Acabe com suas dúvidas sobre tributação para profissionais liberais e garanta regularidade na sua atuação!
Em termos de tributação, qual a melhor opção para profissionais liberais?
Como profissional liberal, você já se perguntou se é mais vantajoso atuar como pessoa física ou como pessoa jurídica?
Essa é uma dúvida muito comum, afinal, influencia diretamente na tributação que você terá que arcar para se manter em conformidade com suas obrigações.
Sabendo disso, preparamos esse artigo justamente para apresentar as opções que você tem, como funcionam e, por fim, qual a mais vantajosa para sua atuação.
Tributação para profissionais liberais – Quais as opções?
Você, como profissional liberal, tem a opção de atuar:
- Com vínculo empregatício, por meio de contratos ou CLT;
- De forma individual, porém, como pessoa física;
- De forma individual, porém, como pessoa jurídica.
Cada uma dessas opções vai impactar de forma diferente na tributação, sendo assim, vamos evidenciar como funciona em cada caso.
Com vínculo empregatício
Quando se trata do vínculo empregatício, é a modalidade de trabalho para alguma empresa, com contrato, carteira assinada e sob às regras previstas na Consolidação das Leis Trabalhistas.
Aqui, a maior parte das responsabilidades é por parte da empresa, cabendo a você apenas realizar a declaração de IRPF caso a renda exija isso.
De forma individual – Pessoa física
Aqui, são as atuações por meio do próprio escritório ou consultório, ou até mesmo atendendo pessoas à domicílio.
Contudo, ao realizar essa atividade como pessoa física, o valor de alíquota de impostos a serem pagos por meio da DARF é muito alto, podendo representar uma grande parte do faturamento obtido.
De forma individual – Pessoa jurídica
Ao atuar como pessoa jurídica, você, profissional liberal, será visto como empresa, inclusive quando se trata de tributação.
Assim, se torna possível o enquadramento em um regime tributário, provavelmente o Simples Nacional, que vai viabilizar alíquotas menores e benefícios fiscais.
Além disso, atuar como pessoa jurídica pode promover mais credibilidade, facilitar a obtenção de créditos com o banco, entre outras vantagens.
Qual a melhor opção?
A resposta para essa pergunta varia de caso em caso, afinal, cada profissional liberal possui suas especificidades que devem ser levadas em conta no momento de escolher qual a melhor opção de atuação.
Comumente, atuar como pessoa jurídica é o que promove mais vantagens como um todo, porém, é essencial fazer uma análise minuciosa de todos os aspectos que envolvem a sua atuação para garantir a tributação mais vantajosa para você.
E para isso, o suporte de uma contabilidade especializada em profissionais liberais é ideal, pois, assim, são considerados todos os detalhes necessários de forma assertiva.
Conte com a contabilidade ideal para você!
Nós, da RSP, podemos fazer isso por você!
Nossa expertise e experiência com profissionais liberais permite que possamos te ajudar a encontrar a melhor forma de atuação, com plena conformidade.
Assim, você pode ficar despreocupado ou despreocupada quanto a este assunto e focar na sua atividade, enquanto nós cuidamos de todos esses pormenores para você de forma segura e eficiente.
Portanto, não hesite em contar conosco!