Como consultar DAS em atraso? Se você possui uma empresa optante pelo Simples Nacional e possui débitos pendentes de regularização esse artigo é para você.
Nesse conteúdo, vamos apresentar um passo a passo para que você consulte e regularize seus débitos em atraso com o Simples Nacional de forma prática e descomplicada.
O que é o Simples Nacional?
O Simples Nacional é um regime tributário destinado a microempresas e empresas de pequeno porte, ou seja, negócios com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões.
Ao optar pelo Simples Nacional, as empresas contam com diversos benefícios importantes, sendo o principal deles, o pagamento de todos os impostos em guia única por meio do Documento de Arrecadação do Simples Nacional, ou simplesmente DAS.
Por meio da DAS, as empresas podem recolher os seguintes impostos:
- IRPJ – Imposto de Renda da Pessoa Jurídica;
- CSLL – Contribuição Social sobre o Lucro Líquido;
- PIS – Contribuição para o Programa de Integração Social;
- COFINS – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social;
- IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados;
- ICMS – Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação;
- ISS – Imposto Sobre Serviços;
- CPP -Contribuição Previdenciária.
A guia DAS possui vencimento todo dia 20, e portanto, precisa ser calculada e paga mensalmente, levando em consideração o faturamento e o anexo de enquadramento da empresa.
Quando o pagamento não acontece na data devida, o contribuinte precisa entender o que é preciso fazer e como consultar DAS em atraso.
Você perdeu a data de vencimento e agora precisa efetuar o pagamento da DAS em atraso? Continue conosco e confira o passo a passo completo no próximo tópico.
Como consultar DAS em atraso: Passo a Passo
O passo a passo para consultar DAS em atraso é muito simples e prático, confira logo abaixo:
- Acesse o site do Simples Nacional, clicando aqui;
- Selecione a opção “Simples Serviços”;
- Logo na sequência, clique em “Cálculo e Declaração”;
- Na tela seguinte, clique em “PGDAS-D e DEFIS – a partir de 2018”;
- Faça login com o código de acesso da sua empresa ou utilize um certificado digital;
- Por fim, clique na opção “Débitos” para consultar os valores em atraso.
Como alternativa, você também pode consultar DAS em atraso por meio do Portal E-CAC. Neste caso, o passo a passo é o seguinte:
- Acesse o site do e-cac, clicando aqui;
- Faça login com o código de acesso da sua empresa ou utilize um certificado digital;
- Selecione a opção “Pagamentos e Parcelamentos”;
- Logo em seguida, clique na opção “Consulta Comprovante de Pagamento – DARF, DAS, DAE e DJE”;
- Por fim, escolha a opção “DAS” e confira na lista apresentada os valores em atraso.
Para efetuar o cálculo da guia atualizada e colocar a situação da sua empresa em dia com o fisco, conte com o apoio de um escritório de contabilidade especializado em empresas do Simples Nacional.
Aqui na RSP Contabilidade, contamos com um time de profissionais com amplo conhecimento no Simples Nacional para fornecer todas as orientações que você precisa, entre em contato conosco!
Qual o valor da multa por DAS em atraso?
Você já sabe como consultar DAS em atraso, sendo assim, é muito importante procurar regularizar a situação da sua empresa o quanto antes, evitando o acréscimo de juros sobre o valor da dívida.
A multa por DAS em atraso corresponde a 2%, sendo o valor da dívida acrescido ainda de juros de 0,33% ao dia.
É importante destacar que em caso de não pagamento dos débitos por período prolongado, a Receita Federal pode suspender o CNPJ da empresa, impedindo as suas atividades.
Como funciona o parcelamento do Simples Nacional?
Agora que você já sabe como consultar DAS em atraso, é hora de conferir o que é necessário para parcelar os débitos e regularizar as pendências.
Sim, muitos empresários não sabem, mas é possível parcelar débitos em atraso com o Simples Nacional, regularizando assim, a sua situação com o fisco.
Os débitos em atraso podem ser parcelados pelo fisco, mediante solicitação do seu contador, desde que respeitadas as seguintes condições:
- O valor mínimo das parcelas mensais é de R$ 300,00;
- Os valores em atraso podem ser parcelados em até 60 vezes com correção pela taxa Selic;
- O número de parcelas é definido automaticamente pelo sistema do Simples Nacional;
- O parcelamento é efetivado mediante o pagamento da primeira parcela;
- As demais parcelas devem ser pagas até o final dos meses subsequentes.
Com o parcelamento do Simples Nacional, o empresário ganha maior fôlego e flexibilidade para colocar as suas contas em dia.
Como consultar DAS em atraso: O que acontece com as empresas que não regularizam seus débitos com o Simples Nacional?
Agora que você já sabe como consultar DAS em atraso e descobriu que pode parcelar os seus débitos, providencie o quanto antes a regularização da dívida e evite problemas com o fisco.
Débitos em atraso com o Simples Nacional, podem resultar em juros, multas e até mesmo na exclusão da empresa do Simples Nacional.
Com a exclusão compulsória do Simples Nacional, a empresa precisa optar por outro regime tributário, tendo como opções o Lucro Presumido ou o Lucro Real.
Em ambos os regimes, a carga tributária é significativamente maior que a praticada no Simples Nacional, e além disso, a empresa passa a ser obrigada a entregar um número maior de declarações, o que eleva os seus custos com contabilidade.
Por fim, em caso de não quitação das dívidas, o CNPJ pode ser suspenso e a dívida cobrada judicialmente pela Procuradoria Nacional de Fazenda.
Como faço para regularizar meu Simples Nacional?
Precisando regularizar o Simples Nacional da sua empresa? Conte com o apoio do time de especialistas da RSP Contabilidade.
Nosso time de contadores está preparado para cuidar de todos os trâmites necessários para regularização da sua empresa, incluindo a consulta de DAS em atraso e o parcelamento dos débitos.
Deseja saber mais sobre como consultar DAS em atraso, parcelamento do Simples Nacional e regularizar a sua empresa?
Não perca mais tempo, entre em contato conosco, agora mesmo!
A RSP Contabilidade é especializada em empresas do Simples Nacional. Conte com o apoio dos nossos especialistas!