O que é Fluxo de caixa e para que ele serve?

O que é Fluxo de caixa e para que ele serve?

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Para você, que é um empreendedor responsável, é um dever diário saber como anda seu negócio. Nesse sentido, uma das melhoras formas para medir se sua empresa está crescendo é a partir da análise do fluxo de caixa.

Afinal, caso seus recursos não estejam cobrindo as despesas, ele ajuda você a repensar onde destinar, e como seu dinheiro pode entrar na sua contabilidade. Ainda assim, muitos empresários sequer sabem o conceito e a importância do fluxo de caixa.

Para saber mais sobre o assunto, confira o artigo a seguir. Pois, além de poder ajudar você a gerir melhor seu negócio, ele vai esclarecer algumas dúvidas para ajudar a sua empresa crescer de forma consistente!

Fluxo de caixa: o que é?

O grande alicerce para uma empresa de sucesso está presente numa gestão financeira profissional. Pois o constante crescimento tem ligação direta com um controle eficiente sobre vendas, saídas e entradas de dinheiro. E até mesmo os pagamentos diversos.

Em suma, controlar o fluxo de caixa é algo fundamental para você manter a organização das suas finanças. Ou seja, seu dia-a-dia profissional precisa ter planejamento sobre o trabalho, e gestão sobre seus rendimentos e investimentos.

Como conceito, ele tem o objetivo de calcular o saldo disponível do seu empreendimento. Assim, você pode fazer um balanço preciso de quanto capital você possui, e onde está investindo cada recurso.

Em outras palavras, esse fluxo financeiro é a ferramenta essencial para sua empresa poder sobreviver com solidez, e por muito mais tempo. Além do mais, embora ele possa parecer difícil de colocar em prática, basta contratar uma assessoria profissional, para sua contabilidade ficar sempre ao seu alcance.

Para que serve o fluxo de caixa?

Conforme já conferiu conosco, a partir da análise segura do fluxo de caixa você pode aplicar melhor seus rendimentos em prol do crescimento da empresa. Sem contar que esse fluxo ainda ajuda a evitar gastos necessários, e a suprir imprevistos.

Afinal, ele ajuda você a controlar qualquer movimentação financeira. Ou seja, é possível gerir juros de investimentos, entrada de capital, recebimentos de clientes, compras e despesas e pagamentos.

Assim, não importa o tamanho da sua empresa para saber como anda sua saúde financeira. Afinal, um fluxo de caixa sob controle ajuda a verificar variáveis econômicas, que podem fazer a diferença dentro do seu ramo de atuação.

Aliás, Independentemente do porte, segmento e tipo da sua empresa, o emprego do fluxo de caixa precisa ser diário. Afinal, ele avalia constantemente se seu negócio está bem financeiramente.

Do mesmo modo, a partir desse fluxo, é possível analisar e acompanhar movimentações financeiras a longo prazo, ajudando a tomar decisões importantes. Dessa forma, você ainda poderá:

  • Flexibilizar prazos de pagamentos sem comprometer demais atividades;
  • Saber se irá faltar ou sobrar capital futuramente;
  • Analisar o momento certo para empréstimos e financiamentos,
  • Poder negociar prazos melhores com seus fornecedores.

Enfim, conhecer e colocar em prática a questão do fluxo de caixa ajuda você a conhecer melhor a situação de um empreendimento a longo prazo. Com isso, é possível tomar as melhores medidas preventivas para manter o andamento de suas atividades.

Como montar um fluxo de caixa?

Ao certo, empresário atualizado sempre sabe o montante de capital que possui em caixa. Afinal de contas, esse conhecimento contribui para você acertar até mesmo nos melhores investimentos para o seu negócio.

Em linhas gerais, toda empresa precisa lidar com várias operações financeiras diárias. Além do mais, existem ainda as movimentações vitais que fazem seu negócio funcionar, como:

  • Compras;
  • Pagamentos;
  • Vendas,
  • Recebimentos.

Apesar de tanta informação para gerir, controlar tudo isso pode ser mais tranquilo do que você pensa, e mais descomplicado do que muita informação que você já deve ter encontrado na internet.

Por fim, além de contratar uma assessoria profissional, confira a seguir alguns passos vitais para você contribuir para um controle de fluxo de caixa eficiente:

  • Verifique o dinheiro em caixa;
  • Não pague contas com atraso;
  • Identifique suas despesas;
  • Controle as contas a receber;
  • Planeje financeiramente o seu negócio;
  • Controle as contas a pagar;
  • Evite a inadimplência dos clientes;
  • Não misture contas pessoais e empresariais,
  • Faça a conciliação bancária.

Precisando elaborar e acompanhar o fluxo de caixa do seu negócio?

A RSP Contabilidade conta com um time especializado de consultores para orientar você, apresentar relatórios contábeis e financeiros e acompanhar a evolução da sua empresa!

(11) 3349-3383

(11) 99184-7891

contato@rspcont.com.br

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Veja também

Posts Relacionados

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você!
A medida, que inclui também o Microempreendedor Individual (MEI), beneficia…
Cresta Posts Box by CP
Nossa equipe é icentivada e motivada a sempre interferir na formulação de novos processos que visem otimizar o fluxo de trabalho e consequentemente garantir maior qualidade para você, buscamos participar de congressos e conhecer o que há de mais atual no mercado no que tange a tecnologoia aplicada na execução de nossos serviços para cada dia mais melhorar nossa entrega garantindo assim sua satisfação precisão e agilidade.

Contamos com um rigoroso controle de processos que visa garantir agilidade e assertividade na execução de todos nossos trabalho.

Optando por nosso serviço financeiro você terá a tranquilidade e comodidade de contar com um apoio administrativo que visará diminuir ao máximo a necessidade de sua intervenção em tarefas de controle financeiro, o objetivo é maximixar o tempo que você focará na estratégia e liderança de seu negócio, visando assim, consequente crescimento de forma consistente

Em todos nossos planos cumprimos com todas as conformidades, legais, garantindo sua tranquilidade e segurança de que sua empresa estará regular e com suas obrigações em dia.
Monitoramos e registramos nossos chamados para mensurar o tempo gasto em cada resolução, sempre buscando melhorar nossos indicadores de atendimento, fornecendo para você maior agilidade no atendimento de sua demanda.

Nossas consultorias inicia por ouvir, entender e buscar a forma mais simples, clara e objetiva de esclarecer sua necessidade.