Contabilidade em São Paulo | RSP Contabilidade

Como abrir uma empresa de limpeza

Como abrir uma empresa de limpeza

Compartilhe nas redes!

Como abrir uma empresa de limpeza? Se você deseja iniciar um novo negócio investindo em um dos segmentos que mais crescem no país, o segmento de conservação e limpeza pode ser uma boa escolha.

Nesse conteúdo, a RSP Contabilidade apresenta um passo a passo completo para auxiliar você que planeja abrir uma empresa de limpeza, confira atentamente cada etapa e coloque seu negócio em prática.

1.Estrutura

Serviços de limpeza são prestados fora da sede da empresa, ou seja, no endereço de terceiros, nesse caso, dos clientes.

Portanto, você não precisa necessariamente de um alto investimento em estrutura para começar. 

A sede da sua empresa de limpeza pode ser estabelecida em uma sala comercial ou em uma residência, seja o imóvel próprio ou alugado.

Em termos de estrutura física, a empresa precisará dos seguintes ambientes:

  • Recepção;
  • Sala de Reunião;
  • Administração;
  • Almoxarifado;
  • Estacionamento.

Na sede da empresa, você receberá clientes e potenciais clientes, armazenará utensílios e produtos de limpeza no almoxarifado e contará com funcionários para a realização de rotinas administrativas do negócio.

Ao menos uma vaga de estacionamento, caso a empresa conte com um veículo próprio para fazer o transporte de utensílios e produtos de limpeza até os clientes.

Para a estrutura acima, estimamos que seja necessário escolher um local com aproximadamente 50m².

2.Equipamentos e Utensílios

Em relação a estrutura de equipamentos para abrir uma empresa de limpeza, será preciso investir nos seguintes itens:

No escritório:

  • Computador e impressora;
  • Aparelho telefônico;
  • Mesas e cadeiras;
  • Armários e prateleiras.

Equipamentos e utensílios de limpeza:

  • Aspirador de pó;
  • Varredeiras;
  • Pulverizadores;
  • Carrinho para transporte de materiais;
  • Lavadora de carpete;
  • Conjunto MOP;
  • Placa sinalizadora;
  • Enceradeira.

Além dos equipamentos, será necessário investir em um estoque inicial de produtos de limpeza, incluindo:

  • Álcool;
  • Detergente;
  • Limpador multiuso;
  • Limpa-vidros;
  • Desinfetante;
  • Luvas de borracha;
  • Panos de chão;
  • Baldes;
  • Esponjas;
  • Vassouras;
  • Dentre outros produtos de limpeza.

De acordo com estimativas divulgadas pelo SEBRAE – Serviços de Apoio às Micro e Pequenas Empresas o investimento estimado para aquisição dos equipamentos e utensílios para abrir uma empresa de limpeza é de aproximadamente: R$ 37.300,00.

3.Pessoal

Como toda prestadora de serviços, os maiores custos de uma empresa de limpeza estão relacionados à contratação de mão de obra.

Sua empresa de limpeza precisará contar com os seguintes profissionais:

  • Administrador / Gestor;
  • Recepcionista;
  • Auxiliar Administrativo;
  • Representante de Vendas;
  • Encarregado de Limpeza;
  • Serventes.

Considerando que a sua empresa de limpeza conte inicialmente com 10 funcionários e que a média salarial é de R$ 1.500,00 seus custos com pessoal serão os seguintes:

Salários: R$ 15.000,00

FGTS Mensal: R$ 1.200,00

Provisão Mensal para Férias e 1/3 de Férias: R$ 1.666,67

Provisão Mensal para 13º Salário: R$ 1.200,00

Provisão Mensal de FGTS sobre Férias e 13º Salário: 229,33

Somando-se todos os custos, temos um total de aproximadamente: R$ 19.296,00

Dividindo esse valor por 10, chegamos a um custo estimado de R$ 1.929,60 por funcionário, considerando a remuneração média de R$ 1.500,00.

Vale destacar que não consideramos os custos com o INSS Patronal, uma vez que empresas optantes pelo Simples Nacional recolhem a contribuição previdenciária por meio da guia DAS – Documento de Arrecadação do Simples Nacional.

4.Legalização

Uma vez definida a estrutura, os equipamentos e as despesas com pessoal para abrir uma empresa de limpeza, precisamos pensar na legalização do negócio.

As etapas para registro e regularização de empresas no Brasil, são as seguintes:

Registro da empresa na Junta Comercial: O primeiro passo para abrir e legalizar uma empresa consiste no seu registro na Junta Comercial do Estado.

