Uma ótima gestão financeira é de extrema importância para todo negócio, e também para o planejamento familiar. Aliás, isso independe do tamanho da empresa, e da atividade que você irá desempenhar.
Porém, muito se fala sobre gestão financeira, mas poucas pessoas entendem o que é e qual a sua importância. Enfim, você já sabe o que é necessário para aprimorar e controlar suas finanças ou as finanças de seu negócio? Afinal de contas, o que é gestão financeira? Leia até o final e tire as suas principais dúvidas.
O que é gestão financeira?
A gestão financeira é uma disciplina que trata de assuntos relacionados à administração de finanças das empresas e das organizações.
Porém, a gestão financeira não deve se limitar ao ramo empresarial e dos negócios. Afinal de contas, a gestão financeira é essencial para uma boa saúde econômica não só de empresas, como também de qualquer pessoa.
Portanto, é preciso aprender sobre gestão financeira para administrar de forma correta o capital e os recursos de uma empresa, bem como as finanças pessoais também.
Pensando nisso, separamos uma lista com 5 passos de como fazer uma gestão eficiente de verdade! Confira!
5 Passos para fazer uma gestão financeira eficiente
Enfim, conheça agora quais são os 5 passos para uma boa gestão financeira:
1.Planejamento financeiro
Um planejamento financeiro irá definir, de uma forma bem evidente, quais são as suas metas. Sendo assim, por mais que você já tenha realizado um planejamento, nesse processo é necessário revê-lo.
Com uma expansão de seu negócio, por exemplo, novas missões na gestão financeira devem ser impostas para que o seu negócio continue tendo um crescimento eficiente, organizado e consistente.
Por isso, estabeleça quais são:
- suas metas;
- seus planos de operação;
- os seus prazos,
- todos os seus projetos.
Dessa forma, você terá condições de realizar os investimentos, sem comprometer o orçamento do seu negócio.
O planejamento financeiro irá proporcionar uma visão mais estratégica e mais ampla desse negócio. Com isso, o gestor conseguirá identificar onde estão os erros que podem comprometer a saúde financeira da empresa no futuro.
2.Gestão financeira – a importância de analisar o fluxo de caixa
O fluxo de caixa possui papel essencial dentro de qualquer empresa. Afinal de contas, ele permite conhecer todas as entradas e todas as saídas de capital de um determinado período.
Somente com essas informações que o fluxo de caixa oferece, é possível perceber o quanto o seu empreendimento tem disponível para novo investimentos. E você também terá condições de saber se essas dívidas não ultrapassarão suas receitas.
Com um fluxo de caixa em dia, também é possível realizar o um controle de finanças de maneira mais eficaz, podendo emitir os relatórios com as informações precisas, para facilitar as tomadas de decisão. Portanto, é necessário atualizar o fluxo de caixa de forma contínua.
3.Diminua custos que não resultam em ganhos para a empresa
É essencial reduzir os gastos que não se revertem em ganhos para a sua empresa. É o caso dos desperdícios, por exemplo. Pois eles acabam gerando somente despesas para o seu negócio.
Para identificá-los, é necessário realizar uma análise bem minuciosa de todos os gastos, a fim de perceber onde estão esses excessos. Só assim será possível eliminá-los.
Aliás, o momento atual é muito propício para se criar um hábito de perceber os custos, e tentar reduzi-los ao máximo. Afinal de contas, cortar os gastos desnecessários é essencial para a saúde financeira do seu negócio.
4.Defina as suas prioridades para ajudar na gestão financeira
Um setor financeiro acaba por ser bem sobrecarregado. Afinal de contas, ele abrange todos os setores da empresa. Dessa forma, com um crescimento do seu negócio, certamente a demanda tende a aumentar.
Então, para solucionar essa problemática, é necessário definir estratégias e as prioridades, definido aquilo que é mais urgente em seu negócio.
Faça uma seleção de quais são suas pendências com mais urgência. E trabalhe para que elas sejam concluídas o quanto antes.
Para isso, envolva a sua equipe. Afinal de contas, para uma gestão financeira eficiente, é necessário que todos tenham o mesmo objetivo.
5.Mantenha as finanças pessoais separadas das finanças da empresa
Um dos grandes erros da grande maioria as pessoas é pensarem que podem pagar suas contas pessoais com o dinheiro da empresa.
Isso não só não ocorre como acaba criando um ciclo bem vicioso de descontrole. Dessa forma, afeta todo o caixa e toda a apuração correta dos lucros. Por isso, é primordial que as contas da empresa sejam completamente separadas das contas dos sócios.
Como colocar a gestão financeira em prática?
Precisando colocar a gestão financeira em prática na sua empresa? Conte com a RSP Contabilidade.
A RSP Contabilidade surgiu quando identificamos nas pequenas e médias empresas a necessidade de contar com parceiros que lhes auxiliem na organização e gestão de seus negócios para a tomada das melhores decisões.
Nosso papel é agir não apenas de forma consultiva, mas atuar como parceiros dos negócios de nossos clientes indo muito além das obrigações contábeis e fiscais.
Todos os dias milhares de empresas nascem e morrem em nosso país por falta de preparo, gestão ou organização.
A missão da RSP é ajudar no desenvolvimento, qualificação e amadurecimento empresarial de nossos clientes.
Conheça os nossos serviços:
- Gestão Fiscal, Contábil e de Pessoal;
- Legalização;
- BPO Financeiro;
- Consultoria Empresarial.
Para descobrir como a RSP Contabilidade pode contribuir para o sucesso e crescimento da sua empresa, entre em contato conosco e converse com um dos nossos especialistas.
(11) 3349-3383
(11) 99184-7891