Dicas essenciais para organizar o departamento pessoal da sua empresa de Serviços de Limpeza e Conservação
Organizar um Departamento Pessoal de uma empresa de serviços de limpeza e conservação pode ser trabalhoso
Dentro da área de gestão de pessoas e Recursos Humanos, uma das divisões mais importantes é o Departamento Pessoal, que tem como prioridade controlar e organizar as relações de trabalho com os colaboradores da sua empresa de serviços de limpeza e conservação.
Entre as principais atividades de responsabilidade do Departamento Pessoal, estão o controle de funcionários, cálculo de horas trabalhadas (incluindo horas extras), folhas de pagamentos, controle de férias e rescisão de contrato.
O que faz o Departamento Pessoal
Embora essa seja uma atividade que geralmente é de responsabilidade dos contadores, ter um gerente acompanhando esses processos no dia a dia pode ser um diferencial para sua empresa não estar sendo processada, pagando encargos trabalhistas e mantendo o melhor relacionamento possível com os funcionários.
1º Estágio: Total gestão de colaboradores
Empresas de serviços de limpeza e conservação que recolhem seus tributos têm controle total sobre todas as informações essenciais de seus colaboradores, desde o dia que o dado foi coletado e horário de trabalho até o salário base, data das férias e diversos outros dados.
Além disso, ter um campo para consultar cada funcionário individualmente pode ser uma mão no volante.
2ª Etapa: Calcular horas extras
Além de conhecer de forma exata todas as informações de seus colaboradores, é preciso realizar o controle de horas trabalhadas (e também as horas extras). Isso permitirá que você pague adequadamente pelas horas trabalhadas. A falta de atenção a este detalhe pode levar a processos trabalhistas no futuro.
3ª Etapa: Organize a Folha de Pagamentos
Como você pode saber ou imaginar, o cálculo de horas extras é apenas uma parte de todos os benefícios e encargos que você precisa pagar para que seu funcionário trabalhe em tempo integral. Aliado a isso, é preciso tomar nota para situações relacionadas ao FGTS, INSS, acordo de férias e outros. Isso pode ser feito com uma Folha de Pagamento bem organizada.
4ª Etapa: Controle dos feriados
Outra etapa do controle de DP é saber exatamente os meses de férias de seus funcionários. Isso permitirá que você gerencie quantas pessoas estarão disponíveis e também terá a noção de que duas pessoas com funções semelhantes não podem estar de férias ao mesmo tempo para não prejudicar nenhuma área da empresa.
Além disso, você precisa saber exatamente quantas férias pode comprar, os dias exatos de férias, de acordo com o período de trabalho, e o número de faltas de seus funcionários.
5ª Etapa: Rescisão do contrato
Por fim, se é hora de desligar um funcionário, é extremamente importante que o faça de maneira adequada, não esquecendo quaisquer direitos do funcionário, desde o aviso prévio até às férias proporcionais. Temos um artigo sobre cálculo de rescisão de contrato, caso você queira saber mais.
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