A Junta Comercial é uma espécie de cartório de registro empresarial. Aqui em São Paulo, esse serviço é prestado pela JUCESP- Junta Comercial do Estado de São Paulo.

Emissão do CNPJ: Após o registro da empresa na Junta Comercial, é hora de solicitar a emissão do CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas.

O CNPJ é um documento obrigatório para empresas, cuja responsabilidade pela emissão é da Receita Federal do Brasil.

Registro da empresa na Secretaria Estadual de Fazenda: Após a emissão do CNPJ, será necessário registrar a empresa na esfera estadual por meio da Secretaria Estadual de Fazenda.

A Secretaria de Fazenda será a responsável por liberar a inscrição estadual da empresa, ou então, a sua isenção de acordo com a legislação aplicável e as atividades exercidas.

Emissão do alvará de funcionamento: Após o registro da empresa nas esferas federal e estadual, será necessário registrar a empresa de limpeza na esfera municipal, ou seja, na prefeitura.

A prefeitura será responsável por emitir o alvará de funcionamento da empresa e sua inscrição municipal, além de conceder autorização para que a empresa de limpeza emita notas fiscais de serviço.

Cadastro da empresa na Caixa Econômica Federal: Após os passos anteriores, será necessário providenciar o cadastro da empresa de limpeza na CEF – Caixa Econômica Federal.

O cadastro na CAIXA é necessário para que possa ser recolhido o FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço dos funcionários.

Cadastro da empresa na Previdência Social: Por fim, será preciso providenciar o cadastro da empresa na Previdência Social para recolhimento do INSS Patronal e também dos funcionários.

Conte com a RSP Contabilidade para abrir sua empresa de limpeza

No tópico anterior, vimos que o processo de legalização para abrir uma empresa de limpeza é composto por algumas etapas. No entanto, você não precisa se preocupar com a parte burocrática que envolve a abertura de um negócio.

Entre em contato com a RSP Contabilidade e cuidaremos de todas as etapas para abertura e legalização da sua empresa de limpeza.

Com larga experiência e vários anos de atuação no segmento contábil, oferecemos todo o apoio e assessoria do nosso time de especialistas para você que deseja empreender e montar o próprio negócio.

A RSP Contabilidade indica o caminho para que a sua empresa cresça e cuida de todas as etapas que envolvem a abertura do novo negócio, simplificando o registro da sua empresa.

Entre em contato conosco, converse com nossos especialistas e solicite a abertura da sua empresa de limpeza.

Quero falar com um especialista

Rua Silveira Campos, 375 | 1º Andar Cambuci | São Paulo – SP | CEP: 01541-020

(11) 3349-3383

(11) 99184-7891

[email protected]

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Como regularizar CNPJ suspenso

Como regularizar CNPJ suspenso

Como regularizar CNPJ suspenso? Essa é uma dúvida muito comum entre empresários que ao tentar emitir nota fiscal, abrir conta bancária, celebrar contratos, dentre outras

como-abrir-cnpj-para-desenvolvedor

Como abrir CNPJ para desenvolvedor

Como abrir CNPJ para desenvolvedor? Essa é uma dúvida muito comum entre profissionais da área que desejam empreender e prestar seus serviços como PJ, ao

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies diversos para publicidade, isso ajuda a melhorar sua experiência.
Nossa equipe é icentivada e motivada a sempre interferir na formulação de novos processos que visem otimizar o fluxo de trabalho e consequentemente garantir maior qualidade para você, buscamos participar de congressos e conhecer o que há de mais atual no mercado no que tange a tecnologoia aplicada na execução de nossos serviços para cada dia mais melhorar nossa entrega garantindo assim sua satisfação precisão e agilidade.

Contamos com um rigoroso controle de processos que visa garantir agilidade e assertividade na execução de todos nossos trabalho.

Optando por nosso serviço financeiro você terá a tranquilidade e comodidade de contar com um apoio administrativo que visará diminuir ao máximo a necessidade de sua intervenção em tarefas de controle financeiro, o objetivo é maximixar o tempo que você focará na estratégia e liderança de seu negócio, visando assim, consequente crescimento de forma consistente

Em todos nossos planos cumprimos com todas as conformidades, legais, garantindo sua tranquilidade e segurança de que sua empresa estará regular e com suas obrigações em dia.
Monitoramos e registramos nossos chamados para mensurar o tempo gasto em cada resolução, sempre buscando melhorar nossos indicadores de atendimento, fornecendo para você maior agilidade no atendimento de sua demanda.

Nossas consultorias inicia por ouvir, entender e buscar a forma mais simples, clara e objetiva de esclarecer sua necessidade.