Muitos empresários possuem dúvidas a respeito de como começar o seu empreendimento. Por exemplo, muitos se perguntam como abrir uma loja em um shopping center.
Há muitas incertezas em se começar um negócio e, se os cálculos não forem feitos corretamente, o empresário pode perder dinheiro em uma localização ruim, por exemplo.
Os shopping centers, por sua vez, podem se apresentar como uma solução interessante para quem quer começar a empreender.
O que é uma Loja de Shopping center?
Diferente de uma loja aberta em um espaço próprio ou alugado em uma rua, ou mesmo em um prédio comercial, lojas em Shopping Center tem outras características.
Então, antes de entender como abrir uma loja em Shopping Center, é importante saber que os espaços são alugados, e os contratos podem durar até mais ou menos 4 anos.
Para que o contrato possa ser renovado, o lojista tem que manter um alto nível exigido pelo próprio shopping, por questões de segurança e para manter o padrão.
Esse alto nível inclui:
- Obrigatoriedade de um ar condicionado;
- Cuidados com a manutenção da loja;
- O pagamento de uma porcentagem sobre o lucro das vendas (varia em cada shopping).
Vale destacar que existem diferenças nas exigências de uma loja de shopping e um quiosque. Por exemplo, o quiosque tem contrato de seis meses e menos exigências.
Benefícios de uma loja de Shopping Center
O empresário também precisa considerar os benefícios relacionados em ter um ponto em um centro comercial, o que pode ser um incentivo a entender como abrir uma loja.
Entre os principais benefícios, podemos destacar os seguintes:
- Segurança: todo shopping center tem o seu próprio serviço de segurança, o que significa uma economia para o lojista;
- Estacionamento: todo shopping center também possui o seu próprio estacionamento, facilitando a vida dos clientes e dos lojistas;
- Eventos: os shoppings podem promover eventos exclusivos em datas comemorativas para incrementar as vendas;
- Decoração: todo bom shopping center investe em decoração, principalmente nas áreas de circulação comuns, o que melhor a experiência do cliente;
- Horário de funcionamento: os shoppings funcionam em horários diferentes e muitas vezes estendidos, o que aliado a segurança, aumenta o lucro do lojista.
Passo a passo de como abrir uma loja em Shopping Center
Agora que você já entendeu o que é uma loja de Shopping Center e os seus benefícios, chegou o momento de falar sobre como abrir uma loja em shopping centers.
Para simplificar, fizemos esse pequeno passo a passo bem direto que você pode seguir para iniciar o seu empreendimento em um centro comercial como um Shopping.
Passo 1: escolha o shopping adequado
O primeiro passo de como abrir uma loja em um Shopping Center é sobre escolher o shopping ideal para isso. E existem muitas coisas que o empresário deve considerar.
Um dos pontos principais é sobre as taxas cobradas pela administração do estabelecimento. Essa taxa sobre os lucros varia de shopping para shopping.
Dependendo do Shopping, o valor cobrado pode não valer a pena, em razão dos benefícios oferecidos em troca. Portanto, sempre analise se o Shopping escolhido é:
- Bem localizado em uma região de fácil acesso;
- Oferece segurança aos lojistas;
- É bem movimentado;
- Oferece bons benefícios aos clientes e aos lojistas (praça de alimentação, banheiro, áreas de lazer públicas e etc.).
Passo 2: analise a concorrência
O próximo passo sobre como abrir uma loja em um Shopping Center, é analisar a concorrência. E existem dois pontos que podem ser considerados nessa análise:
- Estar ao lado de marcas famosos podem significar mais movimento para a sua loja e uma valorização no ponto;
- Disputar espaço com lojas do mesmo ramo que a sua pode resultar na repartição da demanda e diminuição dos lucros.
Por outro lado, Shopping Centers com muitos espaços vazios e sem alugar, podem passar a impressão de que se trata de um lugar abandonado e com pouco valor.
Muitas vagas disponíveis em um Shopping Center, no entanto, podem ser uma oportunidade para o lojista conseguir alugar um espaço pagando um aluguel menor.
Passo 3: faça um planejamento financeiro
Depois de escolher o shopping adequado e analisar a concorrência nele, o próximo passo sobre como abrir uma loja em Shopping Center, é o planejamento financeiro.
Nenhum empreendimento deveria iniciar sem que antes todos os gastos necessários fossem calculados e postos na ponta do lápis. Gastos, por exemplo, com:
- Materiais;
- Equipamentos;
- Fornecedores;
- Aluguel;
- Taxas;
- Impostos;
- Marketing;
- Etc.
A melhor forma, por sua vez, de estimar todos esses gastos é fazendo uso de um plano de negócios. Pode valer a pena consultar um contador para ajudar com isso.
Passo 4: regularize a loja
Uma vez que você tenha concluído os passos anteriores, chegou o momento do último passo para saber como abrir uma loja em Shopping Center, que é a regularização.
A regularização da sua loja em um Shopping Center deve ser feita para evitar maiores problemas com o governo. O que pode ocasionar multas ou o fechamento da loja.
Portanto, será necessário adquirir um CNPJ para a sua loja, que é o número de registro padrão de todas as pessoas jurídicas. E para isso, é necessário abrir uma empresa.
Para se abrir uma empresa e obter um CNPJ será necessário se atentar alguns pontos importantes, como:
- O porte da empresa (se é micro, pequena, média ou grande), e isso irá depender do faturamento da loja;
- Definição do regime tributário, que no Brasil pode ser Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real, cada qual com alíquotas de imposto diferentes;
- Obtenção dos alvarás de funcionamento da prefeitura, estado e vigilância sanitária, se for o caso.
Para concluir, a etapa da regularização da empresa para abrir uma loja em um Shopping Center precisa ser acompanhada e orientada por uma contabilidade.
Vale a pena abrir uma loja em um Shopping Center?
Agora que você já entendeu todo o processo de como abrir uma loja em um Shopping Center, é o momento de analisar se de fato essa empreitada é para você.
Se por um lado existem muitas vantagens, também é necessário considerar as dificuldades. Talvez, como uma primeira experiência, possa ser interessante tentar um quiosque.
Quiosque faturam menos, possuem contratos menores, mas também tem menos exigências do Shopping. Um quiosque pode ajudar o empresário a avaliar se vale a pena investir mais.
Por fim, uma vez que a decisão de abrir uma loja em um Shopping Center foi finalmente tomada, não deixe de consultar uma contabilidade para que todo processo de abertura ocorra com tranquilidade.
Vai abrir uma loja em shopping center? Conte com a RSP Contabilidade, entre em contato conosco!
Rua Silveira Campos, 375 – 1º Andar Cambuci, São Paulo – SP
(11) 99184-7891