Como abrir um ecommerce de sucesso: Guia Completo

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Se você é um empreendedor e está alinhado com as tendências do mercado, provavelmente já pensou em ter um e-commerce. Sem dúvidas, a transformação digital impulsionou o que já está previsto e o e-commerce está incluso nisso. 

Mas como abrir um e-commerce de sucesso? Com calma nós chegamos lá! Antes de mais nada, você deve definir o objetivo pelo qual você vai abrir um e-commerce. Os empreendedores podem ter objetivos diferentes para fazer essa escolha. 

Alguns exemplos são: entrar no marketing digital, se tornar uma autoridade no segmento em que atua, conquistar novos públicos, entrar em novos mercados, e outros.

Entretanto, o mais importante é que os objetivos do e-commerce devem estar de acordo com as metas de longo prazo do seu negócio. 

Mas, então, como abrir um e-commerce de sucesso? Neste artigo você encontra um guia completo para colocar esse plano em prática. 

Dá para abrir um e-commerce com pouco dinheiro?

Essa é uma pergunta que fazemos a cada novo investimento que nos disponibilizamos a concretizar. O que precisamos ter em mente para abrir um e-commerce de sucesso é que a plataforma por si só não trará resultados.

Isso porque o empresário deve se preocupar com o SEO do site, para se destacar nos mecanismos de buscas. Será necessário formar uma estratégia de divulgação, marketing e conteúdo. 

A boa notícia é que investir no mundo digital é muito mais barato e assertivo. Dessa forma é possível abrir um e-commerce com pouco dinheiro.

Contudo, diante das necessidades apontadas, vale considerar a contratação de novos profissionais para garantir um e-commerce de sucesso. E tudo isso deve ser calculado! 

A seguir você encontra uma lista com profissionais que podem te ajudar a montar um e-commerce de sucesso:

  • Analista de marketing: o profissional que vai criar estratégias, analisar a concorrência e implementar ações de vendas.
  • Atendimento: Um dos benefícios do e-commerce é o atendimento 24h, por isso, é extremamente necessário prestar um atendimento de qualidade.
  • Analista de SEO: Não adianta ter um e-commerce se você não tiver um SEO de qualidade. Invista nos mecanismos de busca para lucrar mais. 

Esses são os profissionais, que inicialmente podem trazer mais resultados ao e-commerce. Muitas vezes, o profissional que entende de SEO, também pode contribuir com a produção de conteúdo. 

Além disso, as redes sociais são indispensáveis! Nelas também podemos trabalhar os buscadores e, inclusive, investir em mídia, alcançar mais pessoas e aumentar as chances de vendas.

Para reunir bons profissionais e estratégias assertivas para turbinar o seu e-commerce, um agência de marketing especializada pode ser importante.

Todas essas ideias são válidas para o seu e-commerce, mas precisam ser adaptadas para a realidade do seu negócio!

Se você ainda tem dúvidas se vale a pena abrir um e-commerce, leia o tópico abaixo.

Benefícios de montar um e-commerce

Até aqui vimos muitas possibilidades e, com certeza, você já está avaliando as vantagens de abrir um e-commerce. Para acabar de vez com todas as dúvidas, continue a leitura deste guia completo de como abrir um e-commerce de sucesso. 

Competitividade

Estamos hiperconectados! Essa realidade torna o mercado digital tão promissor quanto parece. Nos conectamos não apenas para passar horas nas redes sociais, mas também para procurar e adquirir produtos. 

Neste contexto, empreendedores que não estão on-line perdem um mar de negócios e oportunidades.

Comodidade

A comodidade é um dos fatores determinantes para os consumidores tomarem a decisão de compra. Seja quem for o seu público-alvo, ele não para de se transformar. A cada dia os clientes estão mais exigentes, espertos e criteriosos. 

Um e-commerce de qualidade com certeza pode trazer muita comodidade para o público. A valorização desse benefício cresceu com a pandemia do Coronavírus, que fortaleceu hábitos que já tínhamos e provocou novos. 

Vendas sem limites geográficos

O único limite para um e-commerce é o esforço do empreendedor e do restante da equipe! A internet facilitou o acesso a inúmeros produtos e serviços independente da distância dos clientes. Aqui a sua tarefa é trabalhar em uma logística e um estoque de qualidade.

Mais uma vez será necessário fazer análises e pesquisas, por isso o planejamento e a definição de objetivos claros são tão importantes. Eles guiam todo o processo de criação do e-commerce.

Essas são apenas algumas das vantagens de abrir um e-commerce de sucesso. Agora, finalmente, podemos colocar a mão na massa e partir para a criação do e-commerce.

O que preciso para criar um e-commerce de sucesso?

Vamos lá! Do processo de planejamento ao lançamento de um e-commerce, todo empreendedor tem uma jornada longa. Mas ninguém está aqui para desistir, não é mesmo? 

O primeiro passo é escolher a plataforma do novo e-commerce e o profissional que ficará encarregado de montar a loja.

São inúmeras as plataformas para montar um site e abrir um e-commerce disponíveis na internet, dentre elas a Nuvem Shop, a Vtex, a Magento e a Woocommerceescolha a sua!

A sugestão é para que seja um profissional da área de TI (Tecnologia da Informação). Nessa etapa do processo, você precisa priorizar um site responsivo, otimizado e intuitivo. 

Outro ponto importante são as formas de pagamento e a identidade visual do e-commerce. Para o primeiro item, o mesmo profissional que fizer o site pode integrar as formas de pagamento na página de vendas.

Porém, para a identidade visual da loja on-line, o ideal é você contratar um design ou estudar o tema para fazer algo de qualidade. 

Pode não parecer, mas a identidade visual do seu e-commerce faz toda a diferença, além de ser extremamente favorável para a efetividade das vendas. Quando falamos de internet, o visual é parte determinante para a experiência do usuário. 

Não esqueça de escolher os canais de divulgação do seu e-commerce, assim como as plataformas de atração e finalização das vendas na loja on-line.

Essas decisões devem ser tomadas de acordo com as informações e o conhecimento sobre o seu público-alvo. Então, se você ainda não sabe para quem está vendendo, já passou da hora de descobrir. 

Por fim, escolha uma contabilidade para ecommerce, afinal nada melhor do que contar com o apoio de profissionais que realmente entendam do seu negócio.

Seguindo nossas dicas, você tem todo o potencial para abrir um e-commerce de sucesso. Seja qual for o seu objetivo, se esforce para alcançá-lo. 

Em caso de dúvidas, não deixe de entrar em contato com a nossa equipe e conferir as melhores soluções para tornar seus sonhos realidade. Até o próximo conteúdo! 

Rua Silveira Campos, 375 – 1º Andar Cambuci, São Paulo – SP

(11) 3349-3383

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