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E-commerce para empreendedores, como fazer seu negócio vender online

E-commerce para empreendedores, como fazer seu negócio vender online

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Você já pensou em ganhar dinheiro pela internet? Para isso, seria preciso abrir um negócio profissional, e contar com as informações necessárias. Nesse sentido, a melhor saída é investir em um e-commerce para vender online.

Afinal de contas, as pesquisas atuais demonstram que a maioria dos brasileiros já está acostumada a comprar pela internet, ou seja, além dessa mudança no hábito do consumidor, saiba que o e-commerce tem sido uma opção viável para quem quer consolidar seu próprio negócio.

Enfim, se você procura um investimento para vender online, com a flexibilidade e rentabilidade que esse mercado digital oferece, acompanhe nosso artigo a seguir. Assim, você entenderá melhor o que é e-commerce, seus tipos de segmento e pode conferir ainda um simples passo a passo de como criar o seu.

E-commerce: o que é e quais são os tipos existentes?

Em primeiro lugar, saiba que as origens do e-commerce estão no ano de 1979. À época, ele seria apenas um projeto pioneiro para sistema de compras online. No entanto, foi apenas dois meses depois que ocorreu a instalação da primeira plataforma.

Alguns anos depois, no ano de 1990, a internet consolidou o modo de comprar e vender online. Vale ressaltar que o termo “e-commerce” é a abreviação de electronic commerce. Em bom português, o comércio realizado de forma online.

Sendo assim, podemos afirmar que todo e-commerce nada mais é do que uma loja online. Além do mais, saiba que para uma loja online é chamada de e-commerce apenas quando vende produtos relacionados a uma única empresa.

Em linhas gerais, sua estrutura é simples. Você monta um e-commerce e passa a expor produtos, a forma de pagamento e dados de entrega. Em relação aos tipos de e-commerce, veja a seguir os mais populares para comprar e vender online.

  • Business to Consumer (B2C);
  • Social Commerce (S-Commerce);
  • Business to Business (B2B);
  • Consumer to Consumer (C2C),
  • Consumer to Business (C2B).

Dicas para vender online e aumentar a margem de lucro

Claro que o consumidor procura sempre o menor preço para fechar uma compra. No entanto, caso um determinado produto resolva um problema, e ainda apresente maior valor agregado, seu consumidor pode até pagar mais por ele. Enfim, confira abaixo algumas dicas para aumentar vendas online.

Destaque produtos no seu site

Para isso, procure ter sempre à mão uma lista com os itens mais vendidos. Além disso, também é uma boa prática saber quais são as escolhas do consumidor, seus produtos mais bem avaliados, e demais segmentações internas.

Apresente um menu intuitivo

Ao certo, todo consumidor na internet precisa ser atraído pelo visual. Sendo assim, invista em um menu intuitivo e claro para facilitar qualquer busca.

Acompanhe cada mudança de mercado

Com a tecnologia é assim: em um piscar de olhos, tudo muda, ou seja, a internet muda muito rápido. Então, procure ficar atento às novidades, e como anda a sua concorrência.

Capriche na descrição

Claro que, quanto mais dados sobre um produto, mais fácil para você vender online. Ainda mais se seu nicho de mercado é o de produtos digitais.

Respeite os direitos do consumidor

Por último e mais importante, mantenha respeito em relação ao consumidor e seus direitos. Afinal, comprar e vender online pode passar insegurança a iniciantes. Contudo, o seu crescimento depende de idoneidade.

Quais são as vantagens de vender online?

Sem dúvida, vender online traz diversas vantagens. Então, confira a seguir quais são as mais atrativas entre os empreendedores de lojas virtuais.

Mais autonomia ao vender online: ao se decidir por vender online, você terá liberdade total para escolher a aparência do blog, ou seja, é possível optar por layouts de acordo com seu público e produto.

Menor custo de manutenção: as lojas online possuem um custo de manutenção e infraestrutura reduzido. Além disso, conforme o tipo de produto que você vende, não será necessário um grande investimento para gerenciar. Como se não bastasse, os custos para manter o plano de uma loja online também são muito menores do que os custos com aluguel de lojas físicas.

Vendas escaláveis: depois de abrir um e-commerce, o processo de comprar e vender é dinâmico. Dessa forma, você pode realizar muitos negócios a partir de um único anúncio.

Baixo investimento: aqui, a vantagem é que você não precisa investir em despesas como aluguel, salário de funcionários e energia.  Aliás, até mesmo os valores de um servidor de hospedagem e domínio próprio apresentam planos acessíveis.

Vender online – como montar um e-commerce

A internet pode parecer complicada. No entanto, hoje em dia, o processo de abertura de um e-commerce está cada vez mais intuitivo. Para conferir isso de perto, acompanhe a seguir um simples passo a passo:

1. Escolha o tipo de produto para vender online

Com certeza, esse será o primeiro passo para criar seu e-commerce. Afinal de contas, ele irá impactar nos últimos passos, que incluem fases de logística e distribuição. Entre os mais populares, temos os produtos físicos como:

  • Eletrônicos;
  • Sapatos;
  • Alimentos;
  • Livros,
  • Roupas.

2. Comprando seu domínio

Como dica básica, você precisa escolher um domínio que tenha relação com o produto que você quer vender online, ou seja, o nome do seu e-commerce tem que ser de fácil assimilação. Para isso, você precisa conferir, clicando aqui.

3. Escolha da ferramenta para vender online

Para iniciantes na internet, indicamos ferramentas próprias para e-commerce. Pois elas são simples e oferecem várias funcionalidades. Apesar de existirem opções na internet, recomendamos que você siga alguns grupos do Facebook sobre o tema, para formar opinião sobre cada serviço.

4. Selecionando o modo de pagamento

A partir da escolha da sua ferramenta de e-commerce, configure suas opções de pagamento. Entre elas, citamos cartão de crédito, depósito em conta, boleto e paypal.

5. Investindo na logística

Aqui está um ponto importante ao comprar e vender online. Afinal, é comum que muitos consumidores fiquem inseguros ao efetuar negócios online. Pois produtos físicos não saem da tela de dispositivos direto para suas mãos.

Nesse aspecto, sua logística precisa de credibilidade para conquistar e fidelizar clientes. Portanto, crie uma logística de distribuição ágil e bem estruturada. Além do mais, defina quais produtos precisam de estoque, quais são por encomenda e que contrato firmar sobre o frete.

Enfim, seguindo essas dicas, certamente será mais fácil vender online, e criar um e-commerce de sucesso!

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