No artigo de hoje, selecionamos as principais lições empresariais que a pandemia trouxe para as pequenas empresas, e o que mudou com tudo isso.
Desde o início dos anos 2000, o mercado vem passando por transformações rápidas e marcantes, que mudaram completamente a visão das empresas sobre si mesmas e a respeito dos consumidores.
Sendo assim, essas transformações, as quais estão longe de entrarem em um ritmo mais lento, impactam cada vez mais todos os players e todas as áreas, incluindo, é claro, os pequenos empreendedores.
Porém, recentemente, vimos uma outra variável somando-se às anteriores, reforçando as lições que já aprendemos e trazendo consigo outras, totalmente novas.
Estamos falando da pandemia da Covid-19, que teve seu início no final de 2019 e atravessou todo o ano de 2021, chegando até este início de 2021.
Portanto, veremos aqui quais foram as lições empresariais que a pandemia trouxe para as pequenas empresas, principalmente. Então, leia até o final, e veja as experiências que esse período trouxe para os pequenos empresários.
Lições empresariais da pandemia
Embora as consequências da pandemia tenham sido, de modo geral, muito prejudiciais às economias do mundo todo, assim como qualquer outro desafio, a Covid 19 também trouxe consigo, a oportunidade de aprender e de se reinventar.
Portanto, os negócios que souberem se adaptar, sairão fortalecidos deste momento. Então, para isso, basta aproveitar as lições que temos diante de nossos olhos.
A seguir, você pode conferir 10 lições empresariais trazidas por este momento atípico. Enfim, estar atento a elas é uma forma de manter seu negócio competitivo.
Bem como também ajuda a garantir a sua sobrevivência, em um mercado cada vez mais dinâmico e volátil:
1.As crises sempre existiram
Pergunte a seus avós sobre a grande gripe de 1952, e eles lhes dirão, com certeza, que foi um dos mais terríveis momentos na economia, com altos índices de desemprego e diminuição do poder de compra.
Vá além, e pergunte a eles também sobre o que seus bisavós diziam acerca da “Gripe Espanhola” de 1918. Serão histórias muito semelhantes, e assim sucessivamente, até que se chegue na grande mortandade causada pela Peste Negra nos anos de 1300.
Enfim, grandes pandemias cíclicas que deterioram economias, devastam vidas, mas que, no seu final, costumam abrir grandes oportunidades para os sobreviventes, sejam eles pessoas ou corporações.
É algo natural: assim como o próprio planeta Terra, o mercado é feito de ciclos. Em meio a eles, as crises são momentos normais, que apresentam desafios que acabam definindo a “evolução” da economia.
Assim, os mais adaptáveis e visionários sobrevivem. Porém, os que não conseguem se adequar às pressões, acabam desaparecendo.
Sendo assim, tenha sempre em mente que as crises acontecem, e que a questão não é “se”, mas “quando” irá acontecer.
Afinal de contas, empreendedores bem preparados são capazes de antever a maioria dos momentos de crise, por meio de análises estratégicas, baseadas em intensa pesquisa e coleta de dados.
Uma vez que você sabe que as crises são inevitáveis, esteja preparado para elas. Pois, saber como agir nesses momentos, é fundamental para elaborar planejamentos que garantam a sobrevivência do seu negócio.
2.Importância da comunicação e as lições empresariais da pandemia
Se existe algo que a pandemia evidenciou enfaticamente, é a importância da comunicação. E não estamos falando apenas da comunicação com o cliente. Aliás, esta se tornou ainda mais fundamental nos dias atuais.
Pois a presença física é bem menor agora, uma vez que a grande parte das compras acontece pela internet, exigindo uma comunicação detalhada, para evitar problemas de toda sorte.
Mas falamos também da comunicação interna. Pois um time alinhado, e que divide o mesmo foco, é algo imprescindível para o sucesso de qualquer empreendimento.
Porém, com as atividades presenciais reduzidas ao essencial, a comunicação precisa ser perfeita. Dessa forma, evita-se ruídos, lacunas e interpretações errôneas.
Assim, se seu negócio investe em uma boa plataforma de comunicação, ele possui um diferencial importante. E, muito provavelmente, enfrentará crises de forma muito mais eficaz.
3.Inovar é uma questão de sobrevivência
Muita gente relaciona a inovação apenas com novos produtos ou serviços revolucionários. Afinal, nem todo mundo compreende que inovar é algo necessário em todas as áreas do negócio.
