Passo a passo para elaborar a folha de pagamentos dos colaboradores da sua empresa de segurança e vigilância!
Veja tudo que precisa constar na folha de pagamento dos seus funcionários
O empresário que tem a ideia de que para garantir o êxito de seu negócio basta focar em oferecer um produto ou serviço excelente se surpreende ao perceber a quantidade de coisas que é preciso lidar diariamente para isso…
Afinal, produtos e serviços não são oferecidos aos clientes do nada, demandam processos, pessoas, capital e uma série de fatores, e você sabe bem disso, como gestor ou gestora de uma empresa de segurança e vigilância.
Dentre os aspectos que precisam da sua atenção, se manter em dia com as obrigações é fundamental para que seu negócio possa continuar funcionando.
Sabendo disso, preparamos este artigo para falar sobre uma obrigação que precisa ser cumprida para que você se mantenha distante de processos trabalhistas: a folha de pagamento.
Folha de pagamento – Por que é importante?
Antes de partir para o passo a passo sobre o que precisa constar na folha de pagamento dos colaboradores da sua empresa de segurança e vigilância, é crucial entender o porquê deste documento ser tão importante.
A folha de pagamento é o documento onde você, empregador, irá evidenciar o cumprimento de tudo que o colaborador tem direito, desde o salário até benefícios, bem como descontos.
Assim, o colaborador tem em mãos evidência de que foi tudo cumprido, e isso também é um comprovante de que você cumpriu com sua obrigação.
Ficou clara a importância, não é mesmo?
Sendo assim, vamos ao passo a passo…
Passo a passo para elaboração da folha de pagamento
Quanto mais informativa e completa a folha de pagamento for, melhor para ambas as partes.
Assim, falaremos sobre as informações que não podem faltar.
Passo 1 – Dados do colaborador e empresa
A primeira coisa a ser evidenciada são os dados de ambas as partes…
Da empresa, comumente os dados são o CNPJ, endereço, atividade realizada e afins.
Do colaborador, é o nome, cargo exercido, salário e afins.
Passo 2 – Horas trabalhadas
É preciso verificar o controle de ponto que a sua empresa tem para verificar as horas que foram trabalhadas.
Aqui, você já conseguirá identificar a existência de horas extras a serem pagas ou atrasos e faltas que precisem ser descontados.
Passo 3 – Descontos
Os descontos provém pelas seguintes razões:
- Pela averiguação das horas trabalhadas, em caso de atrasos ou faltas;
- Benefícios: VT, Convênio, VR e afins;
- INSS.
Passo 4 – FGTS
O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é um direito que todo colaborador CLT possui, e não é descontado do salário do mesmo, sendo uma obrigação sua, como empregador, de pagá-lo.
O desconto costuma ser de 8%.
Passo 5 – Salário líquido
Por fim, após passar por todas essas etapas, é possível verificar qual o salário líquido que o colaborador irá receber, sendo que, com tudo que falamos anteriormente estando evidenciado na folha de pagamento, estará visível como se chegou a esse valor.
Conte com a RSP!
Estar em dia com as obrigações é fundamental, contudo, também é preciso de atenção e cuidado para garantir que erros não ocorram.
Sabemos que a sua rotina já é repleta de tarefas para serem cumpridas diariamente…
E é exatamente por isso que você pode contar conosco, da RSP!
Nós somos uma contabilidade especializada em empresas de segurança e vigilância, e estamos prontos para cuidar disso para você, promovendo a tranquilidade que você precisa para focar em outras coisas.
Dessa forma, não hesite em nos contatar.