:
- Existem muitos caminhos que levam a ela;
- Se há pontos de referência próximos;
- A concorrência de outras padarias pode ser um problema.
De forma bem resumida: a localização define o público-alvo. E o bom dono de padaria se esforça para atender os seus clientes.
Público-alvo da padaria
Quando sabemos o público alvo dos nossos empreendimentos, somos capazes de otimizar os nossos ganhos alocando os nossos recursos para atender essas pessoas.
O público-alvo, no caso da padaria, vai influir não apenas nos produtos oferecidos, mas também nos serviços e no ambiente, que pode ter um ar mais simples ou luxuoso.
Há outras questões que podem ser consideradas na hora de definir o público-alvo, como por exemplo as questões sociodemográficas. Contudo, padarias atendem todo tipo de gente.
Faça um planejamento financeiro
Não é muito sensato começar qualquer empreendimento, ainda mais abrir uma padaria, sem considerar todos os gastos relacionados.
Além de todos os custos fundamentais com:
- Equipamentos;
- Infraestrutura do local;
- Fornecedores;
- Impostos;
- Salários;
- Água e luz;
- Entre outros.
Também é necessário guardar um dinheiro para o giro de caixa.
A verdade é que toda empresa em seu início dificilmente consegue reaver o valor investido com rapidez. Normalmente leva-se alguns meses para o investimento ser recuperado.
Por isso que, ter um dinheiro guardado, que é o tal giro de caixa, será bastante útil para manter a empresa em pé nos seus momentos iniciais.
Invista em um cardápio diferenciado
Ao abrir uma padaria o empresário deseja obter lucro e sucesso com o seu empreendimento. No entanto, apenas abrir a empresa não é o suficiente.
Investir em inovação é algo que todas as empresas precisam fazer para se manterem competitividades no mercado. Em uma padaria, isso também pode ser visto no cardápio.
Não existe uma fórmula de sucesso sobre o tipo de produtos que uma padaria deve oferecer. Desde doces a salgados, tudo é válido, contanto que seja feito com capricho.
Por outro lado, os clientes gostam de novidades ou de opções diferentes que eles não podem encontrar em nenhum outro lugar.
Oferecer produtos diferenciados e únicos é algo que agrega e tem um grande potencial de fidelização. Ainda mais as receitas próprias que toda padaria tem.
Aposte na tecnologia
Inovação para abrir uma padaria não está relacionada apenas ao cardápio. Uma padaria também precisa apostar nas facilidades que a tecnologia pode oferecer à sua operação.
Isso inclui desde soluções de gestão de negócios, de controle de entrada e saída de pessoas e etc., até opções de pagamento que, quanto mais variadas, melhor.
Alguns exemplos:
- Cartão de crédito e débito;
- PIX;
- Pagamento por QR code;
- Dinheiro.
A tecnologia pode ser utilizada em praticamente qualquer aspecto de uma padaria, podendo, entre outras coisas, incrementar a eficiência do serviço.
Se a padaria, por exemplo, oferece um espaço onde os clientes podem sentar e fazer pedidos, ao invés de um funcionário, poderia haver um cardápio por QR code, por exemplo.
As comandas tradicionais, por sua vez, podem ser substituídas por comandas em formato de cartão, que tem um código de barras próprio, facilitando muito sua administração.
Também é muito importante apostar em sistemas de gestão online, onde o dono da padaria pode ver em tempo real várias métricas sobre o seu negócio, o ajudando a tomar decisões.
Crie um plano de negócios
Um plano de negócios deveria ser algo que todos os empresários fazem antes de abrir uma padaria ou qualquer negócio, mas isso não é a realidade.
Na realidade, muitos empresários têm a impressão errônea de que um plano de negócios é uma burocracia desnecessária, mas eles não poderiam estar mais errados.
Dentro outros dados e informações, em um plano de negócios podem ser vistas:
- O planejamento financeiro e tributário da padaria;
- Informações sociodemográficas sobre o público-alvo;
- As condições do mercado;
- Dados sobre a concorrência;
- Estratégias de marketing;p
- A identidade visual da empresa;
- Planos que descrevem estratégias de expansão;
- Etc.
De modo geral, um plano de negócios serve para fazer com que a empresa consiga crescer de forma sustentável e eficiente e seja capaz de lidar com imprevistos.
Por outro lado, é válido o argumento de que fazer um bom plano de negócios não é tão fácil, mesmo vendo guias na internet. Porém, sempre é possível consultar uma contabilidade.
Contrate uma contabilidade
Para abrir uma empresa será fundamental uma contabilidade para cuidar dos trâmites legais, o que inclui a emissão de diversos documentos como o CNPJ e o Alvará de Funcionamento.
Por outro lado, a contabilidade não cuida apenas das questões burocráticas. Entre outros benefícios, ele também pode ajudar o empresário a elaborar um bom plano de negócios.
A verdade é que o apoio de uma contabilidade pode fazer toda a diferença para uma padaria, pois além de ela lidar com questões fiscais e contábeis, existe também o assessoramento.
Procurando uma contabilidade para abrir a sua padaria? Conte com a RSP Contabilidade, entre em contato conosco!