Chegamos no final do ano, momento ideal para colocar a casa em ordem e organizar as finanças da sua empresa para enfrentar os desafios que estão por vir.
Partindo deste princípio, o time da RSP Contabilidade separou uma série de dicas que vão ajudar você a elevar o padrão de organização e estruturação financeira da sua empresa para o próximo ano.
Conte com o apoio e a visão de profissionais especializados no assunto para levar a sua empresa cada vez mais longe, acelerando o crescimento dos seus negócios.
Para saber mais e conferir as dicas que separamos para você, reserve alguns minutos para a leitura deste conteúdo e continue conosco até o final.
1.Separe finanças pessoais e empresariais
Se você ainda não fez, a primeira coisa que você precisa fazer para organizar as finanças da sua empresa para o próximo ano, é separar suas finanças pessoais e empresariais.
Muitos empresários acabam enfrentando dificuldades na gestão dos seus negócios, pois misturam as contas e o dinheiro que entra. Acabam pagando contas pessoais na conta da empresa e vice-versa.
Para a contabilidade isso é uma verdadeira dor de cabeça, operações deste tipo podem resultar em problemas fiscais e multas. Além disso, o empreendedor não consegue ter informações e relatórios precisos sobre a situação financeira dos seus negócios.
A solução neste caso é ter uma conta bancária do tipo PJ em nome da empresa e outra do tipo pessoa física para fins pessoais.
Todas as receitas e despesas da empresa devem ser movimentadas na conta PJ, enquanto as despesas conta pessoa física devem ser custeadas com o pró-labore e distribuições de lucros transferidas da empresa conforme regularidade pré-determinada.
A partir do próximo ano, não faça uso da conta bancária ou do caixa da empresa para cobrir suas despesas pessoais. Este é um dos passos mais importantes para a sua organização.
2.Controle todas as receitas e despesas para organizar as finanças da sua empresa
Outra excelente dica quando o assunto é como organizar as finanças da sua empresa para o próximo ano, é o controle rigoroso de receitas e despesas.
Você precisa registrar absolutamente todos os recursos que entram e saem do caixa e das contas bancárias da empresa. Para essa missão, um sistema de gestão financeira pode ajudar.
Existem muitos sistemas com essa finalidade no mercado, desde versões para instalação no computador, até softwares online e com aplicativos que ajudam no processo.
Ao conhecer de perto todas as receitas e despesas do negócio, será muito mais fácil colocar a casa em ordem, e dentre outras coisas, cortar despesas quando necessário.
3.Acompanhe a evolução do fluxo de caixa
Não dá para pensar em organizar as finanças da sua empresa para o próximo ano, sem considerar a implementação de um controle de fluxo de caixa.
O fluxo de caixa é uma representação em ordem cronológica de toda a movimentação de recursos financeiros que entram e saem da empresa.
Com esse tipo de controle, você e a sua empresa terão acesso a muitos benefícios, dentre eles:
- Melhoria do controle de despesas;
- Melhoria da previsibilidade de receitas;
- Maior assertividade na tomada de decisões;
- Elaboração de planejamentos mais assertivos;
- Prevenção de endividamento e contratação de empréstimos;
- Determinação do melhor momento para realizar investimentos;
- Dentre outros benefícios importantes.
Se você possui alguma dúvida em relação ao controle de fluxo de caixa, e por isso, ainda não faz uso dele na sua empresa, acesse este conteúdo:
Fluxo de caixa: o que é e como ele pode ajudar sua empresa
4.Reduza ou elimine despesas e custos não essenciais
Dando sequência em mais um passo para organizar as finanças da sua empresa para o próximo ano, é hora de analisar os lançamentos realizados para buscar a redução de custos e despesas.
Analise todas as despesas da sua empresa no ano anterior e verifique quais são os itens que você pode eliminar ou cortar definitivamente para aumentar os lucros do negócio.
Para alcançar resultados positivos só existem dois caminhos: aumentar receitas ou reduzir despesas, portanto, mãos à obra, comece agora mesmo a sua análise com foco na redução de custos.
Ah, mas lembre-se, você não deve reduzir custos ou despesas que possam impactar na qualidade dos seus produtos, atendimento ou serviços.
Prestar serviços e vender produtos de qualidade é um dos pontos mais importantes para atrair e fidelizar clientes, mantendo o faturamento em crescimento.
5.Acompanhe os relatórios e indicadores financeiros para organizar as finanças da sua empresa
Se o seu objetivo realmente é organizar as finanças da sua empresa para o próximo ano, você precisa ter acesso a um sistema de gestão financeira que lhe forneça uma boa variedade de relatórios e indicadores.
Para otimizar a gestão dos seus negócios, você precisa acompanhar e monitorar relatórios diversos, dentre eles:
- Relatório de contas a pagar;
- Relatório de contas a receber;
- Relatório de fluxo de caixa;
- Indicadores de lucratividade;
- Indicadores de faturamento e vendas;
- DRE – Demonstração de Resultados do Exercício;
- Dentre outros relatórios importantes.
Com informações precisas à sua disposição, você poderá tomar decisões mais assertivas, e com isso, conquistar resultados melhores para a sua empresa.
6.Construa uma reserva de emergência para não precisar de empréstimos
Por fim, mas não menos importante, para organizar as finanças da sua empresa, procure construir uma reserva de emergência.
Nenhum tipo de negócio está livre de imprevistos ou de problemas de mercado que possam afetar a demanda dos clientes. Por isso, é sempre bom ter uma reserva.
Separe um percentual dos lucros mensais da sua empresa em uma aplicação segura e de alta liquidez (resgate rápido), como títulos CDB por exemplo.
Sendo assim, quando surgir um imprevisto, você não precisará se ver sem saída ou tendo que recorrer a empréstimos bancários com juros elevados.
Além disso, enquanto o dinheiro está investido na aplicação financeira, ele está rendendo e aumentando o patrimônio da empresa.
Gostou das nossas dicas? Então comece hoje mesmo a sua organização e se precisar de apoio, conte com os nossos serviços em BPO Financeiro.
Para saber mais, é só clicar no botão do WhatsApp e entrar em contato conosco!