Como abrir um agência de publicidade

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Você sabe o que é, como funciona e como abrir uma agência de publicidade?

Nunca falamos tanto de transformação digital, digitalização de negócios e marketing digital. É importante frisar que esse conceito não surgiu na pandemia do Coronavírus, pelo contrário, a crise global apenas impulsionou algo que já estava acontecendo.

Neste cenário, as agências de publicidade se tornam negócios promissores. Mas nem todo o empreendedor sabe como abrir uma agência de publicidade.

Em 2018, a compra de espaços em mídia movimentou R$ 147 bilhões, segundo a Kantar Ibope Media. Esse montante representou um crescimento de 10,2% em relação ao ano anterior e protagonizou uma alta de 36% do número de anunciantes, e 39% no volume das marcas. Como podemos perceber, o mercado publicitário parece promissor, no entanto, não podemos esquecer da concorrência. 

Os processos necessários para abrir uma agência de publicidade são semelhantes aos de qualquer empresa, mas não se preocupe, vamos dar todos os detalhes nesse artigo.

Ao contrário do que você deve estar pensando, não é necessário ser um profissional de comunicação social ou publicidade para abrir uma agência. Tudo o que você precisa é estar próximo dessas pessoas e, se possível, contratar profissionais da área.  

Como abrir uma agência de publicidade com pouco dinheiro?

Então você está decidido a abrir uma agência de publicidade, parabéns! Só não esqueça que apesar do setor estar em alta, será necessário muito trabalho, esforço e dedicação para fazer o seu negócio prosperar.

Antes de pensarmos em investimentos, é extremamente importante você entender em qual segmento que a sua agência vai atuar, a seguir você encontra os mais comuns:

  • Produção de sites responsivos, blogs e conteúdos
  • Gerenciamento de mídias sociais
  • Serviços de mídia (Google, Facebook, Instagram e Linkedin Ads)
  • E-mail marketing
  • E-commerce
  • Criação de aplicativos
  • Produção e roteiro de vídeos
  • Otimização para mecanismos de buscas (SEO)
  • Criação de landing pages

Depois que definir os serviços que serão prestados pela sua agência de publicidade, é hora de analisar a concorrência.

Quando o assunto é publicidade, analisar concorrentes locais não é o suficiente. Procure também nas redes sociais. Atualmente, os negócios digitais estão em ascensão. 

O setor publicitário está em alta no Brasil, mas a concorrência também é grande, então o conselho é para você reservar tempo e analisar o mercado criteriosamente. Aí chegou a hora de pensarmos nos investimentos.

Sim, é possível abrir uma agência de publicidade com pouco dinheiro, no entanto, com a chegada de novos clientes e o crescimento da sua empresa, será necessário repensar os gastos e a dinâmica de trabalho. 

Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a abertura de uma agência de publicidade requer investimento de R$ 100 mil. Isso se você optar por ter um espaço físico no início.

É importante ressaltar que o investimento deve estar de acordo com o planejamento estabelecido. Se a intenção é começar com pouco dinheiro, então recomenda-se iniciar os trabalhos com uma agência de pequeno porte. Abaixo, nós listamos possíveis custos que você pode ter com a abertura deste empreendimento. Veja:

  • Registro da empresa, honorários profissionais e taxas: R$ 3.500
  • Mobiliário para a área administrativa: R$ 6.500
  • Equipamentos operacionais: R$ 50.000
  • Instalações e reformas: R$ 15.000 
  • Marketing de lançamento R$ 10.000
  • Capital de giro: R$ 15.000,00 

Os valores apresentados são apenas uma estimativa. É totalmente possível trabalhar na redução desses custos. Uma dica valiosa é começar somente no ambiente digital. 

Agência digital de publicidade

Como mencionado anteriormente, não é necessário abrir uma agência de publicidade em um espaço físico.

Atualmente, negócios locais tiveram que digitalizar-se e outros começaram as atividades apenas nos canais digitais, onde podemos atingir um número maior de pessoas.

Neste caso, as reuniões com os clientes serão online e o uso de ferramentas de gestão se fazem ainda mais necessários.

Para que você não se perca nos processos e nas contratações, você pode abrir uma agência de publicidade e começar normalmente com quatro ou cinco funcionários. São eles:

  • Atendimento: Responsável pela comunicação e organização de demandas com os clientes.
  • Criação: Geralmente conta com designer e redator, para a produção de peças publicitárias.
  • Gestão: Lembre-se que uma agência de publicidade é uma empresa como qualquer outra e precisa de controle de custos e contas a pagar muito bem estruturados.
  • Mídia: Aqui o profissional direciona o orçamento dos clientes para os canais onde eles terão maior chance de retorno.
  • Conteúdo: Profissionais de conteúdo ficam responsáveis por qualquer demanda que envolva redação e  contribuem também para o planejamento mensal dos clientes.

Por fim, os donos de agência de publicidade ou os profissionais de Recursos Humanos dessas empresas devem selecionar muito bem os colaboradores.

A comunicação, a publicidade e o marketing são áreas extremamente estratégicas, que exigem pensamento crítico e muita criatividade.

Aproveite esse momento para criar a cultura organizacional da sua agência e impulsionar o reconhecimento dela no mercado. 

Relacionamento com os clientes

Quando falamos de relacionamento com os clientes de uma agência de publicidade, essa tarefa normalmente fica com  profissionais de atendimento e  executivos de contas.

No entanto, ao abrir uma agência de publicidade inicialmente você não vai precisar de um executivo de contas, apenas profissionais de atendimento costumam ser suficientes. No entanto, é imprescindível alinhar as demandas , as metas e os resultados de cada cliente.

Faça reuniões frequentes e lembre-se: o resultado que você e sua equipe proporcionarem aos primeiros clientes serão essenciais para o crescimento da agência de publicidade a longo prazo.

A relação entre agência e cliente muitas vezes exige paciência, já que o cliente não entende conceitos de publicidade, mas precisa atingir determinado objetivo. 

Marketing para agências

O segredo tanto para o sucesso como para o fracasso de muitas agências de publicidade está na divulgação das mesmas.

Pense nos serviços que você oferece e faça isso também para a sua agência. Grandes marcas alcançaram resultados surpreendentes após adotarem estratégias de marketing e produção de conteúdo alinhados ao propósito da empresa.

Produza conteúdo, faça anúncios e mostre o trabalho que você e sua equipe fazem na agência. Quem já está convencido a abrir uma agência de publicidade deve se preocupar com as documentações e os registros exigidos para a abertura de uma empresa.

Você pode economizar tempo se escolher profissionais especializados para cuidar da legislação e burocracias do seu negócio.   

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