Trabalhar como Social Media é uma opção muito interessante para quem quer ganhar dinheiro com a internet, diante disso, surge a dúvida como abrir CNPJ para Social Media?
O fato é que, independente da profissão, seja ela tradicional ou nova, é necessário que ela seja regularizada para ficar em dia com as exigências da lei.
No entanto, por se tratar de um tipo inédito de profissão, existem muitas dúvidas acerca de como fazer para regularizar o profissional de Social Media. Vamos conversar sobre isso.
O que é Social Media?
O profissional de Social Media é aquele que trabalha exclusivamente gerenciando as mídias sociais, ou redes sociais, de uma pessoa (celebridade ou não) ou de uma empresa.
Geralmente, esse trabalho consiste em criar conteúdo para os perfis dessa pessoa ou instituição, postá-los e avaliar o resultado que eles estão trazendo.
Entender de marketing é fundamental, principalmente para saber ler as métricas de engajamento e entender como aumentar ainda mais o alcance das publicações.
Existem várias redes sociais nas quais um profissional de Social Media pode trabalhar. Por exemplo, o Facebook, o Instagram, o Linkedin, o Twitter, entre outros.
Social Media pode ser MEI?
Uma das primeiras dúvidas que surgem de quem trabalha ou quer trabalhar nessa área, diz respeito a possibilidade do Social Media atuar como MEI.
O MEI (Microempreendedor Individual) é um dos tipos mais vantajosos de pessoa jurídica que há no Brasil, pois a cobrança de impostos é reduzida e há pouca burocracia.
Apenas para exemplificar, um MEI não tem obrigação nem de emitir nota fiscal quando vende ou presta serviços para pessoas físicas, por mais recomendado que isso seja.
Entretanto, esse tipo de empresa tem as suas limitações:
- Faturamento máximo anual de 81 mil reais;
- Só pode ter um funcionário registrado;
- Não pode ser sócio de outras empresas;
- É proibido para profissões regulamentadas.
No entanto, apesar das vantagens Social Media não pode ser MEI, pois as atividades de marketing não estão entre aquelas que são permitidas para esse tipo de empresa.
Passo a passo de como abrir CNPJ para Social Media
Agora que você sabe que Social Media não pode ser MEI, veja esse passo a passo de como abrir CNPJ para Social Media da forma correta:
- Passo 1: defina o tipo de empresa;
- Passo 2: junte os documentos necessários;
- Passo 3: escolha os CNAEs corretos;
- Passo 4: fale com uma contabilidade.
Vamos falar sobre cada um destes passos agora.
Passo 1: defina o tipo de empresa
Para trabalhar como Social Media, ou qualquer outra área relacionada ao Marketing sem sócios, você tem duas possibilidades, são elas:
- EI (Empresário Individual): parecido com o MEI, porém sem tantas limitações e restrições;
- SLU (Sociedade Limitada Unipessoal): uma modalidade recente de empresa, não mistura patrimônio do sócio com a empresa e não precisa de capital inicial.
Passo 2: junte os documentos necessários
Para abrir CNPJ para Social Media é necessário juntar alguns documentos que serão exigidos durante o processo de abertura. São eles:
- RG e CPF;
- Comprovante de residência;
- Contrato de Locação ou carnê do IPTU do local da agência de social media (se houver).
Passo 3: escolha os CNAEs corretos
O próximo passo é escolher os CNAEs corretos. Caso você não saiba, um CNAE é o código de uma atividade que o governo exige que todo CNPJ esteja vinculado.
Para abrir CNPJ para Social Media, por sua vez, existem três opções principais:
- 7311-4/00 Agências de publicidade;
- 7319-0/03 Marketing direto;
- 7319-0/04 Consultoria em publicidade.
Passo 4: fale com uma contabilidade
Por fim, o passo mais importante para abrir CNPJ para Social Media é entrar em contato com uma contabilidade especializada em negócios digitais.
Por mais que o contador não seja obrigatório para o processo de abertura de uma empresa, o seu auxílio será fundamental para lidar com as questões da prefeitura e do estado.
Isso porque a empresa precisará ser registrada na junta comercial, no Município, e também será necessário conseguir o alvará de funcionamento.
Esses processos, por sua vez, podem ser feitos de forma errada e gerar atrasos. Por isso é tão importante contar com o auxílio de um profissional contábil.
Regime tributário para Social Media
Outro detalhe do qual muitos empreendedores desse ramo têm dúvida sobre o processo de abrir CNPJ para Social Media, é a respeito do recolhimento de impostos.
Assim como qualquer outra empresa, o Social Media precisa recolher impostos. E no Brasil existem três opções principais, são elas:
- Simples Nacional: a mais recomendada, com alíquotas variando entre 4,5% e 33% a depender se a empresa está no Anexo III ou Anexo V, definido pelo fator R;
- Lucro Presumido: possui obrigações acessórias, alíquota varia entre 13,33% e 16,33% dependendo do ISS do município;
- Lucro Real: obrigatório para qualquer empresa que fature mais do que 78 milhões de reais por ano, mas é muito complexo.
Vale ressaltar que na maioria dos casos um Social Media se enquadra melhor no Simples Nacional que possui diversas vantagens, como pagamento de impostos em guia única.
No entanto, o faturamento da atividade empresarial não pode ultrapassar 4,8 milhões de reais por ano.
Como ser um Social Media de sucesso?
Para concluir o assunto de como abrir CNPJ para Social Media, vamos falar um pouco sobre como se dar bem nessa profissão após estar devidamente regularizado.
Primeiramente é necessário compreender que o Social Media é um profissional de marketing que, por sua vez, é uma profissão que exige bastante conhecimento de inglês.
Saber inglês além do básico é fundamental para se dar bem nessa profissão, pois há muito conteúdo que é necessário interpretar e que está apenas nessa língua.
Depois, é essencial conhecer muito bem como funcionam as mídias sociais. Ser um heavy user (usuário intenso), vai te dar mais familiaridade com as suas ferramentas de trabalho.
Não obstante, por ser um trabalho criativo, é muito importante ser uma pessoa criativa e que busca estimular a criatividade com referências e consumo de conteúdo em geral.
Pensando em abrir CNPJ para Social Media? Saiba que essa pode ser uma excelente decisão para você que pretende expandir seus negócios, emitir notas fiscais e pagar menos impostos.
Para saber mais e abrir o seu CNPJ, entre em contato conosco, estamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas!