Como abrir uma loja virtual

Como abrir uma loja virtual

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

O mercado de e-commerce tem crescido no mundo todo. Contudo, o que também cresce nesse compasso são as dúvidas relacionadas a como abrir uma loja virtual.

Nesse sentido, criamos um artigo para ajudar você nesse processo, e entender os principais passos que deve seguir para montar o seu negócio online.

Passo a passo para abrir uma loja virtual

Para ganhar dinheiro investindo na internet, muitos brasileiros têm procurado realizar serviços e vendas de produtos diversos, por meio de lojas virtuais próprias.

Então, se você anda animado ou animada com esse tipo de notícia, confira a seguir um passo a passo de como abrir uma loja virtual própria.

1. Defina um valor para investir

Em linhas gerais, o investimento principal é importante mesmo ao investir no desenvolvimento do seu site. Depois disso, você precisa lidar com custos relacionados à rotina de um empresário do segmento, ou seja, além da necessidade de contratação de assessoria contábil profissional, será preciso investir em:

  • Estoque inicial;
  • Capital de giro,
  • Estrutura.

2. Defina se usará estrutura própria ou marketplace

Ao planejar como abrir uma loja virtual, você ainda precisa investir para que a operação toda funcione.

Como exemplo, temos segurança, meios de pagamentos, logística e até ações de marketing. Dessa forma, para lidar com tudo isso, você pode escolher a gestão própria.

Neste caso, você precisará “arregaçar as mangas”, e ter as rédeas do negócio nas mãos. Na prática, será você quem decide preços, estratégias de marketing e até as formas de pagamento.

No caso do marketplace, uma vantagem está na grande visibilidade dos produtos e serviços anunciados.

3. Defina e mapeie o seu público-alvo

Se você precisa saber como abrir uma loja virtual, nesta fase é preciso encontrar quem vai comprar no seu e-commerce.

Como exemplo, é preciso saber se seu público-alvo gosta de comprar online, e que produto ele mais procura. Vale ainda lembrar que podem existir consumidores segmentados.

4. Encontre os melhores fornecedores

Dentro do seu planejamento de como abrir uma loja virtual, esse passo também é vital: saber escolher fornecedores.

Afinal, a qualidade do produto que você adquire, ajuda a construir a reputação de seu e-commerce em cada venda.

Nesse sentido, procure apenas empresas idôneas e profissionais. Para isso, crie uma lista com aquelas que tenham melhor preço, e cumpram com seus requisitos.

Dessa forma, você revende o produto, e se torna mais competitivo no mercado.

5. Defina os produtos com os quais trabalhará ao abrir uma loja virtual

Outra forma para você saber como abrir uma loja virtual, é ficando atento aos itens que mais são vendidos na internet. Vale lembrar que, até mesmo nichos mais rentáveis, podem apresentar certos serviços e produtos sazonais.

Dessa forma, a dica é você sempre considerar a disponibilidade de cada produto, e quais as matérias-primas que são empregadas na sua confecção.

Claro que nada impede você de encontrar soluções estratégicas para seu negócio, pois até mesmo esses produtos podem inovar seu e-commerce.

6. Faça uma análise dos seus concorrentes

Com muitas lojas virtuais na internet, é preciso analisar a concorrência para ter referência de mercado.

Sem contar que você precisa ter a preferência do consumidor. Para isso, ganhe destaque entre os concorrentes ao fazer análises prévias de mercado.

Sendo assim, ao analisar como abrir uma loja virtual, verifique se seu serviço ou produto está saturado.

Além do mais, seu empreendimento pode até ficar rentável ao aproveitar oportunidades para criar diferenciais próprios. Enfim, essa técnica também ajuda a antecipar possíveis erros, e suprir demandas especiais.

7. Defina o nome da loja, adquira um domínio

Claro que sua loja virtual vai precisar de um nome. Apesar de óbvio e simples, a missão aqui é fugir do convencional.

Afinal, além de ganhar destaque entre a concorrência, ele tem que ser sinal de responsabilidade, e estar com domínio disponível nas redes sociais e sua loja virtual.

Lembre-se de que as pessoas vão precisar encontrar sua loja virtual nos mais diferentes canais de veiculação.

Feito isso, você pode verificar se um determinado nome está disponível em sites confiáveis pela internet. Como dica, evite nomes similares a outros, para não confundir seu público.

8. Encontre uma boa plataforma de e-commerce ao montar uma loja virtual

Uma plataforma de e-commerce é o sistema que faz sua visualização e gerenciamento online. Dessa forma, apesar de existirem diversas opções, procure escolher pelas necessidades do seu negócio. Afinal, uma alternativa completa precisa oferecer:

  • Gerenciamento das entregas;
  • Liberar inclusão de produtos;
  • Permitir cadastro;
  • Proteger informações pessoais;
  • Gerenciar preços e estoque,
  • Contar com setor de formas de pagamento.

