ICMS Simples Nacional entra em monitoramento em São Paulo

ICMS Simples Nacional entra em monitoramento em São Paulo

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, iniciou no último dia 19 de abril, o monitoramento de ICMS e a análise dos documentos fiscais de empresas optantes pelo Simples Nacional.

O objetivo da ação é coibir e identificar indícios de comportamento irregular em empresas enquadradas no Simples Nacional. 

Vale destacar, que a medida já vinha sendo aplicada a empresas de outros regimes tributários e somente agora foi estendida às empresas optantes pelo Simples.

O governo do Estado anunciou a medida após a primeira etapa da campanha Empreenda Legal, promovida em parceria com a Escola de Governo – Egesp, entidades de classe e órgãos de assistência ao empreendedor.

Objetivos do monitoramento de ICMS Simples Nacional

Na segunda fase do programa Empreenda Legal, a Secretaria Estadual de Fazenda de São Paulo pretende direcionar esforços para identificar empresas que tenham cometido infrações e irregularidades como:

  • Descumprimento de obrigações acessórias;
  • Realização de operações consideradas incomuns;
  • Realização de operações com indícios de irregularidades;
  • Compra ou venda de mercadorias sem documento fiscal;
  • Dentre outras situações.

O fisco esclarece, que nesta etapa a análise tem o perfil de fiscalização orientadora, ou seja, sendo permitido é facultado ao contribuinte  regularizar os equívocos encontrados sem a aplicação de juros, multas e outras sanções.

Confira a declaração de Cesar Akio Itokawa, diretor de Fiscalização da Secretaria da Fazenda e Planejamento, sobre o assunto:

“A atividade de monitoramento e repressão aos contribuintes considerados irregulares visa assegurar a concorrência leal, oferecendo aos participantes um ambiente justo, saudável e competitivo para seus negócios, a partir do pagamento efetivo dos tributos e da realização de suas operações, de acordo com o determinado na legislação tributária. 

Sinais de irregularidade, como a comercialização de mercadorias de origem desconhecida, significa prejuízo aos cofres públicos e consequentemente às políticas públicas.”

Vale destacar que todas as informações do Empreenda Legal estão disponíveis na página da Secretaria da Fazenda e Planejamento na internet.

Quais são as sanções aplicáveis a empresas com irregularidades de ICMS?

 Vale destacar, que a depender das irregularidades encontradas pelo fisco, uma série de sanções podem ser aplicadas, dentre as quais:

  • Advertência;
  • Multa e juros;
  • Impedimento de licitar e contratar;
  • Solicitação de cobrança e reparação judicial;
  • Declaração de CNPJ inapto.

Em relação a declaração de CNPJ inapto, vale ressaltar as suas consequências, dentre elas:

  • Impede a inscrição no CNPJ, seja matriz ou filiais;
  • Impede qualquer tipo de alteração cadastral;
  • A inscrição do CNPJ pode ser baixada por ofício;
  • A empresa fica impedida de participar de concorrência pública, participar de convênios, receber incentivos fiscais ou financeiros;
  • Fica vedada também, a realização de operações de crédito que envolvam recursos públicos; 
  • Os documentos fiscais não tem valor, se emitidos por empresa inapta;
  • Não isenta os responsáveis de eventuais cobranças tributárias.

Sanções aplicáveis a sonegação fiscal de ICMS

Por fim, destaca-se ainda, que comprovada fraude ou sonegação fiscal, os responsáveis legais pela empresa podem pagar multa e até mesmo cumprir pena de prisão.

A legislação brasileira estabelece pena de detenção, de seis meses a dois anos, e multa de duas a cinco vezes o valor do tributo sonegado pelo contribuinte, veja o que diz o artigo 1º da Lei 4.729/65:

“Constitui crime de sonegação fiscal: 

I – prestar declaração falsa ou omitir, total ou parcialmente, informação que deva ser produzida a agentes das pessoas jurídicas de direito público interno, com a intenção de eximir-se, total ou parcialmente, do pagamento de tributos, taxas e quaisquer adicionais devidos por lei;

        II – inserir elementos inexatos ou omitir, rendimentos ou operações de qualquer natureza em documentos ou livros exigidos pelas leis fiscais, com a intenção de exonerar-se do pagamento de tributos devidos à Fazenda Pública;

        III – alterar faturas e quaisquer documentos relativos a operações mercantis com o propósito de fraudar a Fazenda Pública;

        IV – fornecer ou emitir documentos graciosos ou alterar despesas, majorando-as, com o objetivo de obter dedução de tributos devidos à Fazenda Pública, sem prejuízo das sanções administrativas cabíveis.

        V – Exigir, pagar ou receber, para si ou para o contribuinte beneficiário da paga, qualquer percentagem sobre a parcela dedutível ou deduzida do imposto sobre a renda como incentivo fiscal.

        Pena: Detenção, de seis meses a dois anos, e multa de duas a cinco vezes o valor do tributo.”

Regularize a sua empresa com a RSP Contabilidade

Deseja regularizar ou consultar a situação fiscal da sua empresa? Evite problemas com o fisco. Entre em contato conosco!

Clique aqui para regularizar a sua empresa agora mesmo!

A RSP Contabilidade conta com um time de especialistas em consulta e regularização cadastral para auxiliar você e a sua empresa.

Rua Silveira Campos, 375 | 1º Andar Cambuci | São Paulo – SP | CEP: 01541-020

(11) 3349-3383

(11) 99184-7891

contato@rspcont.com.br

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Veja também

Posts Relacionados

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você!
Minha empresa precisa de conta bancária própria do tipo pessoa…
Cresta Posts Box by CP
Nossa equipe é icentivada e motivada a sempre interferir na formulação de novos processos que visem otimizar o fluxo de trabalho e consequentemente garantir maior qualidade para você, buscamos participar de congressos e conhecer o que há de mais atual no mercado no que tange a tecnologoia aplicada na execução de nossos serviços para cada dia mais melhorar nossa entrega garantindo assim sua satisfação precisão e agilidade.

Contamos com um rigoroso controle de processos que visa garantir agilidade e assertividade na execução de todos nossos trabalho.

Optando por nosso serviço financeiro você terá a tranquilidade e comodidade de contar com um apoio administrativo que visará diminuir ao máximo a necessidade de sua intervenção em tarefas de controle financeiro, o objetivo é maximixar o tempo que você focará na estratégia e liderança de seu negócio, visando assim, consequente crescimento de forma consistente

Em todos nossos planos cumprimos com todas as conformidades, legais, garantindo sua tranquilidade e segurança de que sua empresa estará regular e com suas obrigações em dia.
Monitoramos e registramos nossos chamados para mensurar o tempo gasto em cada resolução, sempre buscando melhorar nossos indicadores de atendimento, fornecendo para você maior agilidade no atendimento de sua demanda.

Nossas consultorias inicia por ouvir, entender e buscar a forma mais simples, clara e objetiva de esclarecer sua necessidade.