Conheça 10 indicadores de gestão financeira que todo gestor e empresário precisa acompanhar para levar sua empresa a alcançar os objetivos desejados.
A gestão financeira atua como um dos personagens centrais ao elaborar a história de sucesso da sua empresa e dos seus negócios.
Sendo assim, se você não conseguir manter o controle sobre suas finanças, você acabará perdendo o controle sobre todo o seu negócio.
Diversas pesquisas sugerem que muitas empresas que encerram as suas atividades, acabam tomando essa decisão, em função da falta de recursos financeiros e táticas de gestão sólidas.
A única forma de evitar tais consequências, consiste em acompanhar de perto a saúde da sua empresa, por meio dos indicadores de gestão financeira.
1. Liquidez Corrente
O índice de liquidez corrente é um dos indicadores de gestão financeira mais utilizados para analisar a posição de liquidez de um negócio no curto prazo. Este KPI financeiro mostra a relação entre os ativos circulantes e passivos circulantes de uma empresa.
Índice Corrente = Ativo Circulante / Passivo Circulante
Os ativos atuais incluem estoque, contas a receber e saldos bancários que você pode transformar em dinheiro dentro do prazo de um ano. Já o passivo circulante cobre as dívidas a pagar em um ano, como empréstimos de curto prazo e contas a pagar.
Quando o indicador ficar abaixo de 1, é sinal de que o negócio pode não possuir ativos suficientes no curto prazo para cumprir suas obrigações.
2. Margem de Lucro Bruto
O KPI de lucro bruto ou lucratividade é um indicador de gestão financeira que descreve os recursos de geração de lucro do negócio.
Especialistas financeiros usam essa métrica para obter tendências de lucratividade de uma empresa e decidir o curso de ação necessário.
Você pode estimar essa métrica usando o lucro bruto obtido dividido pelas vendas líquidas de um determinado período.
Por sua vez, para obter o lucro bruto, subtraia o CMV (Custo das mercadorias vendidas) das vendas líquidas.
Margem de Lucro Bruto = Vendas Líquidas – CMV / Vendas Líquidas * 100
A margem de lucro bruto é útil no estágio intermediário do ciclo de negócios, pois permite entender se os produtos oferecidos são rentáveis para sua empresa ou não.
3. Índice de Endividamento
Essa métrica financeira mede a dívida total da sua empresa em relação ao patrimônio líquido geral.
O endividamento é um fenômeno comum para a maioria das empresas. No entanto, se o seu valor exceder um determinado nível, sua empresa poderá enfrentar riscos indesejados.
O cálculo da dívida total inclui tanto a dívida de longo prazo quanto a de curto prazo.
Relação Dívida sobre o Patrimônio Líquido = Dívida Total / Saldo Total do Patrimônio Líquido
Um aumento da relação dívida / patrimônio geralmente significa que o negócio está alavancado mais do que os níveis apropriados.
Nesses casos, sua administração deve garantir que a empresa obtenha lucros suficientes para cobrir o pagamento de suas dívidas.
4. Índice de Cobertura de Juros
O índice de cobertura dos juros é um indicador para empreendimentos com dificuldades financeiras, pois permite avaliar a capacidade da empresa para cumprir as obrigações da dívida.
As empresas têm obrigações contratuais para pagar juros sobre empréstimos e títulos. Assim, esse índice compara os lucros de uma empresa com suas despesas com juros.
Índice de Cobertura de Juros = EBIT / Despesa de Juros
5. Índice de Fluxo de Caixa Operacional
As organizações empresariais usam esse KPI de liquidez para avaliar a capacidade de pagar suas obrigações de curto prazo com o fluxo de caixa de suas operações primárias.
Você deve usar o valor do fluxo de caixa operacional disponível na demonstração do fluxo de caixa de uma empresa para derivar essa métrica.
Índice de fluxo de caixa operacional = fluxo de caixa operacional para o período determinado / passivo circulante
6. Capital de Giro
Um indicador de gestão financeira fundamental para garantir um funcionamento simplificado do dia-a-dia dos negócios, o capital de giro é um KPI financeiro popular.
Ele ajuda a determinar a posição de liquidez de uma empresa, mostrando o excesso de seus ativos circulantes sobre seus passivos circulantes.
Capital de giro = Ativo circulante – Passivo circulante
As empresas devem visar a manutenção de um nível ideal de capital de giro. Se o capital de giro for negativo, pode indicar sua incompetência para pagar suas dívidas correntes.
Contraditoriamente, o excesso de capital de giro sugere uma falta de utilização ótima dos ativos fixos.
7. Ponto de equilíbrio
Em linguagem comum, o ponto de equilíbrio refere-se ao ponto sem lucro e sem perda para um negócio, ou seja, quando os ganhos e custos totais são equivalentes.
Ponto de equilíbrio = Custos fixos / Margem de lucro bruto
De acordo com os princípios de contabilidade de custos, a análise do ponto de equilíbrio ajuda a determinar o nível de vendas que uma empresa deve alcançar para recuperar seus custos fixos.
8. Retorno do Investimento (ROI)
A compreensão dos KPIs e indicadores de gestão financeira para empresas, fica incompleta sem uma olhada no conceito de retorno sobre o investimento (ROI).
Este indicador representa o retorno monetário gerado a partir de uma proposta de investimento em comparação com seu custo.
Podemos estimar o valor do retorno usando a diferença entre o valor presente do investimento e seu custo de aquisição.
Retorno do Investimento = (Valor atual do investimento – Custo do investimento) / Custo do investimento
O ROI facilita o processo de avaliação de diferentes propostas de investimento. Você pode obter os retornos gerados por um determinado investimento em um período de tempo específico e determinar as decisões de investimento futuras adequadas.
9. Rotatividade de Contas a Receber
A cobrança de pagamentos de clientes em dia é tão essencial quanto o pagamento pontual de fornecedores para manter a eficiência do capital de giro.
Usando o KPI financeiro de giro de contas a receber, podemos verificar a eficácia de uma empresa na cobrança de recebíveis.
Giro de Contas a Receber = Vendas a crédito líquidas / Contas a receber médias para o período determinado
As empresas desejam um maior giro de contas a receber, pois fortalecem a entrada de recursos no caixa do negócio.
10. Volume de Negócios de Contas a Pagar
O pagamento em dia dos fornecedores de uma empresa, é fundamental para evitar a cobrança de juros e multas por atraso.
Assim, os indicadores de gestão financeira podem nos esclarecer sobre o ritmo em que uma empresa paga seus fornecedores.
Giro de Contas a Pagar = Compras líquidas a crédito / Média de contas a pagar do período
Uma redução no giro de contas a pagar é possivelmente um sinal de problemas de fluxo de caixa da empresa.
Acompanhe os indicadores de gestão financeira da sua empresa
KPIs e indicadores de gestão financeira fazem parte de algumas ferramentas primárias que os profissionais de finanças confiam para obter uma imagem mais clara do estado das finanças de uma empresa.
Como foi possível observar ao longo deste conteúdo, a maior parte dos KPIs são fáceis de calcular e dão suporte a um melhor processo de tomada de decisão.
Além das principais métricas financeiras e KPIs listados acima, as organizações também podem adaptar alguns indicadores às suas necessidades
Sendo assim, escolha o conjunto ideal de KPIs financeiros para sua empresa e comece a jornada para atingir suas metas.