Como abrir uma empresa: Passo a Passo Completo [2021]

Como abrir uma empresa: Passo a Passo Completo [2021]

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Pensando em abrir uma empresa? Neste conteúdo você encontra o passo a passo mais completo da internet para abertura de empresas.

Especializada na abertura e legalização de empresas, a RSP Contabilidade separou neste conteúdo tudo o que você precisa saber para abrir a sua empresa.

Aqui você vai encontrar todos os passos necessários para montar o seu negócio, desde os trâmites legais, como a abertura do CNPJ e a escolha dos regimes tributários e societários, até aspectos administrativos e relacionados à estrutura da sua empresa.

É hora de colocar a mão na massa e transformar os seus sonhos em realidade. Abrir uma empresa e construir o seu próprio negócio, não precisa ser algo complexo como a maioria das pessoas acredita.

Prepare papel e caneta, escolha um local tranquilo e acompanhe esse conteúdo até o final! Você vai concluir a leitura deste material com tudo o que precisa para abrir a sua empresa.

Como abrir uma empresa: Legalização

Como abrir uma empresa: Legalização

O primeiro passo para a abertura de uma empresa passa pela etapa de registro e legalização do novo negócio.

Para alcançar o sucesso no mundo dos negócios, é essencial garantir que a sua empresa esteja sempre em dia com o fisco e todas as esferas governamentais, evitando assim, multas, sanções e até mesmo o encerramento dos negócios.

Na sequência, você confere todas as etapas necessárias para legalizar e abrir uma empresa:

Elaboração do Contrato Social e Registro na Junta Comercial

O Contrato Social é uma espécie de certidão de nascimento do mundo empresarial, registrado em cartório ou na Junta Comercial, esse documento precisa reunir informações importantes sobre a empresa que está sendo constituída.

Dentre as informações presentes em um contrato social, podemos destacar:

  • Qualificação dos Sócios (Nome, CPF, Profissão e Endereço Completo);
  • Atividades a serem desenvolvidas;
  • Tipo de empresa e localização;
  • Valor do Capital Social da empresa;
  • Percentual de participação de cada sócio no Capital Social;
  • Valor do Pró-Labore dos Sócios;
  • Dentre outras informações.

Após a elaboração do Contrato Social e seu efetivo registro, podemos avançar para a etapa de liberação do CNPJ.

Inscrição no CNPJ

O CNPJ é o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, documento essencial e obrigatório para toda e qualquer empresa.

Se por um lado, o Contrato Social é a Certidão de Nascimento do mundo empresarial, por outro lado, o CNPJ é o CPF das empresas.

Na prática, sem um CNPJ ativo uma empresa não pode exercer quaisquer de suas atividades.

Para solicitar esse documento, a RSP Contabilidade reúne o Contrato Social e o documento dos sócios e proprietários da empresa para formalizar um pedido eletrônico à Receita Federal do Brasil, órgão responsável pela emissão deste importante documento.

Após a liberação do CNPJ, podemos solicitar a Inscrição Estadual.

Liberação da Inscrição Estadual

A Inscrição Estadual é um documento liberado pela Secretaria Estadual de Fazenda, cujo objetivo é registrar e reconhecer a empresa a ser instalada no seu respectivo estado.

Trata-se de um documento fundamental para a grande maioria das empresas, sendo obrigatório para aquelas que comercializam produtos e precisam emitir notas e cupons fiscais eletrônicos.

Vale destacar, que empresas que trabalham exclusivamente com prestação de serviços, podem receber isenção quanto a essa inscrição. No entanto, de toda forma, é importante protocolar o pedido.

Inscrição Municipal e Alvará de Funcionamento

Após obter o CNPJ e a Inscrição Estadual, é hora de regularizar a nova empresa na esfera municipal.

Cabe aos municípios liberar o funcionamento de empresas na sua região administrativa. Por sua vez, essa liberação ocorre mediante a solicitação de um Alvará de Funcionamento por parte do interessado.

Além do Alvará de Funcionamento, as prefeituras também precisam emitir uma Inscrição Municipal, referente ao registro da empresa no município.

Licença Específicas

A depender das atividades exercidas pela empresa e também das condições de suas instalações, algumas licenças específicas podem ser necessárias, dentre elas:

  • Licença Ambiental;
  • Licença Sanitária;
  • Licença do Corpo de Bombeiros.

Ao abrir uma empresa com a RSP Contabilidade você contará com todo o apoio e assessoria dos nossos especialistas em todas as etapas da regularização do seu negócio, incluindo a solicitação de licenças específicas.

