Há vários segmentos no qual um comércio pode atuar, sem dúvidas um dos mais lucrativos é o ramo de produtos de beleza, por isso pode ser um excelente negócio abrir uma loja de cosméticos.
Entretanto, começar um negócio nessa área pode não ser tão fácil se o empreendedor não se planejar bem quanto a tudo que ele precisará fazer para ter sucesso.
Pensando nisso, resolvemos escrever este conteúdo explicando como começar uma loja no ramo de produtos de beleza e cosméticos em geral. Vamos lá?
O que é uma loja de cosméticos?
Primeiramente vamos definir uma loja de cosméticos como um tipo de negócio especializado na venda de produtos relacionados à estética feminina e masculina.
Vale destacar que o ramo de produtos para beleza é altamente lucrativo e, mesmo em tempo de crises, consegue se manter muito bem.
Por causa disso existem muitas lojas de cosméticos competindo entre si, principalmente pela atenção do público feminino, que é o maior consumidor desses produtos.
Produtos necessários para abrir uma loja de cosméticos
Agora, para começar o processo de abrir uma loja de cosméticos, é necessário considerar os seus fornecedores e todos os produtos que irão ser necessários.
Uma boa loja de cosméticos apresenta uma grande variedade de opções aos seus consumidores. Alguns exemplos de produtos que podem ser comercializados:
- Para o banho: desodorantes; sais de banho; talcos; lenços; escovas; buchas; toucas; shampoos; condicionadores; óleos; cremes de hidratação;
- Para a pele: reparadores; tinturas; esmaltes; bases; removedores; alicates; palitos; algodão; lucas; cremes hidratantes; esfoliantes; cremes depilatórios;
- Para o rosto: cremes de massagem; ceras para depilação; bases; pó compacto; corretivos; rímel; sombras; delineador; batom; demaquilante; lápis;
- Perfumes: nacionais e internacionais.
Claro que dependendo da loja podem haver outras opções.
Escolha uma boa localização
Se o intuito é abrir uma loja de cosméticos que realmente tenha um grande potencial lucrativo, é muito importante que o empresário se atente a localização da loja.
Escolher um local ao acaso, apenas porque havia um espaço vago para alugar, pode não ser muito inteligente. O local ideal para uma loja de cosméticos precisa:
- Ser de fácil acesso por diferentes vias;
- Possuir um fluxo constante de pessoas;
- Ter boas condições estruturais.
Por outro lado, nada impede o empreendedor de construir um espaço, mas isso pode requerer um grande investimento. É necessário um planejamento financeiro muito bom.
Invista na presença online da loja de cosméticos
Para abrir uma loja de cosméticos que se mantenha sempre lucrativa, independente de onde ela estiver localizada, é muito importante investir em presença online.
Presença online, por conseguinte, significa, entre outras coisas, ter perfis nas redes sociais e ser ativo nelas e também ter um domínio próprio.
Uma empresa que sabe bem como usar a internet a seu favor, independente do ramo, sempre terá um faturamento garantido.
O fato é que a internet não serve apenas para divulgar a marca da loja ou os seus produtos. Uma loja de cosméticos também é capaz de fazer vendas por um e-commerce.
A melhor parte disso é que a maioria das redes sociais hoje, como o Facebook, o Instagram e até mesmo o Whatsapp oferecem ferramentas para comercializar produtos.
Também há a opção de criar uma e-commerce no próprio site da loja, mas isso pode ser relativamente custoso em um primeiro momento.
Quanto custa abrir e manter uma loja de cosméticos?
Para definir o valor do investimento para abrir uma loja de cosméticos é necessário fazer uma lista de todos os equipamentos e estoque inicial que serão necessários.
Também é necessário considerar os gastos estruturais mensais necessários para manter a loja funcionando e regularizada, para não correr nenhum risco.
Vamos fazer uma pequena lista do que será necessário:
- Gastos estruturais: computador, impressora, mesas, armário escritório, balcão de atendimento, prateleiras, prateleiras, gôndolas, display promocional e vitrines;
- Estoque inicial: verifique a lista de produtos que fizemos no tópico “Produtos necessários para abrir uma loja de cosméticos”;
- Custos mensais: luz, água, gás, salários dos colaboradores, tributos diversos, marketing, serviços contábeis e serviços de outra natureza.
Uma vez que o empresário já sabe o que ele irá precisar para abrir uma loja de cosméticos, é só pesquisar as opções disponíveis no mercado, procurando pelo melhor custo-benefício.
No entanto, uma estimativa média de investimento, apenas considerando os gastos estruturais mais o estoque inicial, é que o investimento fique em torno de 70 mil reais.
Os gastos mensais, no entanto, podem variar mais em razão de uma boa negociação com os parceiros comerciais da empresa.
Como abrir uma loja de cosméticos?
Tendo todo o planejamento do funcionamento da loja já bem estabelecido, chegou a hora de falar da burocracia que não se pode evitar ao abrir uma loja de cosméticos.
Em primeiro lugar, é necessário definir o porte da empresa e o seu regime tributário. No caso do porte, ela pode ser micro, pequeno, médio ou grande.
Isso pode ajudar a estimar o faturamento da empresa que, por sua vez, irá definir a alíquota paga de impostos e também o regime de impostos mais apropriado.
No Brasil, existem três regimes de tributação, são eles:
- Simples Nacional: para empresas que faturam até 4,8 milhões por ano, os impostos são pagos em uma única guia; alíquotas entre 6% e 33%;
- Lucro Presumido: para empresas que faturam até 78 milhões por ano, o pagamento dos impostos é mais complexo; alíquotas entre 13,33% e 16,33%;
- Lucro Real: apenas para grandes empresas com faturamentos mensais milionários.
O passo seguinte, depois de já ter definido a melhor forma de tributação e o tamanho da empresa, é registrar a empresa e conseguir as autorizações necessárias.
Tudo que o empresário irá precisar é o seguinte:
- Registrar a loja na Junta Comercial;
- Emitir CNPJ com a Receita Federal;
- Adquirir a Inscrição Estadual e inscrição Municipal na cidade da loja;
- Obter o alvará de localização e funcionamento;
- Tirar a licença da Vigilância Sanitária;
- Conseguir autorização de funcionamento do Corpo de Bombeiros.
Por fim, o mais importante de tudo para conseguir abrir uma loja de cosméticos sem dor de cabeça é pedir o auxílio de uma contabilidade, especialista em abertura de empresas.
Conte com o time de especialistas da RSP Contabilidade e abra a sua loja sem dor de cabeça! Entre em contato conosco!