Contabilidade para advogados: Veja como funciona, confira abrir uma empresa de advocacia, conheça as vantagens e retire suas dúvidas sobre o assunto.
Afinal, vale a pena um advogado abrir empresa e atuar como pessoa jurídica? Neste conteúdo, você vai entender porquê abrir um CNPJ é a melhor opção para o profissional de Direito.
Advogado pessoa física e advogado pessoa jurídica
Uma das dúvidas mais comuns entre advogados e outros profissionais liberais, diz respeito a melhor forma jurídica para exercício da profissão.
Nosso serviço de contabilidade para advogados recebe consultas frequentes de profissionais que estão na dúvida entre abrir uma empresa de advocacia ou continuar atuando como pessoa física.
Em todos os casos, recomendamos a formalização do profissional como pessoa jurídica, devido aos diversos benefícios dessa escolha, dentre eles a redução da carga tributária.
Tributação do advogado pessoa física
O advogado pessoa física é tributado pelo IRPF – Imposto de Renda Pessoa Física, cuja alíquota mensal de contribuição pode chegar a 27,5% do seu faturamento.
Além de contribuir para o IR, o advogado autônomo precisa contribuir mensalmente para a Previdência Social (INSS) com alíquota de 20% sobre os seus rendimentos.
Sem dúvidas, uma carga tributária muito pesada, mas que pode ser reduzida com a abertura de uma empresa jurídica.
Tributação do advogado pessoa jurídica
Em geral, a melhor opção para advogados que decidem abrir uma empresa e atuar como pessoa jurídica, é o Simples Nacional, cuja alíquota inicial é de apenas 4,5% sobre o faturamento.
Por sua vez, a alíquota efetiva final, consideradas as deduções previstas no Anexo IV do Simples Nacional para advogados, pode chegar a 15,75%.
No entanto, à medida que esse faturamento cresce, pode ser interessante alterar de regime tributário para o Lucro Presumido, cuja alíquotas variam entre 13,33% e 16,33%
Em ambos os casos, as alíquotas e consequentemente a carga tributária sobre o advogado pessoa jurídica é inferior a aplicável sobre o advogado pessoa física.
Vale destacar também, a economia na contribuição previdenciária que para sócios e proprietários de empresas de advocacia é de apenas 11%, contra 20% do profissional autônomo.
Sociedade Limitada Unipessoal para advogados
Você sabia que a contabilidade para advogados e abertura de empresa pode trazer diversos benefícios para o seu negócios?
Já falamos sobre a redução da carga tributária, agora vamos conhecer e falar sobre as vantagens da Sociedade Limitada Unipessoal para advogados.
A Sociedade Limitada Unipessoal é uma das melhores naturezas jurídicas para o advogado que deseja abrir uma empresa, veja os benefícios:
- Não precisa de sócios;
- Não exige capital social mínimo;
- Não possui limites de faturamento;
- O patrimônio pessoal do advogado não se mistura com o patrimônio da empresa.
A Sociedade Limitada Unipessoal é atualmente a melhor opção para o advogado que deseja formalizar uma empresa individual.
No entanto, caso deseje formar uma empresa com sócios, o advogado pode optar pela Sociedade Simples Limitada, natureza jurídica com as seguintes características:
- Exigida a divisão do capital social e responsabilidades entre sócios;
- Não exige capital social mínimo;
- Não possui limites de faturamento;
- O patrimônio pessoal do advogado não se mistura com o patrimônio da empresa.
Aqui na RSP Contabilidade, você profissional de advocacia, recebe todas as orientações que precisa para fazer a melhor escolha e abrir a sua empresa sem complicações.
Contabilidade para advogados: Como abrir uma empresa de advocacia?
Para finalizar esse conteúdo, elaboramos um pequeno passo a passo para que você conheça todas as etapas para abertura de uma empresa de advocacia.
- Definição da Natureza Jurídica e Regime Tributário;
- Elaboração do Contrato Social;
- Registro do Contrato Social na Junta Comercial;
- Registro e emissão do CNPJ;
- Emissão da Inscrição Municipal e Alvará de Funcionamento;
- Registro da empresa de advocacia na OAB.
Como é possível observar, o processo para abrir uma empresa de advocacia é composto por algumas etapas.
No entanto, você advogado e empreendedor não precisa demonstrar preocupação com a parte burocrática para formalização das suas atividades como pessoa jurídica.
A RSP é a sua contabilidade para advogados, cuidamos de todas as etapas para abertura da sua empresa sem complicações.
Deseja abrir um escritório pessoa jurídica de advocacia e aproveitar todos os benefícios dessa importante escolha?
Entre em contato conosco, temos um time de especialistas à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas e cuidar da regularização da sua empresa.
Rua Silveira Campos, 375
1º Andar Cambuci
São Paulo – SP | CEP: 01541-030
(11) 3349-3383
WhatsApp: (11) 99184-7891