Saber como vender no Mercado Livre é algo indispensável para qualquer empresa que esteja nos primeiros anos e esteja à frente de uma empresa do segmento do varejo, independente do nicho em específico.
Isso acontece porque o Mercado Livre está entre os principais e mais populares marketplaces do país. E a cada ano que passa, a empresa investe ainda mais em melhorias e campanhas para se tornar ainda mais popular.
Então sendo você, empreendedor, líder de uma empresa que ainda está nos primeiros anos, tê-lo como um aliado pode ser uma ótima forma de popularizar o seu produto e atingir uma fatia ainda maior do público, que dificilmente se limita às cinco regiões brasileiras.
Justamente com isso em mente, hoje nós da RSP Contabilidade preparamos este guia e mostramos como vender no Mercado Livre com CNPJ para que você consiga aumentar ainda mais as suas vendas!
Por que vender no Mercado Livre?
Entender como vender no Mercado Livre e considerar essa opção é indispensável para qualquer empresa que lida com vendas business-to-consumer (popularmente conhecido como B2C). Isso porque os números do marketplace surpreendem e têm uma ótima relação com os investidores que participam da plataforma.
O Mercado Livre entrou em operação em 1999, na Argentina, e desde então está presente em 18 países. A lista completa segue abaixo:
- Brasil;
- Guatemala;
- El Salvador;
- Costa Rica;
- Panamá;
- Colômbia;
- Equador;
- Peru;
- Bolívia;
- Paraguai;
- Chile;
- Uruguai;
- Argentina;
- Venezuela;
- República Dominicana;
- Nicarágua;
- Honduras;
- México.
Com essa presença predominante no mercado latino americano, o Mercado Livre lidera como o maior marketplace da América Latina. Em números aproximados, há mais de 60 milhões de ofertas de produtos, de carros aos serviços em tempo real.
De acordo com o próprio Mercado Livre, o marketplace conta com seis mil buscas por segundo. No mesmo intervalo, acontecem 9 vendas, sendo que 90% das compras costumam ser novas e diretas de negócios legítimos.
No ponto de vista da economia nacional, apenas o marketplace é responsável por fazer circular 0,12% do PIB brasileiro. Isso porque há mais de 15.480 vendedores com faturamento que permite sustentar 98.648 postos de trabalho.
Já sobre apenas o marketplace, todo o sistema interno conta com soluções voltadas especialmente aos anunciantes e lojas ativas.
A começar pelo marketplace, que funciona como um shopping online que permite vender os mais variados tipos de produtos, como imóveis, veículos, gadgets e até mesmo serviços para pessoas físicas.
Indo além disso, há ainda soluções do pós venda, permitindo às empresas ativas comprem, vendam, promovam conteúdos internos, enviem e ainda deem soluções extras de pagamento.
Como vender no Mercado Livre com CNPJ
Felizmente, é possível vender no Mercado Livre com CNPJ e a partir disso criar um cadastro gratuito e começar o processo de novos negócios.
Para mostrar os passos necessários, veja abaixo o guia que nós da RSP Contabilidade criamos e mostramos como vender no Mercado Livre com CNPJ.
Veja abaixo:
1. Acesse o site do Mercado Livre
O primeiro passo é ir ao site do Mercado Livre. Embora pareça simples, nós recomendamos que você clique no hiperlink ou acesse através dos mecanismos de buscas para ter certeza que está no site certo. Essa simples medida evita golpes e que você acesse links falsos.
2. Clique em “cadastra-se” e preencha as informações
No canto superior direito, há a opção “crie a sua conta”. Ao clicar lá, você é redirecionado e abre um processo de cadastramento. Porém, ao invés de dar sequência, você precisa selecionar a opção “cadastro com CNPJ”.
Nisso, as primeiras informações solicitadas são: CNPJ; nome fantasia; email; e senha.
3. Valide o e-mail cadastrado
O passo seguinte é igualmente fácil: o Mercado Livre envia um código de quatro dígitos ao email cadastrado. Sendo assim, você precisa acessá-lo e voltar ao site os quatro dígitos enviados.
Note que há tempo. Portanto, você precisa ter fácil acesso ao email para concluir o cadastro. Além disso, ao errar muitas vezes, a própria plataforma pode bloquear o seu acesso temporariamente por ser uma atitude suspeita.
Sendo assim, tenha atenção na hora de informar os quatro dígitos para não correr nenhum risco que atrase o seu cadastro.
4. Confirme a identidade da empresa
Logo na sequência, o Mercado Livre solicita o certificado da abertura da empresa atualizado. Neste caso, basta o envio do PDF oficial atualizado junto à plataforma para prosseguir.
Caso não tenha o documento salvo, é possível emiti-lo na junta comercial do seu município ou online através da consulta da situação cadastral da sua empresa. Caso precise de ajuda especializada, você também pode contar com uma empresa contábil.
5. Responda os dados da empresa
Por fim, o último passo está entre os mais simples: responder os questionamentos sobre faturamento e sociedade da empresa. Ao fim do processo, basta aguardar a validação dos documentos e você já pode usar a sua conta para vender no Mercado Livre!
Contabilidade das vendas no Mercado Livre
Fazer a contabilidade das vendas no Mercado Livre não é uma tarefa fácil, principalmente quando o volume das vendas surpreendem e não param de crescer.
Isso acontece porque a plataforma funciona apenas com a intermediação das vendas, isto é, a venda em si é de responsabilidade do vendedor. Neste caso, há soluções do próprio Mercado Livre para auxiliar no processo contábil, porém a resposta automatizada não conta com o apoio presencial de uma empresa contábil.
A RSP Contabilidade & Consultoria Contábil é uma contabilidade atualizada e usa de ferramentas digitais para garantir as melhores soluções de contabilidade e consultoria contábil.
Justamente por isso, ela realiza a contabilidade das vendas realizadas no Mercado Livre e ainda as insere em um planejamento tributário sob medida que, em muitos casos, costuma alcançar soluções de elisão fiscais, reduzindo a carga fiscal a ser paga dentro da lei.
Caso queira saber e entender como nós da RSP Contabilidade podemos te ajudar em como vender no Mercado Livre com CNPJ, clique aqui e entre em contato com um dos nossos muitos especialistas!