Dentistas são muito requisitados, não importa a idade do paciente, porque é uma profissão tradicional. Por isso muitos dentistas procuram saber Como abrir uma clínica.
Ser um dentista que trabalha como pessoa física pode não ser sempre muito vantajoso, ou mesmo trabalhar como CLT. Muitas vezes vale mais a pena ter sua própria empresa.
Levando isso em conta, escrevemos este artigo descrevendo todas as etapas que devem ser seguidas para a abertura de uma clínica de odontologia.
1º etapa: crie um plano negócios
Antes de qualquer coisa, para começar qualquer empreendimento do jeito certo, o que o empresário deve fazer é criar um plano de negócios.
Um plano de negócios é fundamental para saber como abrir uma clínica odontológica, pois é nesse documento que estará estabelecido todos os detalhes da empresa.
Quando todos os pontos mais importantes são elencados de forma organizada em um documento, torna-se mais fácil gerir uma empresa e fazer ela crescer.
No plano de negócios, por sua vez, estarão todas as informações sobre a clínica. Desde o local, pesquisa de mercado, público-alvo e principalmente os custos financeiros.
Calcule todos os gastos
Não há como abrir uma clínica odontológica sem calcular todos os gastos que estão implícitos no negócio. E isso vai desde os gastos com equipamentos até a estrutura.
Na realidade, é importante explicar que tudo que for necessário para prestar o serviço dentário é um custo. O que for para sustentar a estrutura do negócio, é um gasto.
Os custos principais de uma clínica odontológica são os equipamentos do dentista, ou seja, ferramentas como essas:
- Cadeira odontológica;
- Micromotor;
- Motor elétrico;
- Aparelho intraoral/extraoral;
- Equipamento de sucção;
- Instrumento para profilaxia;
- Fotopolimerizador;
- Aparelho de polimerização de resinas;
- Compressor;
- Software de Gerenciamento odontológico;
- Foco cirúrgico;
- Negatoscópio;
- Toalhas e materiais descartáveis;
- Pia para lavar materiais;
- Etc.
Para uma boa precificação é importante avaliar as marcas de cada um destes equipamentos e suas opções de concorrência. Já os gastos são:
- Eletricidade e água;
- Aluguel da sala;
- Internet;
- Ar-condicionado;
- Materiais de escritório;
- Televisão;
- Poltronas;
- Etc.
2º etapa: defina o porte e o tipo da empresa
A próxima etapa no processo de como abrir uma clínica é descobrir o porte da empresa, ou seja, se a clínica será uma:
- ME (micro empresa);
- EPP (Empresa de Pequeno Porte);
- Empresa de Médio Porte;
- Grande Empresa.
Isso está mais relacionado a faturamento, que no caso de uma clínica odontológica, provavelmente não alcançará o de uma Grande Empresa.
No entanto, para descobrir o porte da empresa é necessário antes defini-la juridicamente. Nesse ponto, vale ressaltar que dentistas não podem ser MEI.
Sendo assim, sobram algumas opções possíveis para o profissional da odontologia. São elas:
- Sociedade Limitada (Ltda): caso o profissional odontológico queira formar uma sociedade com outro dentista, esse é o modelo padrão de empresas;
- EI (Empresário individual): se o dentista quiser ter a sua clínica sozinho, sem sócios. No entanto, não há distinção entre capital da empresa e o pessoal;
- Sociedade Limitada Unipessoal: Funciona da mesma forma que o EI, com a diferença que há separação entre capital do dentista e o capital da empresa.
3º etapa: escolha o regime tributário
A etapa seguinte do processo de como abrir uma clínica é uma das mais importantes: a definição do regime tributário. Isso explica o quanto de imposto uma empresa irá pagar.
No Brasil, existem três tipos principais de regimes tributários. O enquadramento neles, porém, está relacionado a vários fatores. Principalmente o faturamento da empresa.
- Simples Nacional: tributação mais simples, que pode ser feita no anexo III ou anexo V, com alíquotas iniciais respectivamente de 6% e 15,5%, a depender do Fator R;
- Lucro Presumido: para clínicas que faturam mais do que 4,8 milhões por ano, com alíquotas que variam entre 13,33% e 16,33%;
- Lucro Real: dificilmente uma clínica odontológica se enquadraria nesse regime, pois é necessário um faturamento maior do que 78 milhões de reais anualmente.
Tributação para dentista pessoa física
Alguns dentistas pensam que podem escapar dos impostos caso trabalhem como pessoa física. Mas esse pensamento está bastante equivocado.
Não só dentistas pessoa física também pagam impostos como, em muitos casos, pagam até mais do que se eles tivessem resolvido seguir o processo de como abrir uma clínica.
Os dois principais impostos ao que o dentista pessoa física está sujeito é o IRPF, que pode chegar a 27,5% com um alto faturamento mensal. E o INSS, que fica em 20% mensais.
5º etapa: consiga toda a documentação
O passo seguinte sobre como abrir uma clínica é a aquisição da documentação necessária para o processo. Basicamente será necessário os seguintes documentos:
- Contrato social: redigido por um profissional, de preferência da área contábil;
- Documentação na Junta Comercial;
- Registro no Conselho Regional de Odontologia (CRO);
- Cópia autenticada do RG e CPF;
- IPTU do imóvel;
- Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda do imóvel;
- Alvará de funcionamento;
- Entre outros documentos que cada município pode vir a exigir.
6º etapa: peça auxílio de um profissional contábil
Para conseguir seguir todas as recomendações deste conteúdo sobre como abrir uma clínica, pode ser muito útil para o dentista procurar ajuda de um profissional contábil.
Contadores são especializados na abertura e formalização de uma empresa. No entanto, pode ser interessante procurar uma contabilidade especializada em clínicas odontológicas.
Com a ajuda de um profissional desse tipo, o dentista terá uma assessoria especializada para lhe auxiliar em todos os pontos mais importantes e os quais ele tiver dúvidas.
Inclusive, o contador também pode ajudar bastante na elaboração do plano de negócios. Ajudando também com o planejamento tributário e financeiro da clínica.
7º etapa: crie uma estratégia de marketing
Por fim, a última etapa do processo de como abrir uma clínica odontológica, é o investimento em marketing, por meio de uma estratégia de marketing.
A verdade é que hoje em dia dificilmente uma empresa consegue se destacar no mercado apenas oferecendo um bom serviço. Por mais fundamental que isso seja.
Investir em marketing, por meio de uma estratégia bem estruturada, é fundamental e um grande diferencial. Ainda mais com as facilidades que a internet nos trouxe.
Por outro lado, é muito importante que para começar a investir em marketing o empresário conheça o seu público-alvo e tenha uma persona definida. Mas isso pode ser discutido com a agência de marketing.
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