Emissão do Certificado Digital

Por fim, com a sua empresa já regularizada e pronta para entrar em funcionamento, será necessário emitir o Certificado Digital.

O Certificado Digital é uma espécie de assinatura eletrônica que garante a autenticidade da empresa e a sua segurança para a emissão de obrigações acessórias e informações ao fisco.

Vale destacar, que o certificado digital é essencial para envio das informações referentes ao FGTS e também para a emissão de notas fiscais.

Tudo certo, após todas as etapas de regularização a sua empresa estará pronta para entrar em funcionamento sob o ponto de vista legal.

No entanto, é importante que você conheça mais sobre todas as etapas necessárias para abrir uma empresa.

Como abrir uma empresa: Regime Societário

Como abrir uma empresa: Regime Societário

Durante o processo de abertura de uma empresa, você precisará definir o melhor regime societário para o seu negócio.

A legislação brasileira prevê uma série de regimes societários, cada qual com suas características, conheça cada um deles:

Sociedade Empresária

Uma Sociedade Empresária é constituída por dois ou mais sócios cujo objetivo é o exercício de atividades econômicas de forma organizada para a produção ou comercialização de bens ou de serviços não intelectuais.

Sociedade Limitada

A Sociedade Limitada pode ser utilizada também pode ser utilizada por empresas constituídas por dois ou mais sócios.

O contrato social irá definir o número de sócios, a participação de cada um e também as suas responsabilidades em relação às atividades exercidas pela empresa.

Sociedade Anônima

A Sociedade Anônima é um regime empresarial destinado a empresas de grande porte, cujo capital social é dividido em títulos de ações.

Em uma sociedade anônima os sócios são denominados acionistas.

Sociedade Simples

As Sociedades Simples são constituídas para exercício de atividades de natureza intelectual, científica, literária ou artística.

A sociedade simples é formalmente constituída após seu registro no Cartório de Registro Público de Pessoas Jurídicas, diferentemente dos demais modelos cujo registro ocorre na Junta Comercial.

Eireli

Por sua vez, a Eireli ou Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, é um modelo de constituição empresarial que dispensa a figura de sócios.

Sendo assim, um único interessado consegue registrar e abrir uma empresa. No entanto, para abrir uma empresa Eireli, é exigido um capital social mínimo de 100 salários mínimos.

Na empresa Eireli, o capital social não pode ser inferior a 100 salários mínimos.

Sociedade Unipessoal Limitada

Assim como a Eireli, a Sociedade Unipessoal Limitada permite a abertura e regularização de empresas sem a necessidade de sócios, com a vantagem de não exigir capital social mínimo para regularização do negócio.

Empresário Individual

Por fim, temos o empresário individual, modelo de constituição empresarial destinado a empresas com faturamento anual de até R$ 360 mil.

Assim como na Sociedade Unipessoal e na Eireli, em uma empresa individual, não há exigência quanto a existência de sócios.

Vale destacar, que ao abrir a sua empresa com a RSP Contabilidade você receberá toda a orientação da nossa equipe para escolha do melhor regime societário para o seu negócio.

Como abrir uma empresa: Tributos

Como abrir uma empresa: Tributos

Além de conhecer os regimes societários para a abertura de um negócio, é necessário que o empresário e empreendedor que pretenda abrir uma empresa, conheça os regimes tributários disponíveis aqui no Brasil.

Atualmente temos três regimes tributários vigentes no país, são eles:

  • Lucro Real;
  • Lucro Presumido;
  • Simples Nacional.

Cada regime tributário possui suas características, alíquotas e forma de cálculo dos tributos próprias.

Vale destacar, que atualmente, a maior parte das empresas brasileiras fazem parte do Simples Nacional.

No entanto, a depender do porte e das atividades exercidas pela empresa, pode ser necessário ou conveniente escolher outro regime tributário.

Confira na sequência, as principais informações e características sobre os regimes tributários brasileiros.

Lucro Real

O Lucro Real é um regime tributário destinado a empresas com faturamento anual superior a 78 milhões ou que exerçam atividades financeiras, como bancos e instituições de fomento mercantil.

Sobre esse regime tributário incidem os seguintes impostos federais e alíquotas:

  • IR: 15%
  • CSLL 9%
  • PIS: 1,65%
  • COFINS: 7,6%

Devido às suas características este regime costuma ser vantajoso, apenas para empresas de grande porte e multinacionais, sendo assim, são poucas as empresas brasileiras que adotam esse regime tributário.

Lucro Presumido

Por sua vez, o Lucro Presumido é um regime tributário destinado a empresas com faturamento anual de até 78 milhões de reais.

