Pensando em investir na abertura de uma empresa de engenharia, mas não sabe exatamente por onde começar ou deseja saber mais sobre o assunto?
Se a sua resposta foi “Sim”, você chegou ao lugar certo para esclarecer todas as suas dúvidas de forma definitiva.
Neste conteúdo, a RSP Contabilidade reuniu as informações mais importantes e relevantes sobre o tema, incluindo:
- O que é necessário para abrir uma empresa de engenharia?
- Posso abrir empresa de engenharia como MEI?
- Quais os tipos de CNPJ para empresa de engenharia?
- Quanto custa para abrir uma empresa de engenharia?
- Passo a passo para abertura de empresas de engenharia.
Sendo assim, se você deseja saber mais sobre o assunto e esclarecer todas as suas dúvidas, continue conosco e acompanhe este conteúdo até o final.
O que é necessário para abrir uma empresa de engenharia?
Abrir uma empresa de engenharia pode ser muito mais fácil do que você imagina, principalmente para aqueles que possuem o apoio e assessoria de uma contabilidade especializada.
Basicamente, quem pretende abrir uma empresa de engenharia, precisará apenas de alguns documentos, incluindo:
- RG e CPF;
- Comprovante de Residência;
- Carnê IPTU ou Inscrição Imobiliária do imóvel sede da empresa.
Além dos documentos acima, a empresa também precisa ter um responsável técnico, ou seja, um engenheiro com registro ativo no CREA.
Este engenheiro, pode ser o proprietário, um dos sócios ou até mesmo um profissional contratado para assinar como responsável pelas atividades de engenharia desenvolvidas pelas empresas.
Com as documentações em mãos e um responsável técnico habilitado, basta entrar, clicar aqui e entrar em contato conosco para solicitar a abertura da sua empresa.
Posso abrir empresa de engenharia como MEI?
Conhecido por seus benefícios, o MEI é uma opção muito procurada por profissionais e empreendedores que desejam investir na abertura de uma empresa de engenharia.
O MEI – Microempreendedor Individual, tem acesso a uma série de vantagens, dentre as quais, podemos destacar:
- Pagamento de impostos em guia única;
- Pagamento de impostos em valor fixo;
- Acesso a aposentadoria e benefícios da Previdência Social;
- Permissão para emitir notas fiscais;
- Permissão para contratar 1 funcionário.
No entanto, apesar dos benefícios listados, precisamos destacar que o engenheiro não pode ser MEI, tendo em vista que a atividade de engenharia não está dentre aquelas que são permitidas para o Microempreendedor Individual.
Quais os tipos de CNPJ para uma empresa de engenharia?
Por sua vez, apesar de não contar com permissão para ser MEI, o empreendedor que deseja abrir uma empresa de engenharia, tem diversas opções à sua disposição, incluindo:
EI Empresário Individual: O EI é uma natureza jurídica para quem deseja abrir uma empresa de engenharia de forma individual, ou seja, sem sócios.
No entanto, é preciso destacar que, apesar de ser uma alternativa para quem deseja abrir uma empresa sem sócios, o EI conta com a desvantagem de vincular o patrimônio do empresário ao da empresa.
Na prática, isso significa que em caso de dívidas ou falência da empresa, o patrimônio pessoal do sócio poderá ser utilizado para o pagamento dos saldos devedores.
SLU – Sociedade Limitada Unipessoal: Essa natureza jurídica foi criada pela Lei da Liberdade Econômica, sendo considerada uma opção muito flexível e uma das melhores alternativas para quem deseja abrir uma empresa de engenharia sem sócios.
A Sociedade Unipessoal não exige capital social mínimo e, mesmo assim, mantém o patrimônio do sócio separado do patrimônio da empresa, oferecendo maior segurança jurídica ao empresário.
Sociedade Empresária Limitada: Por sua vez, para aqueles que desejam abrir uma empresa de engenharia com sócio, temos a Sociedade Empresária Limitada como uma das opções.
Na Sociedade Empresária Limitada o patrimônio pessoal dos sócios fica separado do patrimônio da empresa e não é exigido capital social mínimo para abertura do negócio.
Quanto custa para abrir uma empresa de engenharia?
O custo para abrir uma empresa de engenharia varia de estado para estado e também em função da natureza jurídica adotada.
No entanto, os custos normalmente incluem:
- Registro na Junta Comercial;
- Aquisição de Certificado Digital;
- Honorários da Contabilidade;
- Registro da empresa no CREA – Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura.
Para receber um orçamento gratuito e verificar quais são os custos para abrir uma empresa de engenharia na sua região, entre em contato conosco!
Passo a passo para abertura de empresas de engenharia
Por fim, agora que você já sabe quais são os documentos necessários, os tipos de CNPJ e os custos para abrir uma empresa de engenharia, é hora de conferir o nosso passo a passo.
Neste tópico, você vai entender como funcionam os trâmites para abertura de uma empresa, desde a contratação da contabilidade até a emissão do alvará de funcionamento.
Pensando em investir na abertura de uma empresa de engenharia, mas não sabe por onde começar? Continue conosco e acompanhe este passo a passo até o final!
1.Contrate uma contabilidade especializada: Quando o assunto é a abertura de uma empresa de engenharia, a contratação de uma contabilidade especializada deve ser o seu primeiro passo.
Além de cuidar dos trâmites e processos para abertura e legalização da empresa, o contador está preparado para esclarecer todas as suas dúvidas e fornecer apoio especializado para suas primeiras decisões, incluindo:
- Definição da natureza jurídica da empresa;
- Escolha do regime tributário mais econômico;
- Escolha do CNAE ideal para suas atividades.
2.Separe os documentos necessários: Logo na sequência, você precisará separar os documentos necessários para abertura da sua empresa.
- RG e CPF;
- Comprovante de Residência;
- Carnê IPTU ou Inscrição Imobiliária do imóvel sede da empresa;
- Registro do responsável técnico pela futura empresa no CREA.
3.Aguarde o registro da empresa: Por fim, basta aguardar o registro da empresa e a liberação dos documentos, incluindo:
- Registro na Junta Comercial;
- Emissão do CNPJ – Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas;
- Emissão da Inscrição Municipal;
- Emissão do Alvará de Localização e Funcionamento;
- Registro no CREA – Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura.
Deseja saber mais sobre a abertura de uma empresa de engenharia e tirar os seus planos do papel?
Conte com o suporte e assessoria da RSP Contabilidade, uma assessoria contábil especializada no seu tipo de negócio. Clique aqui e entre em contato conosco!