Então, com a pandemia, surgiu a necessidade de não apenas fornecer o que o público alvo deseja consumir, mas também de otimizar processos que antes pareciam muito bem consolidados.
E isso vale para todas as áreas do empreendimento, desde os processos criativos, até a execução. Portanto, não basta refinar e aperfeiçoar o que já existe. Então, é necessário criar novas alternativas que sejam condizentes com o cenário atual.
Lembre-se: estamos vivendo um novo normal. Dessa forma, ainda que tudo o que você fazia antes funcionasse muito bem, agora os tempos são outros. Sendo assim, é necessário assumir a nova realidade, e lidar com ela utilizando novas ferramentas.
4.É essencial ter reservas financeiras para se manter em momentos de crise
Com a retração do mercado, as vendas diminuem, e a produção precisa ser brecada. Porém, você já contratou e treinou toda uma equipe, na qual investiu tempo e dinheiro.
Então, na hora de cortar gastos, dispensar profissionais qualificados pode não ser a melhor escolha. Afinal de contas, esse problema pode ser temporário.
E isso sem falar das outras variáveis, que também podem ser comprometidas com o corte, comprometendo o negócio futuramente, e impactando o relacionamento com fornecedores e consumidores finais.
Ninguém quer perder espaço no mercado. Porém, ao mesmo tempo, esperar pela ajuda governamental nem sempre é uma boa opção. Mas qual é o segredo dos players que atravessam as crises sem desaparecer?
Planejamento é a resposta, é parte fundamental de um bom plano estratégico, é ter uma reserva emergencial para momentos como os que estamos atravessando agora.
5.Cultura corporativa forte também fortalece as empresas
Momentos de crise são momentos de união. E essa máxima não vale apenas para amigos ou famílias. Ela também serve para os Estados e, talvez, ainda mais para as empresas.
Enfim, toda crise gera insegurança. E a insegurança, por sua vez, torna as pessoas ansiosas e instáveis, prejudicando seu rendimento. Isso, definitivamente, não é o que você quer em um momento difícil.
Além disso, colaboradores ansiosos e inseguros são sempre menos produtivos e engajados, e acabam por prejudicar os mais variados processos da cadeia produtiva.
Uma cultura e uma filosofia corporativas fortes e bem consolidadas, fazem a diferença nas horas difíceis. Pois trazem confiança e senso de pertencimento.
Muito melhor que afirmar a todo momento que “isso vai passar”, é poder dizer, com propriedade e sinceridade, que “vamos passar por isso juntos”.
Portanto, confiança e autoestima elevadas podem fazer a diferença não só no dia a dia de seus colaboradores, mas também na sobrevivência do seu empreendimento.
6.Manter o controle do fluxo de caixa
Todo mundo sabe o quanto é difícil controlar o fluxo de caixa em momentos de crise. Porém, isso é essencial para não sofrer consequências pesadas.
Por isso, mantenha os números sempre atualizados, organize uma boa periodicidade de relatórios, e invista em softwares de gestão específicos para essa finalidade.
Aliás, os softwares são uma poderosa ferramenta para ajudar você com o fluxo de caixa, controlando perfeitamente, e de forma automatizada, as entradas e saídas de recursos financeiros.
Dessa forma, você evita que o seu negócio tenha surpresas desagradáveis. Sendo assim, apesar de terem um custo significativo, estas soluções devem ser sempre vistas como investimento, e jamais como despesas.
7.Contar com um software de gestão é essencial
Como dissemos acima, um ponto importantíssimo para uma boa gestão, seja em tempos de crise ou não, é a aquisição de soluções específicas para gerir seu empreendimento.
Uma das lições empresariais que a pandemia trouxe, é que a organização é tudo. Hoje em dia, a automação dos processos de gestão é uma necessidade ainda mais evidenciada pelo impacto da Covid-19 no mundo dos negócios.
Assim, sem um software de gestão adequado, você não apenas está em desvantagem. Está, praticamente, excluído do mercado.
8.O gestor não precisa tomar as decisões sozinho
As duas últimas décadas nos trouxeram aprendizados valiosos sobre horizontalidade, colaboração, delegação de poderes e tarefas, como diferenciais competitivos importantes no mundo dos negócios.
Os gestores deixaram de ser vistos como “chefes”, e passaram a ser muito mais associados como engrenagens fundamentais em sistemas complexos.