Neste regime tributário incidem os mesmos tributos federais destacados no tópico anterior, ou seja:

  • IR
  • CSLL
  • PIS
  • COFINS

No entanto, as alíquotas de IR e CSLL praticadas nesse tipo de regime variam de acordo com as atividades exercidas pela empresa.

Já o PIS e o COFINS são calculados com base nas seguintes alíquotas respectivamente: 0,65% e 3%.

Simples Nacional

Por fim, temos o Simples Nacional, regime tributário destinado a empresas com faturamento anual de até 4,8 milhões e que atualmente enquadra mais de 90% das empresas brasileiras.

No Simples Nacional o recolhimento de tributos ocorre de forma simplificada através de uma guia única mensal, conhecida como DAS – Documento de Arrecadação do Simples Nacional.

O valor dos tributos no Simples Nacional é calculado com base no faturamento mensal, no faturamento dos últimos 12 meses e também no tipo de atividade exercida pela empresa.

Destinado a empresas de pequeno e médio porte, o Simples Nacional costuma ser a opção mais econômica para quem pretende abrir uma empresa.

Vale destacar, que ao abrir a sua empresa com a RSP Contabilidade você receberá toda a orientação da nossa equipe fiscal para escolha do melhor regime tributário para o seu negócio.

Como abrir uma empresa: Folha de Pagamento

Como abrir uma empresa: Folha de Pagamento

Aqui neste conteúdo, você já acompanhou todos os passos necessários para abrir uma empresa e também conheceu os regimes societários e tributários disponíveis vigentes no país.

Agora é hora de saber mais sobre o processo de admissão de funcionários, direitos trabalhistas e folha de pagamento.

Lista de Documentos para Admissão

Caso pretende contratar um ou mais funcionários para a sua empresa, você deverá solicitar dos candidatos escolhidos, os seguintes documentos:

  • Cópia do RG;
  • Cópia do CPF;
  • Original e cópia da carteira de trabalho (CTPS);
  • Número do PIS
  • Foto 3×4;
  • Título de eleitor;
  • Cópia de comprovante de endereço atualizado;
  • Cópia do comprovante de escolaridade;
  • Original e Cópia do Registro profissional de classe (caso exigido para exercício da função);
  • Cópia da certidão de nascimento ou Certidão de casamento;
  • Cópia do certificado de reservista (exclusivo para homens);
  • Exame admissional;
  • Cópia da certidão de nascimento de filhos até 21 anos;
  • Cópia do cartão de vacina e comprovante de frequência escolar dos filhos em idade escolar.

Com todos os documentos em mãos, basta enviá-los à RSP Contabilidade para que o nosso time de departamento pessoal providencie a admissão dos funcionários na empresa.

Tributos Sobre a Folha de Pagamento

A legislação trabalhista brasileira deixa a cargo dos empregadores a responsabilidade sobre o pagamento de alguns tributos e contribuições sobre a folha de pagamento, veja quais são eles:

  • FGTS: 8% sobre a folha de pagamento;
  • Contribuição Previdenciária Patronal: 20% sobre a folha de pagamento;
  • Salário Educação: 2,5%
  • Incra / SENAI / SESI / SEBRAE: 3,3%

Além das contribuições destacadas acima, as empresas devem provisionar custos para Décimo Terceiro, Férias e Rescisão.

Observação: Empresas do Simples Nacional recolhem o INSS através da guia DAS, o que costuma reduzir a Contribuição Previdenciária Patronal.

Estima-se que empresas enquadradas no Simples Nacional, contribuam com 40% da folha de pagamento a título de encargos sociais.

Por sua vez, nas empresas do Lucro Presumido e Lucro Real, os encargos sobre a folha de pagamento somam aproximadamente 70% da folha mensal.

Direitos Trabalhistas

Além da remuneração mensal, são direitos trabalhistas que precisam ser assegurados por quem pretende abrir uma empresa aos seus funcionários:

  • Registro na carteira de trabalho;
  • Vale-transporte;
  • Descanso semanal remunerado (preferencialmente aos domingos);
  • Férias;
  • 13º Salário;
  • FGTS;
  • Licença-maternidade (4 meses no nascimento de filhos);
  • Licença-paternidade (5 dias no nascimento de filhos);;
  • Horas Extras (Para jornadas extraordinárias de trabalho);
  • Adicional Noturno (Para trabalho entre 22h e 5h).

A equipe de Departamento Pessoal da RSP Contabilidade está preparada para auxiliar você e a sua empresa em relação a direitos trabalhistas e rotinas relacionadas à folha de pagamento.

