5 Sinais que sua empresa está prestes a quebrar!

5 Sinais que sua empresa está prestes a quebrar!

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Você quer saber se sua empresa está prestes a quebrar? Então, continue lendo, pois listamos aqui 5 indícios de falência de um negócio.

Encerrar todas as atividades da empresa e fechar suas portas é o pesadelo de todos os empreendedores. Porém, essa é uma realidade para muitos deles.

Depois de passar pela ansiedade de iniciar um negócio, o empreendedor passa pelo medo da falência.

No entanto, não existe uma empresa que fechou de repente, sem motivos nenhum. Antes de encerrar as atividades, todo negócio demonstra alguns sinais claros de que as coisas não estão indo bem.

São vários os motivos que podem levar uma empresa à falência. Afinal de contas, no mundo dos negócios, cada passo e cada detalhe é extremamente importante. Você deve analisar tudo o que envolve a sua empresa, todos os setores, fornecedores, clientes, enfim, tudo precisa estar integrado.

Porém, para te ajudar, listamos aqui 5 Sinais Que Sua Empresa Está Prestes a Quebrar, para que você possa se prevenir e tomar as medidas necessárias a tempo de evitar ter de fechar as portas.

Como saber se sua empresa está prestes a quebrar?

Confira abaixo os principais indícios que uma empresa apresenta quando está prestes a quebrar:

1.A Sua empresa não gera lucro

Bater as metas de vendas, mas perceber que não houve mudança no caixa é, no mínimo, um motivo para se fazer um bom balanço sobre vários fatores, como:

  • Os preços dos produtos;
  • As comissões dos vendedores;
  • A margem do lucro,
  • E os descontos de promoções desproporcionais.

Enfim, controle é a palavra chave para poder identificar esses sinais de uma possível crise. E também para se afastar do vermelho.

Além disso, a organização em cada setor da empresa, além de otimizar o tempo de produção, também deixará tudo alinhado, para que as metas financeiras sejam atendidas no final.

Portanto, para fugir da falência, foque na organização da sua empresa desde o início. Tente manter todo o ambiente organizado para atingir os lucros previstos.

Avalie as comissões que estão sendo pagas, reveja os preços e as margens de lucros necessárias para a sobrevivência do negócio, e não faça promoções fora da realidade.

Caso contrário, você só terá dívidas para pagar, e terá que encerrar as atividades da sua empresa.

2.Produtividade baixa é sinal que sua empresa está prestes a quebrar

A falta de produtividade, muitas vezes, está relacionada ao retrabalho. Ou até mesmo à sobrecarga de serviço. Dessa forma, ela pode impactar de maneira direta em seu negócio

Portanto, é necessário, além da capacitação profissional, aprimorar os processos internos da empresa, para que todas as operações funcionem de maneira fluida e sintonizada.

Além disso, é necessário sempre otimizar o tempo, relacionar produtividade com serviço e o menor prazo possível. Afinal de contas, tempo é dinheiro!

3.Aumento significativo nas reclamações dos clientes

Cliente que não adquire produtos, não consome o serviço, não retorna, e não recomenda a sua empresa ou o seu serviço.

Além disso, se a quantidade de reclamações cresceu, e se essas queixas possuem um certo padrão, é sinal que sua empresa está prestes a quebrar.

Porém, de nada adianta agir de forma pontual, se esses problemas fazem parte da estrutura da empresa.

Portanto, valorizar o contato com o cliente, depois de realizar o serviço ou vender o produto é essencial.

Afinal de contas, esse contato, além de contribuir para a satisfação de seus clientes, também ajudará a manter uma boa relação entre a empresa e o seu cliente.

4.Elevado nível de endividamento

A falta de controle das pendências da empresa é algo bastante perigoso. E o excesso de dívidas é um dos grandes indícios de que sua empresa está prestes a quebrar.

Aliás, se essa dívida está maior a duas vezes o faturamento do mês, é um grave sinal de alerta ao proprietário do negócio.

