Atividades empresariais mais impactadas pelo coronavírus

Atividades Empresariais Mais Impactadas Pelo Coronavírus

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Nesse artigo, você confere quais são as atividades empresariais mais impactadas pelo Coronavírus, e quais foram as mudanças que a flexibilização trouxe para esses setores.

O ano de 2020 foi desafiador para toda a humanidade, por causa da pandemia do novo Coronavírus. Esse cenário foi responsável por causar diversas mudanças não apenas na vida de cada um, mas também nas atividades de muitos setores industriais.

Enfim, todas essas mudanças trouxeram sérios impactos negativos para a economia. Por isso, diversas empresas foram forçadas a fechar as portas devido à nova realidade que se configurou.

Inicialmente, achava-se que rapidamente a pandemia seria controlada, e que tudo voltaria ao normal. Porém, isso não ocorreu e as perdas foram graves, tanto de vidas quanto para a economia.

Sabemos que todos foram afetados negativamente pela COVID-19. Porém, na área de negócios, algumas atividades empresariais foram ainda mais impactadas.

Enfim, confira a seguir quais são as atividades empresariais mais impactadas pelo Coronavírus.

Atividades empresariais mais impactadas pelo coronavírus

Todas as atividades empresariais foram afetadas de alguma forma pela pandemia. Porém, algumas sofreram de forma mais intensa. Principalmente devido às restrições do contato social instituídas como forma de prevenção.

Enfim, os setores que mais sofreram foram:

  • O turismo;
  • Viagens aéreas;
  • Comércio;
  • Restaurantes;
  • Instituições de ensino;
  • Prestadores de serviço,
  • E profissionais de beleza e estética.

Então, confira abaixo um pouco mais sobre os impactos da pandemia em cada um deles:

1 – Turismo

Uma das estratégias utilizadas por municípios, estados e países para conter o avanço do número de contaminados pelo novo coronavírus, foi o fechamento de fronteiras.

Sendo assim, aliado ao isolamento social praticado pela maior parte da população, isso fez com que várias pessoas cancelassem suas reservas. Ou até mesmo que vários hotéis, pousadas optassem por não receber hóspedes.

Desse modo, o turismo foi altamente impactado pela pandemia, gerando perdas milionárias para este seguimento. Possivelmente, eles poderão recuperá-las somente no decorrer dos próximos anos.

Então, a saída para muitos empreendimentos do setor, foi trabalhar com uma política de adiamentos, ao invés de cancelar as reservas. Além de focar em melhorias na estrutura para receber os turistas após o controle da pandemia.

2 – Companhias aéreas

O fechamento de fronteiras também impactou diretamente as companhias aéreas.

Governos de diversos países, incluindo o Brasil, suspenderam os voos internacionais por um tempo e várias pessoas cancelaram suas viagens com medo de contrair o vírus.

As restrições nas viagens internacionais ainda existem. Afinal de contas, a pandemia ainda não acabou. Porém, muitas companhias aéreas estão retomando aos poucos as atividades.

No entanto, uma série de mudanças na dinâmica dos voos foi necessária para garantir a segurança dos passageiros.

3 – Comércio e as atividades empresariais mais impactadas pelo coronavírus

Diversos comerciantes se viram obrigados a encerrar suas atividades devido à pandemia. Do mesmo modo, outros tantos precisaram adaptar seus modelos de negócio.

Sem que as pessoas pudessem transitar livremente pelas ruas devido ao isolamento social, muitas empresas não conseguiram arcar com seus custos, como o aluguel, por exemplo. Com isso, houve um considerável impacto negativo para o comércio.

Com isso, a saída que muitas empresas viram foi migrar para o modelo de vendas online. Assim, além de reduzirem os custos com o ponto físico, era também uma forma de manter as operações durante a pandemia.

4 – Restaurantes

Apenas os restaurantes que implementaram o sistema de entregas, o famoso delivery, conseguiram se manter, ou até mesmo crescer durante a pandemia.

Por um lado, para evitar saírem de casa, muitas pessoas passaram a utilizar os aplicativos de entrega. E passaram a também encomendarem comida direto dos estabelecimentos.

Por outro lado, as restrições financeiras provocadas pela pandemia também influenciaram na escolha de muitas famílias, que optaram por cozinhar mais.

Diante disso, foi necessário que os estabelecimentos de alimentação se adaptassem, e buscassem diversas estratégias para contornarem essa crise, sem que sentissem seus efeitos de forma tão intensa.

Contudo, muitos restaurantes tradicionais, que não mudaram seus modelos de negócios, ficaram intensamente comprometidos, ou tiveram que fechar as portas.

