Se você já quis ser dono do próprio negócio, sem dúvida alguma, já parou para pensar em qual tipo de empresa vale a pena abrir em São Paulo. Afinal, a capital paulista é considerada o coração econômico do Brasil.
Consequentemente, a cidade concentra muitas oportunidades, principalmente quando se trata de empreendedorismo. Além disso, a variedade de negócios é enorme, permitindo que todo tipo de empreendimento seja capaz de prosperar.
Segundo o Banco Central, em 2019, por exemplo, a capital apresentou um crescimento de 2,8% do seu PIB (Produto Interno Bruto). O resultado é mais do que o triplo da média do País, que foi de 0,9%.
Em outras palavras, com mais de 12 milhões de habitantes, São Paulo é o lugar certo para você abrir uma empresa. Isso porque, sempre vai ter alguém interessado no seu produto ou serviço!
Portanto, se você quer tirar seu sonho do papel, chegou a hora de conhecer 5 ideias de negócios que têm tudo para fazer sucesso na capital paulista.
1.Loja de Material de Construção
Se existe um setor que, mesmo com os momentos de crise da economia, está sempre funcionando a todo vapor é a Construção Civil. Mesmo durante a pandemia de Covid-19, o número de reformas e obras em geral aumentou.
De tal modo, quem pensa em qual tipo de empresa deve abrir em São Paulo, precisa saber que investir em uma loja de material de construção é uma excelente ideia!
Esta atividade comercial oferece um amplo leque de possibilidades, cabendo a você definir quais serão as marcas e produtos que irão compor seu portfólio.
É possível ter em seu estoque, por exemplo, itens como tijolos, areia, cimento, gesso, tubulações, ferramentas, etc.
No entanto, independentemente da sua escolha, é primordial que a loja esteja localizada em ponto adequado. O ideal é optar por um endereço onde o fluxo de pessoas seja intenso, bem como a concentração de moradias.
2.Lava Rápido Automotivo
Diante da popularização dos aplicativos de transporte — como Uber e 99 — e da crescente facilitação de crédito, o número de carros só aumenta.
Se por um acaso, você ainda possui dúvidas quanto a este fato, basta dar uma olhada no trânsito de São Paulo!
Atrelado a isso, pense em quanto tempo o paulistano, que vive na correria, costuma ter para lavar seu veículo… muito pouco, certo?
Porém, garantir a limpeza do automóvel não é só uma questão de higiene e conforto para o seu proprietário, uma vez que manter o carro limpo é fundamental para motoristas que trabalham transportando passageiros.
Assim, a tarefa acaba sendo delegada, cada vez mais, a empresas que prestam esse serviço de higienização. Logo, os estabelecimentos conhecidos como lava-jato ou lava rápido entram em evidência!
Então, apostar nessa ideia, certamente, é uma ótima alternativa.
Inclusive, existem lava-jatos ecológicos que não usam água e até delivery, que lavam o automóvel na casa ou no trabalho do cliente.
Vale a pena considerar o investimento e já começar a criar um plano de negócios, hein!
3.Restaurante, Lanchonete ou Pizzaria
Outro setor do mercado que nunca está em queda é o alimentício. Afinal, não importa se é ou não um período de crise, as pessoas continuam se alimentando, visto que isso é uma necessidade básica.
E quando associamos isso à rotina agitada do paulistano, vemos que ele, muitas vezes, não tem tempo de preparar a própria refeição. Ou então, não gosta de cozinhar e prefere recorrer a restaurantes, lanchonetes e pizzarias.
Não à toa, pesquisas apontam que a maior parte do salário do brasileiro é destinada aos custos com alimentação (envolvendo supermercado e, é claro, restaurantes em geral).
Por isso, investir seu dinheiro em um estabelecimento que oferece refeições prontas (e de preferência rápidas) é, sem dúvida, uma excelente ideia para lucrar!
4. Salão de Beleza ou Barbearia
Um mercado que também se mostra cada vez mais aquecido, é o que diz respeito à estética e ao autocuidado.
Dessa maneira, quem tem pensado sobre o que deve abrir em São Paulo, precisa considerar o investimento em um salão de beleza ou barbearia!
A opção não exige grandes investimentos, uma vez que pode ser aberta até mesmo em um espaço que esteja sobrando em casa. Não raro, são vistos muitos salões e barbearias “de garagem”.
Dentre os equipamentos que devem ser adquiridos, estão itens como secadores, tesouras, alicates, pentes, escovas, navalha, cadeira profissional, espelho e shampoos.
Também merece destaque a modalidade de atendimento em domicílio, que tem feito muito sucesso, oferecendo absoluta comodidade e praticidade ao cliente.
Assim, descobrir como abrir um salão de beleza pode, sem dúvida, ser muito vantajoso!
5. Pet Shop
Por último, mas não menos importante, está um setor que apresenta um crescimento cada vez mais exponencial, que se resume aos cuidados animais.
De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 44,4% dos lares brasileiros têm, no mínimo, um cão e 17,7% ao menos um gato.
Além dos números atuais já serem bastante animadores, esse mercado parece não ter previsão de entrar em queda.
Isso porque, é cada vez maior o número de pessoas que não pensam em ter filhos, priorizando a companhia dos bichinhos de estimação.
Nesse contexto, abrir um pet shop é uma ideia com muita chance de ser bem-sucedida!
Alguns dos serviços que podem ser oferecidos são:
- Banho e tosa;
- Venda de produtos;
- Atendimento veterinário;
- Adestramento;
- Passeios diários;
- Transporte especializados;
- E muito mais!
Achou a dica interessante? Então, que tal conferir nosso passo a passo sobre como abrir um pet shop?
Importância do escritório de contabilidade para abrir uma empresa em São Paulo
Agora que você já viu algumas ideias de negócios para abrir em São Paulo, é hora “arregaçar as mangas”!
Para tanto, contar com o suporte de um escritório de contabilidade experiente e confiável é crucial.
Afinal, todo mundo sabe o quanto a legislação brasileira é complexa e dá margem para que os empreendedores se compliquem, não é mesmo?
Por isso, ter um contador ao seu lado é fundamental ao tratar das burocracias e, consequentemente, evitar problemas fiscais e judiciais. Em adição, é esse profissional o grande responsável por te ajudar a poupar dinheiro do jeito certo!
Isso significa que ele deve orientar suas decisões, tais como a escolha do melhor regime tributário.
Ao enquadrar sua empresa no sistema adequado, você pode economizar no pagamento de impostos e outros encargos.
Portanto, se você quer evitar transtornos com a justiça e cuidar da saúde financeira do seu negócio, reduzindo custos e otimizando os investimentos, entre em contato com a RSP Contabilidade agora mesmo!