9. Configure os meios de pagamento e envio

Agora é hora de você configurar os meios de pagamento. Afinal, eles são serviços indispensáveis para intermediar toda transação entre seu consumidor e sua loja.

Na prática, eles são simples de usar, e requerem apenas um cadastro nas instituições desejadas.

Aliás, vale ressaltar que tais meios de pagamento são fundamentais na decisão de compra do consumidor. Afinal de contas, os clientes de uma loja virtual buscam conforto e segurança ao efetuar pagamentos.

Assim, para dar início a como abrir uma loja virtual, indicamos as formas já consolidadas online, como:

10. Contrate um sistema de gestão

Além da importância de contratar um escritório contábil, você também vai precisar de um sistema de gestão.

Pois ele contribui para manter sua loja virtual organizada, e uma visão geral de tudo o que acontece nela a partir de relatórios e informações vitais ao negócio.

Dessa forma, o sistema ainda diminui o tempo para você administrar cada setor da loja. Afinal, ele vai integrar todos os aspectos do seu negócio, ou seja, ele reúne aspectos vitais referentes a:

  • Questões financeiras;
  • Controle de estoque;
  • Informações sobre vendas,
  • Recursos humanos.

11. Contrate uma assessoria contábil para regularizar o negócio

Passo mais importante para você saber como abrir uma loja virtual, contratar uma assessoria contábil ainda ajuda seu negócio a ficar totalmente regularizado. Pois administrar um e-commerce tem uma série de questões como qualquer outro negócio.

Com muita ou pouca experiência em vendas pela internet, são muitos os processos burocráticos que envolvem o investimento.

Então, para evitar problemas, contrate uma assessoria profissional, e esteja seguro sobre qualquer aspecto legal para sua loja funcionar sem restrições com a Receita Federal.

12. Divulgue a sua loja

Por fim, agora que você já sabe como abrir uma loja virtual, é hora de colocar sua marca diante do seu consumidor. Para isso, vale a pena investir numa série de ações de comunicação e divulgação.

Dessa forma, para começar a vender sem ter muita verba para marketing, confira algumas soluções gratuitas para sua empresa ficar mais conhecida:

  • E-mail marketing;
  • Redes sociais,
  • Blog post.

Conte com a RSP Contabilidade para abrir a sua loja virtual

RSP Contabilidade surgiu com o compromisso de auxiliar micro, pequenas e até médias empresas na organização de seus números, interpretação de resultados e na tomada das melhores decisões para o crescimento dos negócios.

Para descobrir como a RSP Contabilidade pode contribuir para o sucesso e desenvolvimento da sua empresa, entre em contato conosco e converse com um dos nossos especialistas.

Rua Silveira Campos, 375 | 1º Andar Cambuci | São Paulo – SP | CEP: 01541-020

(11) 3349-3383

(11) 99184-7891

contato@rspcont.com.br

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Veja também

Posts Relacionados

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você!
Você já pensou em ganhar dinheiro pela internet? Para isso,…
Cresta Posts Box by CP
Nossa equipe é icentivada e motivada a sempre interferir na formulação de novos processos que visem otimizar o fluxo de trabalho e consequentemente garantir maior qualidade para você, buscamos participar de congressos e conhecer o que há de mais atual no mercado no que tange a tecnologoia aplicada na execução de nossos serviços para cada dia mais melhorar nossa entrega garantindo assim sua satisfação precisão e agilidade.

Contamos com um rigoroso controle de processos que visa garantir agilidade e assertividade na execução de todos nossos trabalho.

Optando por nosso serviço financeiro você terá a tranquilidade e comodidade de contar com um apoio administrativo que visará diminuir ao máximo a necessidade de sua intervenção em tarefas de controle financeiro, o objetivo é maximixar o tempo que você focará na estratégia e liderança de seu negócio, visando assim, consequente crescimento de forma consistente

Em todos nossos planos cumprimos com todas as conformidades, legais, garantindo sua tranquilidade e segurança de que sua empresa estará regular e com suas obrigações em dia.
Monitoramos e registramos nossos chamados para mensurar o tempo gasto em cada resolução, sempre buscando melhorar nossos indicadores de atendimento, fornecendo para você maior agilidade no atendimento de sua demanda.

Nossas consultorias inicia por ouvir, entender e buscar a forma mais simples, clara e objetiva de esclarecer sua necessidade.