Como abrir uma empresa: Gestão

Como abrir uma empresa: Gestão

A gestão empresarial é um processo fundamental para quem pretende abrir uma empresa de sucesso.

Sabendo disso, a RSP Contabilidade oferece serviços em consultoria empresarial aos nossos clientes, cujo objetivo consiste em melhorar a organização e a gestão da empresa para alcançar o crescimento permanente dos negócios.

Auxiliamos os nossos clientes na construção de rotinas de gestão administrativa e de pessoas eficientes, com foco dentre outros, nos seguintes pontos:

  • Ampliar a visão de futuro;
  • Reduzir custos operacionais;
  • Qualificar o gerenciamento da organização;
  • Maximizar os resultados;
  • Melhorar o desempenho dos colaboradores;
  • Aumentar os lucros;
  • Implantar um método de gerenciamento eficaz.

Confira na sequência, outros pontos importantes para o sucesso de toda e qualquer empresa.

Controle de Estoque

Manter um controle eficiente de estoque é essencial para o desenvolvimento das organizações empresariais.

Ao cuidar dos negócios da sua empresa não abra mão de rotinas completas e eficientes de controle de estoque, incluindo gestão de compras, fornecedores, entradas e saídas de produtos.

Podemos afirmar com convicção que uma gestão de estoque eficiente garante um importante diferencial competitivo frente à concorrência.

Empresas com programas adequados de controle e gestão de estoque, compram no tempo certo, encontram os melhores preços e fornecedores e evitam perder produtos por extravio ou perda de validade.

Controle Financeiro

Por sua vez, tão importante quanto a gestão de estoque é a gestão e controle financeiro dos negócios, incluindo:

  • Controle de Contas a Pagar;
  • Controle de Contas a Receber;
  • Fluxo de Caixa;
  • Relatórios e Demonstrativos Financeiros;
  • Conciliação Bancária;
  • Dentre outros itens importantes.

Aqui na RSP Contabilidade orientamos nossos clientes e prestamos toda assessoria financeira necessária para o sucesso dos seus negócios através do nosso programa de BPO Financeiro.

Confira as principais atividades desenvolvidas por um BPO Financeiro:

  • Acessos a relatórios gerenciais;
  • Fluxo de caixa diário / mensal;
  • Controle de contas a pagar;
  • Controle de contas a receber;
  • Agendamento de pagamentos;
  • Assessoria e reuniões periódicas com especialistas.

Conheça a saúde financeira da sua empresa, mantendo seus controles relacionados às contas a pagar, contas a receber e fluxo de caixa da sua empresa sempre em dia.

Relatórios e Indicadores

Acompanhar  relatórios e indicadores também é fundamental para quem pretende abrir uma empresa de sucesso.

Dentre os principais relatórios e indicadores para uma gestão empresarial eficiente, podemos destacar:

  • Demonstração de Resultado de Exercício – DRE;
  • Relatório de Fluxo de Caixa;
  • Relatório de Vendas;
  • Relatório de Curva ABC;
  • Relatório de Contas a Pagar;
  • Relatório de Contas a Receber;
  • Relatórios Gerenciais de Estoque;
  • Margem de Lucro Líquido;
  • Margem de Lucro Bruto;
  • Ticket médio;
  • Retorno sobre o Investimento – ROI.

Implemente controles e acompanhe os principais relatórios e indicadores relacionados ao desenvolvimento da sua empresa.

Ao acompanhar os relatórios e indicadores da sua empresa, você será capaz de definir estratégias e tomar decisões mais assertivas a respeito dos seus negócios, impulsionando o crescimento contínuo da sua empresa.

Como abrir uma empresa: Estrutura

Como abrir uma empresa: Estrutura

Ao abrir uma empresa você também precisará definir o investimento necessário para a montagem da estrutura do negócio.

Podemos definir essa etapa em ao menos três pontos importantes, são eles:

  • Localização
  • Espaço Físico
  • Mobília e Equipamentos

Localização

O primeiro passo quanto o assunto é a estrutura física de uma empresa, diz respeito à definição da melhor localização para a montagem do novo negócio.

Dentre os critérios para definir a melhor localização para a sua empresa, podemos destacar os seguintes:

  • Facilidade de acesso aos clientes;
  • Proximidade com parceiros de negócios;
  • Concentração de concorrentes na região;
  • Custos para locação ou aquisição do imóvel;
  • Estrutura Física do imóvel escolhido.

Portanto, na hora de definir o melhor local para a instalação da sua empresa, leve em consideração os pontos acima, buscando sempre um equilíbrio entre o melhor para os clientes e também a economicidade da empresa.