5 – Instituições de ensino

No caso das instituições de ensino, as restrições foram extremamente desafiadoras. Apenas aquelas que já possuíam alguma experiência com plataformas a distância, conseguiram se adaptar rapidamente à mudança de rotina.

Outras, que atuavam apenas com ensino presencial, se viram forçadas a mudar de um dia para o outro o modelo das aulas, utilizando plataformas e métodos que, até então, não haviam utilizado.

Há quem diga que muitos avanços ocorreram nesse processo, devido à maior inserção da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem.

Contudo, muitos estudantes não se adaptaram bem à mudança de rotina, e optaram por trancar ou abandonar os cursos. Com isso, o faturamento das escolas em todos os níveis de ensino acabou sendo prejudicado também.

Além do problema da adaptação ao novo modelo de ensino, diversas pessoas ficaram sem condições de pagarem as mensalidades.

Afinal de contas, boa parte da população também acabou enfrentando muitos problemas financeiros e desemprego.

6 – Prestadores de serviço

Os profissionais autônomos também foram fortemente impactados pela pandemia, gerando um problema social gigantesco.

Sem poder sair de casa para trabalhar, muitos prestadores de serviço ficaram sem renda, vivendo a ansiedade de aguardar por um cenário de melhora a respeito da pandemia.

O auxílio emergencial instituído pelo governo, foi uma forma de garantir a sobrevivência de diversas famílias no Brasil durante o ano de 2020.

E foi a salvação para muitos prestadores de serviços que ficaram sem opções de trabalho durante o isolamento social. Assim como para muitas famílias também.

7 – Profissionais de beleza e estética

Os serviços de beleza e estética também foram mais algumas das atividades empresariais mais afetadas pelo Coronavírus.

Não apenas devido ao isolamento social, mas também devido ao comprometimento econômico das famílias, que provocou a diminuição da procura por este tipo de serviço durante a pandemia.

Dessa forma, muitos profissionais de beleza e estética tiveram que se reinventar, abandonando espaços físicos, realizando atendimentos em domicílio, criando promoções e pacotes. Sem esquecer dos devidos cuidados, é claro.

Atividades empresariais mais impactadas pelo coronavírus e as mudanças com a flexibilização

Com o intuito de reaquecer a economia, o isolamento foi flexibilizado no país. Porém, sempre se utilizando de algumas medidas preventivas.

Diante disso, todos os setores, incluindo esses que citamos, tiveram que mudar a forma que trabalhavam para se adequarem à nova realidade. Até que a vacinação ocorra, e possamos ficar livres do risco.

Dentre essas mudanças, podemos citar:

  • O reforço na higiene, com o uso de máscaras pelos funcionários e clientes;
  • Disponibilização de álcool em gel nos estabelecimentos;
  • Aumento da frequência de limpeza dos espaços;
  • Aferição de temperatura dos clientes e funcionários;
  • A otimização do espaço para garantir uma distância segura entre as pessoas,
  • E a digitalização de muitos processos.

Enfim, essas foram as atividades empresariais mais impactadas pelo Coronavírus em 2020. O seu negócio foi atingido pelos reflexos econômicos da pandemia?

Conte com o apoio da RSP Contabilidade para reestruturar o seu negócio, entre em contato conosco!

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Veja também

Posts Relacionados

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você!
4 aspectos que comprovam a importância da assessoria fiscal para…
Cresta Posts Box by CP
Nossa equipe é icentivada e motivada a sempre interferir na formulação de novos processos que visem otimizar o fluxo de trabalho e consequentemente garantir maior qualidade para você, buscamos participar de congressos e conhecer o que há de mais atual no mercado no que tange a tecnologoia aplicada na execução de nossos serviços para cada dia mais melhorar nossa entrega garantindo assim sua satisfação precisão e agilidade.

Contamos com um rigoroso controle de processos que visa garantir agilidade e assertividade na execução de todos nossos trabalho.

Optando por nosso serviço financeiro você terá a tranquilidade e comodidade de contar com um apoio administrativo que visará diminuir ao máximo a necessidade de sua intervenção em tarefas de controle financeiro, o objetivo é maximixar o tempo que você focará na estratégia e liderança de seu negócio, visando assim, consequente crescimento de forma consistente

Em todos nossos planos cumprimos com todas as conformidades, legais, garantindo sua tranquilidade e segurança de que sua empresa estará regular e com suas obrigações em dia.
Monitoramos e registramos nossos chamados para mensurar o tempo gasto em cada resolução, sempre buscando melhorar nossos indicadores de atendimento, fornecendo para você maior agilidade no atendimento de sua demanda.

Nossas consultorias inicia por ouvir, entender e buscar a forma mais simples, clara e objetiva de esclarecer sua necessidade.