Pensando em abrir uma loja no Brás, mas não sabe como ou por onde começar? Então, você chegou ao lugar certo para esclarecer todas as suas dúvidas.
Neste conteúdo, a RSP Contabilidade vai apresentar um passo a passo completo e responder as principais dúvidas que estão relacionadas a abertura de lojas na movimentada região do Brás em São Paulo.
Para saber mais, continue conosco e acompanhe este artigo até o final ou clique no botão de WhatsApp no rodapé da página para falar com um dos nossos contadores.
Sobre o Brás
O Brás é um bairro situado na região central da capital paulista, e que se destaca pelo seu forte, intenso e movimentado comércio. É nesta região, que se encontra a famosa, 25 de março, destino muito procurado por lojistas de todas as partes do país.
Todos os dias, um número gigantesco de pessoas visita à região do Brás em São Paulo, boa parte delas, com origem em outras cidades e até mesmo em outros estados, que chegam com o interesse de realizar compras no atacado para revenda, devido aos preços baixos característicos da região.
Por sinal, é este intenso fluxo de pessoas e o grande número de lojas da região, que faz da do Brás, o maior shopping a céu aberto do mundo! Quem é de fora, pode chegar ao Brás de ônibus ou de carro, mas uma das formas mais fáceis e rápidas de chegar, se dá através das estações de trem e metrô.
Em função das características e do intenso fluxo de pessoas na região, não tenha dúvidas, abrir uma loja no Brás é um excelente negócio!
Quanto custa para abrir uma loja no Brás?
O custo para abrir uma loja no Brás (São Paulo), pode variar em função de alguns fatores, dentre os quais, podemos destacar:
- Porte do estabelecimento;
- Tipo de produtos a serem vendidos;
- Valor do aluguel do ponto comercial;
- Custos com adaptações e reformas;
- Taxa para registro de empresas na JUCESP;
- Dentre outros itens importantes.
Levando os itens listados em consideração, é muito importante que o empreendedor que planeja abrir uma loja na região, monte um planejamento financeiro completo.
Para começar a levantar os custos para abrir a sua loja, entre em contato conosco e receba um orçamento gratuito e detalhado para abertura da sua empresa.
Quanto tempo leva para abrir uma loja no Brás?
Ao contrário do que muitos pensam, abrir uma loja no Brás é um processo rápido e que com o apoio de uma contabilidade especializada em negócios da região, pode ser resolvido dentro de poucos dias.
Via de regra, e salvo algumas exceções, o tempo médio para abrir uma empresa no Brás é de 10 dias, sendo menor em alguns casos.
Na prática, tudo vai depender da agilidade do empreendedor para separar a documentação necessária para entrada no pedido de abertura da empresa, e também do tipo de atividade que será desenvolvida.
Como abrir uma loja no Brás [Passo a Passo]
Após conhecer mais sobre a região e esclarecer algumas dúvidas importantes, é hora de conferir o passo a passo para abrir uma loja no Brás.
Com a ajuda deste passo a passo, você entenderá o que é preciso e como funciona o processo para abrir uma empresa na prática, evitando surpresas ao longo do percurso.
1.Contrate um serviço de contabilidade
Quando o objetivo é abrir uma loja no Brás, o primeiro passo é contratar um serviço de contabilidade que atenda empresas da região.
Além de esclarecer dúvidas importantes, o contador poderá fornecer suporte e assessoria em uma série de itens, dentre eles:
- Assessoria na legalização e abertura da empresa;
- Planejamento tributário, cálculo de impostos e emissão de guias;
- Admissão de funcionários, cálculo de pró-labore e folha de pagamento;
- Organização e escrituração de movimentos fiscais e contábeis;
- Entrega de todas as obrigações acessórias exigidas pelo fisco;
- Elaboração do balanço contábil, DRE, dentre outros documentos.
2.Escolha a localização ideal para o negócio
Na sequência, será preciso fazer uma boa pesquisa em busca dos pontos comerciais disponíveis para locação na região.
De preferência, escolha um ponto com boa visibilidade, amplo, e com valor do aluguel compatível com o seu orçamento e previsão de faturamento do negócio.
Leve em consideração também, os custos com adaptações e reformas que o imóvel precisará receber para instalação da sua loja.
3.Separe os documentos necessários
Para abrir uma loja no Brás, você será orientado pelo contador, em relação aos documentos necessários durante o processo de legalização do empreendimento.
Neste ponto, a boa notícia, é que ao contrário do que muitos pensam, a lista de documentos para abrir uma loja não inclui muitos itens, mas apenas:
- Cópia autenticada do RG ou CNH;
- Cópia simples do CPF;
- Certidão de casamento (se casado);
- Cópia do comprovante de residência;
- Última declaração de Imposto de Renda (se declarante);
- Cópia do carnê IPTU ou da inscrição imobiliária do imóvel;
- Contrato social ou requerimento de empresário em três vias.
Além disso, em caso de dúvidas com um ou mais documentos, a contabilidade saberá como fornecer auxílio e conduzir a situação sem maiores complicações.
4.Aguarde o registro da loja e seus documentos
Por fim, basta aguardar alguns dias, enquanto a contabilidade cuida dos trâmites para abertura da loja e emissão dos seus documentos, incluindo:
- Registro na Junta Comercial;
- Emissão do CNPJ;
- Emissão da Inscrição Estadual e da Inscrição Municipal;
- Liberação do Alvará de Localização e Funcionamento.
Com toda documentação em dia, você receberá o sinal verde para inaugurar sua loja e começar a fazer suas vendas, aproveitando o intenso fluxo de pessoas na região.
No entanto, não se esqueça de contar com o nosso time de contadores para manter as obrigações da sua loja em dia, dentre elas, aquelas que estão relacionadas ao pagamento de impostos, entrega de declarações e folha de pagamento.
Deseja saber mais e abrir uma loja no Brás em São Paulo?
Conte com o apoio de quem entende tudo sobre o assunto e pode auxiliar você, venha para a RSP Contabilidade!
Não perca mais tempo, clique aqui e conte com o nosso time de especialistas!