Vale destacar, que para determinados negócios, a localização é essencial para garantir um bom fluxo de clientes, enquanto que para outras empresas, como aquelas que funcionam na internet, a localização não costuma interferir muito.

Espaço Físico

Por sua vez, quando o assunto é a estrutura do espaço físico da sua empresa, você deve levar em consideração os seguintes aspectos:

  • Ventilação;
  • Luminosidade;
  • Conforto e comodidade;
  • Acessibilidade;
  • Organização.

Um espaço físico ideal é aquele que permite a correta organização dos produtos, máquinas e equipamentos, seja no mostruário ou no estoque.

Além disso, um espaço físico de qualidade deve garantir o conforto de clientes e funcionários, sendo acessível, bem iluminado e ventilado.

Mobília e Equipamentos

Por fim, ainda falando sobre a estrutura necessária para abrir uma empresa, recomendamos que você realize um planejamento a respeito do investimento com toda a mobília, utensílios e equipamentos necessários para a abertura de uma empresa.

No quesito mobília e equipamentos, os custos e os itens necessários podem variar significativamente de acordo com as atividades exercidas pela empresa.

No entanto, em toda e qualquer empresa, alguns itens são essenciais, como por exemplo, os computadores e balcões ou mesas e cadeiras para atendimento aos clientes.

Faça uma lista de todos os itens de mobília e equipamentos necessários para abrir a sua empresa, realize uma cotação com pelo menos três fornecedores distintos, negocie e garanta uma boa economia.

Como abrir uma empresa: Marketing

Como abrir uma empresa: Marketing

Por fim, não poderíamos deixar de reservar espaço para comentarmos a respeito da importância da definição de estratégias de marketing para o sucesso da sua empresa.

Como já dizia o ditado: “A propaganda é a alma do negócio”, portanto nada de economizar quando o assunto é o investimento em marketing e propaganda.

O primeiro passo para conquistar um bom fluxo de clientes e vendas, é fazer com que a sua empresa, seus produtos e serviços sejam conhecidos do público.

Sendo assim, vale a pena investir em todo o tipo de marketing, incluindo:

  • Propagandas de Rádio e Televisão;
  • Redes Sociais;
  • Google Meu Negócio;
  • Google Ads;
  • Facebook Ads;
  • Site Institucional;
  • E-commerce.

Para garantir o sucesso e o crescimento da sua empresa, é aconselhável reservar uma verba mensal para estratégias de marketing e propaganda.

Vai abrir uma empresa? Conheça a RSP Contabilidade

Após acompanhar atentamente esse conteúdo, temos certeza que você retirou todas as suas dúvidas relacionadas a abertura da sua empresa.

Deseja saber mais e solicitar a abertura do seu negócio? Entre em contato com o time de especialistas da RSP Contabilidade!

Clique aqui para regularizar a sua empresa agora mesmo!

A RSP Contabilidade conta com um time de especialistas em consulta e regularização cadastral para auxiliar você e a sua empresa.

Emissão de Rua Silveira Campos, 375 | 1º Andar Cambuci | São Paulo – SP | CEP: 01541-020

(11) 3349-3383

(11) 99184-7891

contato@rspcont.com.br

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Veja também

Posts Relacionados

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você!
Como regularizar uma empresa? Em quais situações uma empresa pode…
Cresta Posts Box by CP
Nossa equipe é icentivada e motivada a sempre interferir na formulação de novos processos que visem otimizar o fluxo de trabalho e consequentemente garantir maior qualidade para você, buscamos participar de congressos e conhecer o que há de mais atual no mercado no que tange a tecnologoia aplicada na execução de nossos serviços para cada dia mais melhorar nossa entrega garantindo assim sua satisfação precisão e agilidade.

Contamos com um rigoroso controle de processos que visa garantir agilidade e assertividade na execução de todos nossos trabalho.

Optando por nosso serviço financeiro você terá a tranquilidade e comodidade de contar com um apoio administrativo que visará diminuir ao máximo a necessidade de sua intervenção em tarefas de controle financeiro, o objetivo é maximixar o tempo que você focará na estratégia e liderança de seu negócio, visando assim, consequente crescimento de forma consistente

Em todos nossos planos cumprimos com todas as conformidades, legais, garantindo sua tranquilidade e segurança de que sua empresa estará regular e com suas obrigações em dia.
Monitoramos e registramos nossos chamados para mensurar o tempo gasto em cada resolução, sempre buscando melhorar nossos indicadores de atendimento, fornecendo para você maior agilidade no atendimento de sua demanda.

Nossas consultorias inicia por ouvir, entender e buscar a forma mais simples, clara e objetiva de esclarecer sua necessidade.