Profissional liberal, aprenda a preencher o seu livro caixa de maneira efetiva
A boa utilização do livro caixa pode determinar o sucesso de qualquer negócio, incluindo profissionais liberais
O livro caixa é um recurso que pode e deve ser utilizado para qualquer empresa, independente do seu tamanho ou porte, pois tem como principal objetivo registrar todas as entradas e saídas em relação às finanças.
- Mas como preparar um livro de caixa?
- Se trata de uma tarefa simples ou algo complexo demais para tentar aplicar em meu negócio?
- Eu, como profissional liberal, posso simplesmente aplicar o livro de caixa ao meu negócio?
Buscando responder todas essas perguntas, preparamos um artigo especial sobre o assunto, tenho certeza que você, profissional liberal, vai se surpreender com a facilidade de criar um livro caixa para o seu negócio.
Como criar um livro caixa?
Para criar um livro caixa existe uma forma bastante simples, seguindo uma estrutura básica para tal, dividida em poucos recursos. Abaixo, listamos cada um dos recursos e qual a sua finalidade:
- Data do lançamento.
- Descrição breve.
- Crédito (Entrada).
- Débito (Saída).
- Saldo atual.
A seguir, listamos algumas informações importantes sobre como preencher de forma correta o livro caixa. Este guia pode te ajudar bastante para que as informações sejam fidedignas e colocadas de forma correta.
Observações para o preenchimento correto
O primeiro passo que se precisa observar trata-se do preenchimento da data do lançamento, esse é um campo teoricamente simples, mas que requer um pouco de atenção quanto à real data do ocorrido. Lembrando que, por se tratar de um documento como livro caixa, as informações precisam ser bastante fidedignas, ou seja, a data real é a data que precisa ser anotada, nem um dia a mais nem um dia a menos.
No campo da descrição, como o próprio nome indica, basta escrever uma breve descrição, nada muito longo a ponto de preencher o campo com informações não tão relevantes, por outro lado, nada muito sucinto a ponto de não conseguir identificar o lançamento, mesmo quando consultado em data posterior.
O campo de crédito deve conter o valor total e real do crédito que entra em caixa, se o valor for parte de um todo, o valor de entrada deverá corresponder somente à parte que entrou de fato para o caixa nessa exata data.
O campo de débito, assim como o crédito, deve conter o valor total e real de débito que sai do caixa na data determinada. Exatamente como ocorre no crédito, o valor de saída deverá corresponder somente à parte que saiu de fato do caixa na corrente data.
Por último, o saldo do livro caixa, após cada operação, deve ser atualizado, nesse campo é preciso prestar muita atenção e preencher de forma correta, se possível utilizando de ferramentas como calculadora para determinar valores exatos do saldo após cada ação de entrada ou retirada do livro caixa.
Livro caixa para profissionais liberais
Para os profissionais liberais, o livro caixa pode representar muito além do que uma organização financeira relacionada ao seu fluxo de caixa.
Os profissionais liberais registrarão materiais de consumo próprio para a utilização de seu trabalho, ou seja, coisas como:
- Material utilizado para limpeza.
- Material utilizado para reparo.
- Material utilizado para uso administrativo (escritório).
- Entre outros…
Gastos com todos os materiais utilizados no dia a dia e que permitem para o profissional liberal o bom desempenho do seu serviço.
Conte com a RSP Contabilidade
Conte conosco, da RSP Contabilidade, somos uma contabilidade especializada em profissionais liberais.
Podemos te ajudar com todas as suas dúvidas contábeis, pois contamos com know-how de quem está no mercado há mais de 12 anos.
Contamos com uma equipe de experts em diversas áreas que estão sempre disponíveis para te ajudar no que for preciso, inclusive nas tomadas de decisão.