Portanto, o controle de caixa é essencial para evitar esse problema das dívidas em excesso. Afinal de contas, o grande número de pendências para pagar, com toda a certeza, é uma das principais razões para uma empresa fechar as portas.

Como dito antes, todas as atitudes de uma empresa precisam ser organizadas para melhorar a dinâmica da empresa.

Enfim, fique atento ao caixa da sua empresa, e aos primeiros sinais de endividamento além do limite.

5.Endividamento concentrado no curto prazo

Se a maioria das dívidas visam a expansão do anúncio, por exemplo, elas até conseguem ser saudáveis e tranquilas. Porém, se o montante de endividamento estiver a curto prazo, o sinal é vermelho.

Várias empresas acabam recorrendo ao financiamento para pagar dívidas que já estão próximas ao vencimento. Porém, com o pagamento a curto prazo.

Dessa forma, várias delas não conseguem obter o valor, e os juros provenientes dos atrasos acabam ficando altos demais, fazendo com que a dívida se torne uma verdadeira bola de neve.

Por isso, é essencial controlar bem o caixa da empresa. E evitar dívidas altas, principalmente no curto prazo. Nesse contexto, um planejamento financeiro é essencial.

Sua empresa está prestes a quebrar? Como evitar?

Enfim, como podemos perceber, gerir uma empresa não é tão fácil quanto parece. Exige muito planejamento e conhecimento. Além disso, existem também alguns pilares para sustentação, que visam a emergência e a dificuldade, e ajudam a prevenir a falência do seu negócio.

Entre esses pilares, podemos citar alguns como principais como, por exemplo:

  • Planejamento;
  • Os processos;
  • As finanças;
  • Colaboradores;
  • A hierarquia no ramo;
  • O patrimônio,
  • Assim como o conhecimento do mercado em que a sua empresa atua.

Enfim, como já foi dito acima, todos os setores e ambientes de sua empresa precisam se comunicar bem. Além da boa convivência, é importante manter um contato agradável e, consequentemente, os serviços serão realizados de forma tranquila e otimizada.

Valorize todos esses aspectos, e entenda o quão importante é o seu negócio para o equilíbrio social. Afinal de contas, todos empreendedores passam pelos famosos altos e baixos, pelas tentativas e também pelos erros.

Porém, os resultados serão determinados pela forma com que reagimos às situações.

Evite perder o controle sobre a saúde financeira dos seus negócios, conte com os serviços de Consultoria Empresarial e BPO Financeiro da RSP Contabilidade.

Entre em contato conosco para saber mais! Veja como podemos lhe ajudar!

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Veja também

Posts Relacionados

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você!
Os trabalhadores brasileiros que possuem uma renda anual de até…
Cresta Posts Box by CP
Nossa equipe é icentivada e motivada a sempre interferir na formulação de novos processos que visem otimizar o fluxo de trabalho e consequentemente garantir maior qualidade para você, buscamos participar de congressos e conhecer o que há de mais atual no mercado no que tange a tecnologoia aplicada na execução de nossos serviços para cada dia mais melhorar nossa entrega garantindo assim sua satisfação precisão e agilidade.

Contamos com um rigoroso controle de processos que visa garantir agilidade e assertividade na execução de todos nossos trabalho.

Optando por nosso serviço financeiro você terá a tranquilidade e comodidade de contar com um apoio administrativo que visará diminuir ao máximo a necessidade de sua intervenção em tarefas de controle financeiro, o objetivo é maximixar o tempo que você focará na estratégia e liderança de seu negócio, visando assim, consequente crescimento de forma consistente

Em todos nossos planos cumprimos com todas as conformidades, legais, garantindo sua tranquilidade e segurança de que sua empresa estará regular e com suas obrigações em dia.
Monitoramos e registramos nossos chamados para mensurar o tempo gasto em cada resolução, sempre buscando melhorar nossos indicadores de atendimento, fornecendo para você maior agilidade no atendimento de sua demanda.

Nossas consultorias inicia por ouvir, entender e buscar a forma mais simples, clara e objetiva de esclarecer sua necessidade.