Contabilidade em São Paulo | RSP Contabilidade

Quanto custa abrir uma empresa em São Paulo

Quanto custa abrir uma empresa em São Paulo

Compartilhe nas redes!

Quanto custa abrir uma empresa em São Paulo? Se você está pensando em abrir uma empresa em São Paulo e deseja conhecer os custos para abertura de empresas, você chegou ao lugar certo.

Nesse conteúdo, vamos detalhar todos os custos e valores para abertura de empresas em São Paulo que basicamente podem ser resumidos da seguinte forma:

  • Registro da empresa na Junta Comercial;
  • Aquisição do Certificado Digital;
  • Registros e Licenças Especiais;
  • Honorários Contábeis.

Custo para registro da empresa na Junta Comercial

Um dos primeiros passos para quem pretende abrir uma empresa consiste no registro do negócio da Junta Comercial.

A Junta Comercial é a entidade responsável por registrar a abertura, alterações e o encerramento de empresas e outras organizações. 

Aqui em São Paulo, o registro empresarial é uma responsabilidade da JUCESP – Junta Comercial do Estado de São Paulo.

Conheça as taxas cobradas pela JUCESP para o registro de empresas no Estado de São Paulo:

  • Empresa Individual: R$ 91,05;
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada – Eireli: R$ 207,12
  • Sociedades Empresárias (exceto por ações): R$ 207,12
  • Sociedades por Ações e Empresa Pública: R$ 442,17
  • Sociedade Cooperativa: R$ 226,61
  • Consórcio e Grupos de Sociedades: R$ 124,21

Como podemos observar, os custos para abertura e registro de empresas na Junta Comercial podem variar de acordo com a natureza jurídica do negócio.

Custo para aquisição do certificado digital

Além dos custos para registro da empresa na Junta Comercial, também é preciso levar em consideração o custo para aquisição do certificado digital ao abrir uma empresa.

Por sinal, você já ouviu falar em certificado digital?

O certificado digital funciona como uma espécie de identidade e assinatura das empresas, sendo obrigatório para diversas finalidades, dentre elas a emissão de notas fiscais e o envio de determinadas obrigações acessórias ao fisco.

Trata-se de um mecanismo que garante a segurança e a autenticidade de diferentes tipos de transações em meio eletrônico realizadas pelas empresas.

Vale destacar que a emissão do certificado digital é realizada por autoridades certificadoras, empresas autorizadas pela Receita Federal do Brasil para este fim.

Dentre os certificados mais comuns para uso empresarial, podemos destacar:

Certificado A1: O certificado digital A1 é disponibilizado como um arquivo de computador criptografado e protegido por senha com validade de 1 ano.

  • Custo Médio: R$ 250,00

Certificado A3: O certificado digital A3 é disponibilizado através de uma mídia externa que pode ser um cartão ou um token, com validade de 3 anos.

  • Custo Médio: 500,00

Precisa emitir um certificado digital? Entre em contato conosco!

Custo com registros e licenças especiais

O custo para registro da empresa na Junta Comercial e aquisição do certificado digital são obrigatórios para toda e qualquer empresa, com exceção do MEI – Microempreendedor Individual.

No entanto, a depender do tipo de atividade a ser exercida pela empresa, alguns registros e licenças específicos podem ser necessários, gerando custos adicionais, como por exemplo:

  • Registro de empresa médica no CREMESP;
  • Licença do Corpo de Bombeiros.

Custo com honorários contábeis

Por fim, temos os custos com os honorários contábeis para abrir uma empresa em São Paulo.

O contador é o profissional responsável por prestar assessoria aos empresários na abertura de empresas, incluindo as seguintes tarefas:

  • Elaboração do Contrato Social;
  • Registro da empresa na Junta Comercial;
  • Emissão do CNPJ, Inscrição Estadual, Inscrição Municipal e Alvará de Funcionamento;
  • Emissão de Licenças Especiais;
  • Planejamento Tributário;
  • Definição da Natureza Jurídica.

No entanto, não para por aí, após a abertura da empresa o contador ficará responsável por:

  • Calcular e emitir guias de tributos;
  • Enviar declarações para o fisco;
  • Registrar funcionários;
  • Calcular a folha de pagamento e pró-labore;
  • Escriturar movimentos fiscais e contábeis;
  • Elaborar balanços e balancetes;
  • Emitir relatórios diversos;
  • Dentre outras obrigações.

Agora que você já sabe quanto custa abrir uma empresa em São Paulo. Coloque os seus planos em prática. Conte com a RSP Contabilidade.

Na RSP buscamos atender e superar suas expectativas, por isso, utilize nossos serviços por 3 meses e caso não fique satisfeito com nosso atendimento encerramos seu vínculo conosco sem multas contratuais.

Essa é a nossa garantia e compromisso com você, venha para a RSP!

Rua Silveira Campos, 375 | 1º Andar Cambuci | São Paulo – SP | CEP: 01541-020

(11) 3349-3383

(11) 99184-7891

[email protected]

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Como regularizar CNPJ suspenso

Como regularizar CNPJ suspenso

Como regularizar CNPJ suspenso? Essa é uma dúvida muito comum entre empresários que ao tentar emitir nota fiscal, abrir conta bancária, celebrar contratos, dentre outras

como-abrir-cnpj-para-desenvolvedor

Como abrir CNPJ para desenvolvedor

Como abrir CNPJ para desenvolvedor? Essa é uma dúvida muito comum entre profissionais da área que desejam empreender e prestar seus serviços como PJ, ao

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies diversos para publicidade, isso ajuda a melhorar sua experiência.
Nossa equipe é icentivada e motivada a sempre interferir na formulação de novos processos que visem otimizar o fluxo de trabalho e consequentemente garantir maior qualidade para você, buscamos participar de congressos e conhecer o que há de mais atual no mercado no que tange a tecnologoia aplicada na execução de nossos serviços para cada dia mais melhorar nossa entrega garantindo assim sua satisfação precisão e agilidade.

Contamos com um rigoroso controle de processos que visa garantir agilidade e assertividade na execução de todos nossos trabalho.

Optando por nosso serviço financeiro você terá a tranquilidade e comodidade de contar com um apoio administrativo que visará diminuir ao máximo a necessidade de sua intervenção em tarefas de controle financeiro, o objetivo é maximixar o tempo que você focará na estratégia e liderança de seu negócio, visando assim, consequente crescimento de forma consistente

Em todos nossos planos cumprimos com todas as conformidades, legais, garantindo sua tranquilidade e segurança de que sua empresa estará regular e com suas obrigações em dia.
Monitoramos e registramos nossos chamados para mensurar o tempo gasto em cada resolução, sempre buscando melhorar nossos indicadores de atendimento, fornecendo para você maior agilidade no atendimento de sua demanda.

Nossas consultorias inicia por ouvir, entender e buscar a forma mais simples, clara e objetiva de esclarecer sua necessidade.