Afinal, sem as engrenagens, as demais peças não podem funcionar corretamente. Mas aprendemos com a Indústria 4.0, que todos os componentes do sistema corporativo são importantes.
E que muitas das decisões tomadas pelos gestores, podem ser amparadas nas experiências individuais e coletivas da equipe.
Pois pessoas não são apenas números: são mentes pensantes, cujas ideias podem contribuir muito mais para o sucesso de um empreendimento do que se imagina.
Assim, na hora de tomar decisões importantes, contar com um time que possa ajudar fornecendo as visões de especialistas, e outros colaboradores, é um grande diferencial.
Enfim, mais uma das grandes lições empresariais que a pandemia trouxe foi o imenso valor das relações humanas, e da cultura colaborativa. Aplicar este valor aos seus negócios, coloca você um passo à frente de quem ainda opera com hierarquias rígidas, e regimes de trabalho excessivamente verticalizados.
9.A era do trabalho exclusivamente presencial acabou
É isso mesmo, caro leitor! Se faltava alguma coisa para enterrar de vez a ideia de que o trabalho presencial como única opção, que estava ultrapassado, a Covid-19 chegou para jogar a última pá de terra.
Com a pandemia, descobrimos que o trabalho remoto não só traz vantagens, como a redução de custos e a melhora na qualidade de vida dos colaboradores, como também pode ser tão eficiente quanto o presencial.
Se havia alguma dúvida de que dispomos de tecnologia suficiente para trabalhar remotamente, sem prejuízo do desempenho, agora temos a absoluta certeza de que o regime de trabalho remoto veio para ficar. E é preciso ter isso em mente daqui por diante.
Contudo, isso está longe de ser algo negativo. Lembre-se de que, há alguns anos, todo mundo estava tecendo elogios ao regime remoto, e decretando o fim do presencial.
As vantagens que estes arautos do futuro anunciavam ainda estão valendo. E a principal delas, que é a redução de custos, é extremamente atraente para os empreendedores.
10.Lições empresariais e a importância do conhecimento
Por último, mas não menos importante, aliás, talvez mais importante que tudo, fica a lição de valorizar o saber. Afinal de contas, quem sabe o que está fazendo, faz sempre melhor.
Conhecer a fundo a situação que estamos vivendo, não apenas do ponto de vista corporativo, mas também sob o viés científico e humanitário, ajuda a compreender melhor o papel das empresas nos tempos de crise generalizada. E as torna mais aptas a responder de acordo com o desafio que se apresenta.
Todas as lições deste artigo possuem embasamento empírico, conquistado ao longo da história. Não é a primeira e nem será a última das pandemias.
As últimas nos ensinaram que, embora sejam tempos difíceis, quando superados, eles tendem a favorecer quem teve racionalidade suficiente para gerir a crise.
Assim, se você deseja sair dessa pandemia mais forte que entrou, aposte no conhecimento como seu maior aliado.
Lições empresariais da pandemia: Conclusão
Enfim, como pudemos ver, apesar de todas as dificuldades trazidas pela pandemia, também existem pontos positivos em uma situação como essa.
Sendo assim, podemos aproveitar as lições empresariais contidas neste artigo para superar as dificuldades, mantendo o que estamos fazendo de correto, e perdendo o medo de mudar o que não está certo.
Sem dúvida, muitas empresas irão sucumbir à crise. E outras tantas somente sobreviverão aos “trancos e barrancos”, emergindo enfraquecidas diante de concorrentes que souberam manobrar seus negócios com mais inteligência.
E esta inteligência está ao seu alcance. Lembre-se de focar em um planejamento consistente, manter-se aberto ao novo, investir na inovação.
Esforce-se para adquirir as melhores ferramentas de gestão, pense na automação de seus processos como um investimento e busque as melhores soluções para sua necessidade.
Veja seus colaboradores como peças-chave não apenas nesse momento, como em todos os outros, e valorize o fator humano.
Empregue modelos de trabalho que possam favorecer clientes e funcionários no novo normal. Mude o que há para ser mudado, e conserve o que você comprovou ser eficaz, se aperfeiçoando sempre.
E, acima de tudo, saiba que, por mais que estas lições sejam um consenso, o que você fará com elas é algo muito particular. Estude, planeje, adapte-se e cresça!
Aproveite as lições empresariais que a pandemia trouxe, e siga desbravando o mercado, e aproveitando todas as oportunidades que surgirem.
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