Ter seu próprio negócio é o sonho de muitos profissionais da odontologia, pensando nisso, preparamos um passo a passo completo explicando como abrir empresa para dentista.
Qualquer pessoa pode abrir uma clínica ou um consultório odontológico, desde que tenha um profissional registrado no Conselho Regional de Odontologia (CRO), que será responsável técnico na abertura do negócio.
No entanto, seja você dentista ou não, abrir uma empresa requer planejamento, especialmente financeiro, uma vez que além dos gastos com a estrutura e materiais para o estabelecimento, é necessário ficar atento às questões burocráticas.
Antes do passo a passo de como abrir empresa para dentista, vamos lhe explicar as principais diferenças entre atuar como profissional autônomo ou como pessoa jurídica, e o que considerar antes de abrir uma empresa.
Qual o melhor: atuar como autônomo ou abrir uma empresa?
Essa é uma dúvida muito frequente. Muitos profissionais odontológicos ainda não sabem como funciona cada um e qual é mais vantajoso para o seu negócio. Por isso, antes de tomar qualquer decisão, faça a comparação entre as duas modalidades.
Profissional autônomo (Pessoa Física)
Nessa modalidade, o dentista trabalha como pessoa física que presta serviço para outra pessoa. Ou seja, os ganhos e pagamentos de impostos devem ser declarados pela alíquota do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Além de precisar emitir um recibo toda vez que presta algum serviço odontológico.
Dessa forma, o dentista autônomo está sujeito a:
- Tributação pelo IRPF, sendo que a alíquota varia entre 7,5% e 27,5% sobre os rendimentos mensais;
- Preencher notas fiscais ou carnê leão a cada atendimento;
- Recolher os impostos de mês em mês;
- Menor oportunidade no mercado de trabalho, uma vez que clínicas e consultores têm preferência em contratar dentistas que atuam com CNPJ.
Profissional Pessoa Jurídica
Se um dentista decidir ter seu próprio negócio e abrir uma empresa, ele vai trabalhar como Pessoa Jurídica, e além de não precisar emitir nota fiscal toda vez que prestar um serviço, o profissional ainda terá maiores oportunidades no mercado de trabalho. Além disso, a pessoa jurídica tem disponível dois tipos de tributação e poderá escolher o que for mais vantajoso.
O dentista pode escolher entre a tributação no Simples Nacional, Lucro Presumido, sendo que as alíquotas efetivas podem ficar entre 6% a 19,5% do faturamento mensal.
Há também o Lucro Real, mas esse é um tipo de tributação incomum para empresas de pequeno e médio porte. Mas se for do interesse, a alíquota varia de acordo com o lucro efetivo da empresa.
Dessa forma, a profissional pessoa jurídica poderá pagar menos impostos, dividir o patrimônio pessoal do patrimônio da empresa, ter maior facilidade em expandir o seu negócio e até contratar funcionários.
Neste comparativo, é possível ver como abrir empresa para dentista é mais vantajoso do que trabalhar como autônomo. No entanto, é importante frisar que o melhor negócio é aquele que o profissional achar melhor para si.
Como abrir empresa: o que considerar antes de abrir uma
Antes de dar início ao processo de abertura da empresa, algumas considerações devem ser analisadas e definidas. Entre elas estão:
- Serviço prestado: ortodontia, serviços estéticos, implantes, etc.
- Clínica ou consultório: enquanto que nos consultórios podem ser feitos exames e cirurgias, na clínica não pode, sendo apenas para examinar o paciente, analisar sintomas, pedir ou analisar exames e dar o diagnóstico.
- Porte da empresa: o intuito é ser uma microempresa, empresa de pequeno porte, médio porte ou grande porte.
- Modalidade de tributação: Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.
- Natureza Jurídica: Sociedade Empresária Limitada, Sociedade Limitada Unipessoal, Sociedade Simples Limitada ou Sociedade Simples Pura.
Como abrir empresa para dentista: passo a passo
Mas se você preferir abrir uma empresa ou ser responsável técnico de uma sociedade, saiba o passo a passo completo de como abrir empresa.
Os seguintes passos de como abrir empresa são:
- Elaboração e Registro do contrato social;
- Emissão do CNPJ;
- Inscrição na Prefeitura;
- Licença da Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros;
- Registro da empresa no CRO e CNES.
Elaboração e Registro do Contrato Social
O primeiro passo é elaborar e registrar um Contrato Social na Junta Comercial do seu estado ou no Cartório de Registro de Pessoa Jurídica.
Para isso, é necessário preparar a seguinte documentação:
- Cópia autenticada do RG e CPF;
- Comprovante de residência atualizados do dentista, e houver, dos sócios;
- Cópia do IPTU do imóvel da clínica ou consultório.
Para fazer esse registro, o empresário poderá gastar entre 91,05 e 442,17 reais, a depender da natureza jurídica da empresa.
Emissão do CNPJ
O segundo passo é o registro da empresa na Receita Federal, onde será emitido o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ). Esse é um documento muito importante para abertura e funcionamento de empresas no Brasil.
Inscrição na Prefeitura
O terceiro passo é obter na prefeitura da sua cidade os seguintes documentos: Inscrição Municipal, Alvará e licença de funcionamento e Autorização para emitir Nota fiscal de Serviços Eletrônica (NFSe).
Licença do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária
Depois de ter a autorização da Prefeitura, é necessário solicitar o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) que dará o Certificado de Licença (CLCB), caso o estabelecimento esteja cumprindo as normas de prevenção e combate a incêndio em comércio.
Solicitar a Licença da Vigilância Sanitária, onde é garantido que o estabelecimento atende às condições de higiene e salubridade em estabelecimentos de saúde.
Por isso, é importante ressaltar que é preciso ter um cuidado extra com todos os detalhes e requisitos que o Corpo de bombeiros e a Vigilância Sanitária consideram para conceder as documentações.
A licença do Corpo de Bombeiros depende das dimensões do imóvel. Para isso, visite o site do órgão e simule os valores de acordo com as dimensões do seu estabelecimento.
Registro da empresa no CRO e CNES
Por último, fazer o registro da empresa no Conselho Regional de Odontologia (CRO) do estado de funcionamento do estabelecimento e no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).
Os valores do registro também podem variar, por isso visite o site do CRO do seu estado para obter o valor exato do seu registro.
Se você chegou até aqui e ainda tem dúvidas para abrir empresa para dentista ou deseja saber mais e abrir o seu CNPJ entre em contato com a RSP Contabilidade.
Rua Silveira Campos, 375 – 1º Andar Cambuci, São Paulo – SP
(11) 3349-3383
(11) 99184-7891