O infoproduto é uma tendência de mercado inevitável depois que a internet passou a fazer parte das nossas vidas. Apesar de ser bastante conhecido, muitas pessoas ainda têm bastante dúvida sobre como abrir empresa para infoprodutor.
Nesse artigo você encontrará não só dicas de como abrir empresa para infoprodutor, mas também conhecerá um pouco mais sobre esse mercado promissor, rentável e bastante acessível para quem oferece e para quem acessa.
Como abrir empresa para infoprodutor?
Nas etapas abaixo, você encontra detalhes e informações importantes de como abrir empresa para infoprodutor. Confira:
1. Primeiro passo de como abrir empresa para infoprodutor
Antes de qualquer coisa, o futuro empreendedor deve entender se ele prefere abrir uma empresa de infoprodutos sozinho ou com algum sócio. Isso definirá todas as seguintes decisões.
Caso opte por abrir a empresa de infoprodutos sozinho, a pessoa deve escolher entre cadastrar o negócio no tipo Sociedade Limitada Unipessoal ou EI – Empresa Individual.
No caso daqueles que abrir um negócio de produtos digitais em parceria com outra pessoa, pode cadastrar o negócio como Sociedade Empresária Limitada.
Conte com a RSP, sua contabilidade para empresas digitais e abra o seu próprio negócio como infoprodutor!
2. Segundo passo de como abrir empresa para infoprodutor
Depois de escolhido o tipo de negócio que a empresa vai ser cadastrada, deve-se avaliar a viabilidade do negócio. Nessa etapa, a pessoa deve buscar avaliar o mercado a sua volta e as tendências.
Essa etapa vai nortear todas as decisões futuras, já que é nela que o futuro empreendedor entende como deve abrir a sua empresa, que tipo de produto irá oferecer e como tudo será entregue para os clientes em potencial.
3. Terceiro passo de como abrir empresa para infoprodutor
Nessa etapa o futuro infoprodutor viabiliza o local em que irá abrir a sua empresa. Ele deve decidir se vai abrir em casa, se vai locar um espaço para separar as realidades ou adequar um espaço que já tenha.
Os espaços de coworking são uma boa opção para esse perfil de empreendedor, já que disponibilizam uma boa estrutura que pode ser acessada de forma muito flexível e que geralmente, fica bastante em conta para quem está começando.
4. Terceiro passo de como abrir empresa para infoprodutor
No quarto e último passo, a pessoa deve entender de que forma pretende entregar o conteúdo aos seus clientes. No geral, pode ser por texto em e-mails, vídeos, fotos, ebooks, palestras, transmissões ao vivo, lives, músicas, podcasts e pastas de documentos online de acesso coletivo.
O que são produtos digitais ou infoprodutos?
Por definição, um produto digital é tudo aquilo que é comercializado no meio online. No geral, eles são soluções informativas para diversos assuntos que só podem ser acessados através de plataformas digitais.
Os produtos digitais, também chamados de infoprodutos, começaram a ganhar destaque no mercado por ter um baixo custo para quem o oferece. Por consequência disto, ele também se torna de baixo custo para o consumidor final.
Cursos online, palestras, e-books, músicas, vídeo aulas, site de membros, aplicativos, treinamentos corporativos e tipos específicos de software são alguns exemplos de infoprodutos.
Apesar de necessitar de uma estrutura bem pensada e robusta, os produtos digitais podem ser uma ótima opção para quem deseja ter algum rendimento com algum tipo específico de conhecimento que já possui.
Quais são as vantagens de ter um infoproduto ou produto digital?
Confira na lista abaixo alguma das principais vantagens de ter um infoproduto:
1. Tendência de mercado
O mercado de infoproduto está em alta, muito em razão do advento dos meios digitais e de suas várias facetas. Esses produtos têm sido bastante procurados e podem ser uma ótima opção de negócio, já que as projeções são de crescimento intenso.
2. Baixo custo
Uma das principais características que fazem o infoproduto ser uma boa aposta de negócio é que na maioria das vezes, o infoprodutor não vai precisar despender uma grande quantidade de dinheiro para iniciar. Aliás, no mercado tem vários exemplos de negócios que começaram sem precisar de nenhum investimento.
3. Facilidade na estrutura
Para conseguir montar um negócio como infoprodutor, o futuro empreendedor deste mercado não vai precisar de uma grande estrutura como acontece nas lojas de produtos comuns.
Não é preciso logística, funcionários, estoque, transporte ou nenhum outro tipo de preocupação que um negócio comum traz. Na maioria das vezes, o infoprodutor só vai precisar mesmo é de uma boa internet ou no máximo de uma agência de marketing e publicidade para promover seus produtos.
4. Lucro
Uma das coisas mais legais de se investir em um infoproduto é que a renda é direta e o futuro empreendedor pode lucrar bastante e sempre já que o produto pode ser adquirido a qualquer hora, fazendo com que o dinheiro entre a qualquer hora também.
5. Público diversificado
Outro destaque muito bacana do infoproduto é que ele pode ser consumido por públicos diferentes, fazendo com que o produto seja bastante acessível. Tanto quando se fala de valor, quanto de localização, o infoproduto pode ser bastante democrático para quem deseja acessá-lo.
Quem pode abrir uma empresa de infoproduto?
A primeira regra que deve ser seguida quando se deseja ter uma empresa de produtos digitais é ter mais de 18 anos. Parece óbvio, mas como a internet é acessível para todos, muitos jovens não levam isso em consideração.
Deve-se ter mais de 18 anos para abrir uma empresa de infoprodutos porque para iniciar o negócio a pessoa deverá lidar com alguns procedimentos legais que exigem maioridade para tal.
Depois é importante entender se a pessoa tem algum conhecimento ou ideia importante para passar a outras pessoas. Nesse momento, deve-se estruturar qual será a base do seu negócio, de forma que ele fique bastante sólido.
Outra coisa importante é ligar o conhecimento ou ideia que se tem, com a necessidade dos clientes. Isso vai fazer com que o negócio tenha relevância e se torne essencial para aqueles que procuram ter acesso a produtos digitais.
O mais essencial é que a pessoa consiga montar uma forma dinâmica e diferente de entregar o conteúdo, para que ela se destaque no meio da concorrência. Aí vale tentar de tudo, já que o mercado já dispõe de uma série de infoprodutores.
Deseja abrir uma empresa para infoprodutores, mas não sabe por onde começar? Conte com a RSP Contabilidade e com quem realmente entende do assunto, entre em contato conosco!
Rua Silveira Campos, 375 – 1º Andar Cambuci, São Paulo – SP
(11) 3349-3383
(11) 99184-7891